InícioGraduaçãoAdministraçãoConheça Gestão Financeira, disciplina de Administração

Conheça Gestão Financeira, disciplina de Administração

Os alunos de administração, muitas vezes, são vistos como indecisos. Porém, a verdade é que existem muitas opções e oportunidades para quem resolve estudar nessa área. Pensando nisso, resolvemos trazer informações para você conhecer um pouco mais sobre a Gestão Financeira, disciplina de Administração.

Entender um pouco mais dessa área do curso pode te ajudar a decidir se é realmente isso que você quer estudar. Nesse sentido, também te ajuda a entender se, depois de formado, essa pode ser uma opção de área de trabalho para você.

A maioria dos departamentos financeiros, seja de empresas privadas ou de instituições públicas, é composta por pessoas formadas em duas principais áreas: Administração e Economia.

Vamos entender um pouco mais sobre essa disciplina e todas as habilidades que ela pode te ajudar a desenvolver?

Conheça Gestão Financeira, disciplina de Administração

Como já falamos, o setor financeiro é, em sua maioria, composto por profissionais de Administração e Economia. Porém, quando falamos especificamente de Gestão Financeira, o administrador pode se destacar no cargo.

O aluno do curso de Bacharel em Administração aprende diversas técnicas de gestão, que vão muito além da área financeira. Além disso, ele também desenvolve técnicas que o permitem lidar melhor com pessoas.

Também chamada de Administração Financeira e Orçamentária, essa é uma matéria de Administração que pode ser muito bem aproveitada e explorada pelos alunos que querem trabalhar em departamentos financeiros. Porém, a Administração Financeira e a Administração Orçamentária não são a mesma coisa. Por isso, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas para você.

O que é Administração Financeira?

Para começar, vamos entender o que é a Administração Financeira. Ela trata especificamente da gestão financeira focada em empresas e organizações privadas. 

Um bom profissional de gestão financeira vai saber como distribuir recursos para todos os setores da empresa de forma a manter um bom funcionamento do negócio. Não se trata de dividir igualmente e sim de saber dosar o tanto necessário de cada departamento. Além disso, esse profissional vai fazer projeções futuras de gasto da empresa. Continuando, vai ser alguém capaz de elaborar um orçamento, um controle de despesas e receitas. Fazer balanço de patrimônio. 

Basicamente vai criar o planejamento financeiro do negócio. Com o objetivo de garantir que a empresa esteja sempre preparada e coberta em todas as suas necessidades financeiras.

E a Administração Orçamentária?

Agora estamos falando da administração financeira também, porém, de instituições públicas. Isso mesmo, também chamada de Administração Financeira e Orçamentária, ou Gestão Orçamentária, todas as atividades dessa área são voltadas para organizações e instituições que sejam públicas. 

Sendo assim, nessa função o aluno vai ser capaz de tomar decisões financeiras. Aprender a lidar com outras instituições, criar planilhas e planejamentos. Enfim, basicamente tudo que seria necessário dentro da administração financeira, porém dessa vez, com um enfoque em instituições públicas.

Estudar Administração

Considerada uma formação generalista, o curso de Administração é o único que permite ao profissional trabalhar em praticamente todas as áreas. Por isso, muitas pessoas escolhem essa formação. Se esse é o seu caso, na hora de escolher onde estudar Administração, lembre-se de buscar instituições com boas avaliações. E acima de tudo, que sejam reconhecidas e autorizadas a ofertar a formação.

Entre as faculdades credenciadas no MEC para oferecer o curso de Bacharelado em Administração separamos 3 instituições do grupo Kroton que podem ser do seu interesse:

São muitas as matérias que permitem ao administrador entender mais do mundo financeiro. Além disso, permitem que ele se prepare para trabalhar nessa área. Por isso, resolvemos listar algumas delas aqui, para que você já as conheça.

  • Análise De Custos
  • Análise De Investimentos E Fontes De Financiamento
  • Capital De Giro E Análise Financeira
  • Contabilidade
  • Macroeconomia
  • Matemática Financeira
  • Mercado De Capitais
  • Microeconomia
  • Planejamento Financeiro E Orçamentário
  • Planejamento Tributário
  • Raciocínio Lógico Matemático

Mercado de trabalho

Como já comentamos por aqui, quando um aluno opta por um curso de Bacharel em Administração de Empresas vai estudar matérias relacionadas ao dia a dia de todas as empresas. São diversas áreas de conhecimento e de estudo. 

Entre as competências adquiridas ao longo do curso podemos destacar as áreas que chamam mais atenção. São elas: Marketing, Produção, Logística e Pessoas, e nas áreas emergentes, como Economia Solidária, Gestão de Arranjos Produtivos, Sustentabilidade, Gestão Tecnológica e da Informação, Gestão da Inovação e Empreendedorismo.

Continuando, se juntarmos a isso o conhecimento financeiro adquirido pelo profissional, fica claro que ele pode atuar em praticamente qualquer segmento de mercado. Em outras palavras, um aluno do curso de Administração tem, durante o curso, a chance de descobrir qual a área que ele mais gosta e trabalhar com ela. 

Além disso, se ele realmente gostar da parte financeira e quiser entrar nesse ramo, ainda assim pode escolher um mercado específico para trabalhar dentro da área financeira. Ou seja, é possível juntar até mesmo suas duas áreas favoritas.

O salário de um profissional que trabalha como gestor financeiro pode variar muito. Segundo as informações apuradas, o valor pode variar de R$ 2.500,00 até salários acima dos R$ 10.000,00.

Agora você já conhece a Gestão Financeira

Finalmente, agora que você já conhece mais sobre a disciplina Gestão Financeira, que é oferecida no Bacharel em Administração, você já pode ter uma ideia do que esperar do curso, da faculdade e do mercado de trabalho.

Além disso, já consegue se preparar para trabalhar nessa área, caso seja a sua escolha. Afinal, como já falamos, para o aluno do curso de Administração as opções são inúmeras. Portanto mesmo que você não tenha se identificado muito com essa área, não se preocupe.

O mais importante, sempre, é buscar trabalhar com o que você gosta. Sendo assim, dentro do curso de Administração você desenvolve diversas habilidades de suma importância para poder, não apenas identificar o que você gosta, mas também para trabalhar com isso.

Por fim, não esqueça de conferir as outras matérias que separamos para você conhecer um pouco mais sobre o curso de Administração. E decidir se ele realmente é o certo para você. Confira também conosco o que faz o profissional de gestão financeira?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.