InícioGraduaçãoMedicinaCRM médico: o que é e como funciona

CRM médico: o que é e como funciona

Se você já ouviu falar sobre o CRM médico, mas tem dúvidas sobre o que realmente se trata e como funciona, esse texto é para você!

Antes de mais nada, é importante dizer que o CRM se trata de um registro fundamental para os profissionais formados em Medicina. Isso porque elee é necessário para o exercício da profissão.

Se você está pensando em cursar Medicina, ou se já está cursando, recomendamos que se atente a este conteúdo. Caso você não seja da área, te aconselhamos da mesma forma, pois você se consulta com diferentes médicos, de diferentes áreas e especialidades. O CRM, nesse sentido, é uma excelente ferramenta para você se informar sobre a qualificação desses profissionais. Vamos lá?

CRM médico: o que é?

A sigla CRM faz referência ao Conselho Regional de Medicina, que é um órgão estadual. Este órgão, por sua vez, está vinculado ao Conselho Federal de Medicina, doravante CFM. No Brasil, em todos os Estados, é necessário que o médico possua esse número de registro CRM (único para cada profissional) para atender pacientes. Em outras palavras, o profissional precisa estar vinculado ao conselho regional do Estado onde mora.

A renomada Faculdade Pitágoras, que também oferece o curso de Medicina, ainda explica que o Conselho Regional de Medicina “é um órgão que fiscaliza o exercício do médico, estabelece boas práticas de trabalho e atua em prol da saúde da população. É a entidade que concede também o número de registro do médico no seu Estado, atestando que ele pode exercer legalmente essa profissão”. Ou seja, reiterando o que foi dito no início, não se trata de uma ferramenta importante apenas para os médicos, mas também — e talvez principalmente — para os pacientes. 

CRM médico: apenas para formados

Se você está cursando Medicina, por exemplo, e já quer solicitar o CRM para começar a atender ainda na faculdade, não se apresse! Esse registro só poderá ser adquirido após a finalização do curso. Muitos o consideram uma espécie de “atestado”, ou “prova” de liberação para o profissional exercer a profissão. Compreendendo isso, o recém-formado deverá consultar qual a entidade mais próxima do seu estado e levar, presencialmente, toda a documentação.

CRM médico e os limites da região

Como já dissemos, trata-se o Conselho Regional de Medicina de um órgão estadual. Isso significa que o profissional, ao se credenciar, deverá ater o seu exercício aos limites do estado ao qual o registro está vinculado.

Se o médico precisar se mudar para um outro Estado, evidentemente precisará solicitar a transferência de seu CRM para a atual região. Se for o caso do profissional atuar em dois estados simultaneamente, o número de inscrição secundário é a solicitação a ser feita.

CRM médico: qual a sua importância?

Agora que já vimos um pouco sobre o CRM médico, vamos pensar sobre a sua importância. Novamente com a Faculdade Pitágoras, os conselhos são “autarquias federais que estão presentes em todos os estados brasileiros com o objetivo de ficar de olho na ética profissional médica“. Para isso, criam-se, além de resoluções e pareceres, outras ações extremamente importantes dessa entidade. Vamos ver?

Fiscalização

Em relação à fiscalização, a entidade conta com um departamento específico responsável pelas vistorias. Essas vistorias são realizadas em estabelecimentos de saúde, sejam públicos ou privados, com o intuito de fiscalizar as condições de trabalho médico. O objetivo dessas fiscalizações é garantir ao profissional um local adequado para o exercício de sua profissão. Da mesma forma, essa segurança garantida aos médicos servem também para os pacientes, os quais receberão um atendimento qualificado.

CRM médico e Código de Ética Médica

O Código de Ética Médica tem a função de estabelecer a conduta ideal do médico. Nesse sentido, serve como um manual sobre quais atitudes o profissional deve ter com pacientes e familiares, sobre como deve lidar com outros médicos, dentre outros.

O Conselho Regional de Medicina (CRM), em relação ao Código de Ética Médica, opera para verificar o cumprimento desses princípios. Destarte, ainda com a Faculdade Pitágoras, o CRM recebe as denúncias, faz apurações e abre sindicâncias. Muitas vezes, pode acontecer uma cassação do registro do profissional, impedindo-o de exercer a profissão.

CRM médico é uma segurança para o paciente

Como vimos até aqui, o CRM é um conselho que cuida tanto dos médicos como dos pacientes. É de suma importância que os pacientes busquem sempre se informar sobre esse registro do médico com o qual for se consultar. Isso porque, se houver qualquer negligência, a entidade irá reconhecer e trabalhar em cima do caso.

Em casos extremos, se o profissional não tiver o CRM, o paciente não deve, em hipótese alguma, se consultar com este. Muitos recomendam, inclusive, que a pessoa chame as autoridades policiais. Em 2019, por exemplo, uma médica chamou polícia após flagrar homem sem CRM em hospital no interior do AC. Este teve que responder por exercício ilegal da medicina.

Além disso, para maior conforto e tranquilidade dos pacientes, existem os sites dos conselhos estaduais de Medicina. Nesses, você pode consultar o médico com CRM para se certificar de que este está apto ao exercício.

Conselho Regional de Medicina: como se inscrever

Para se inscrever no Conselho Regional de Medicina, você precisa, antes de mais nada, finalizar a sua graduação. No entanto, é imprescindível que a sua instituição seja reconhecida pelo MEC. Caso contrário, não será possível obter um CRM.

Feito isso, você deverá consultar o site do CRM do Estado onde irá atuar profissionalmente e baixar a ficha cadastral e o boleto. Este boleto servirá para o pagamento das taxas de inscrição e anuidade.

Por último, após já ter preenchido a ficha cadastral, você deverá se dirigir à sede do Conselho Regional de Medicina mais próximo. Para facilitar a sua vida, a Faculdade Pitágoras informa tudo o que você precisa levar. Veja:

  • diploma original junto a uma cópia simples frente e verso;
  • cópia simples dos documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, certificado militar com prova de regularidade;
  • cópia simples do comprovante de residência no seu nome;
  • 3 fotos 3×4 recentes com fundo branco, mas que você esteja sem os óculos e sem adereços, como chapéus e bonés. Não é permitido imagem com regatas ou decotes.

CRM: para o bem do médico e do paciente!

Se você chegou até aqui, deve ter percebido como CRM médico atua para o bem de todos. Se você está pensando em cursar Medicina, se já está cursando ou se você busca sempre a sua segurança, esse texto foi para você!

Aproveite e confira nesse outro texto os principais desafios de médicos do SUS.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.