InícioGraduaçãoTecnologiaCTS em TIC (Terapias Integradas Complementar)

CTS em TIC (Terapias Integradas Complementar)

Terapias Integradas Complementar (TIC) é uma novidade entre os cursos superiores de tecnologia (CST). Embora as práticas sejam feitas há centenas de anos, foi em 2006 que o curso TIC ganhou regulamentação. Antes de tudo, é importante informar que o TIC vem como uma forma de contribuir com a medicina tradicional. Dessa maneira, como o curso é CST, você não precisa estudar tantos anos para ingressar nessa área da saúde.

Quer saber mais? Siga conosco nesse artigo e descubra mais.

O que encontrar na graduação?

Primeiramente é importante informar que as Terapias Integradas Complementar sempre estiveram presentes na nossa vida. Mas, como? Seja através de um chá, uma solução homeopática ou ainda aquela meditação guiada. As TICs agregam junto a medicina tradicional e tem demonstrado eficiência na promoção de saúde.

Entre alguns exemplos, podemos citar a Yoga, cromoterapia, homeopatia, constelação familiar, meditação, medicina chinesa, quiropraxia, entre outros.

Em uma graduação TIC, a grade curricular é composta por disciplinas que tratam de assuntos variados. Embora seja um curso da área da saúde, temas como empreendedorismo estão dentro desta CST. Mesmo que você tenha algum conhecimento na área da saúde, a grade curricular é bem diversificada e foca em aspectos diversos que formam o profissional TIC.

Graduação TIC x cursos profissionalizantes

Estudos realizados na área, comprovam que grande parte dos médicos, dentistas e afins acreditam na eficiência dos tratamentos realizados com TIC. Com a força das Terapias Integradas Complementar é necessário estudos aprofundados para atuar na área.

Dessa maneira, a graduação acaba sendo uma escolha excelente para os aprendizes. De fato a bagagem de conhecimento teórica é muito importante quando se opta por um curso superior.

Com o intuito de ofertar oportunidades aos alunos, algumas universidades renomadas oferecem descontos para estudar TIC. Nesse sentido, é interessante pesquisar bem aspectos como tempo de duração, grade curricular, bem como se a faculdade possui credenciamento no MEC.

Por outro lado, cursos profissionalizantes ajudam na formação. Mesmo que um CST em TIC seja o divisor de águas, procurar saber além é válido. Tais cursos aprofundam as técnicas e teorias abordadas na CST.

Embora a graduação é fundamental, os cursos podem ajudar também a ingressar no mercado de trabalho. É observando e auxiliando um profissional, na prática, que o aluno TIC agrega também em sua jornada.

Será que essa carreira é para mim?

A graduação de Terapias Integrativas e Complementares é indicada para todos que tem afinidade com a área da saúde. Um profissional TIC oferece qualidade de vida e saúde, além de um apoio adicional para a medicina tradicional. Além disso, é uma forma de propor tratamentos alternativos para males diversos. Primeiramente, além de ter vontade de ingressar na área é fundamental ter paciência, ser atento e muita dedicação.

Antes de tudo, um profissional TIC precisa também saber lidar com pessoas. Além disso, ter atenção para gerenciar as expectativas e necessidades diferentes de cada um dos pacientes. A escuta ativa, empatia e compreensão são algumas das competências TIC muito relevantes. Dessa forma, o atendimento ao público atendido será ainda melhor.

Como resultado de uma formação CST em TIC, além de ter afinidade com o perfil descrito acima, o estudante tem maior oportunidade de se engajar de verdade nessa carreira.

O curso superior de Terapias Integrativas e Complementares é oferecido também a distância. Mesmo que a prática seja fundamental para exercer a profissão, o suporte teórico é quem dará direção ao aluno.

É provável que você ingresse no mercado de trabalho de imediato. Ainda que a CST em TIC tem como prazo máximo de 24 meses, o tempo é curto se comparado a outros cursos superiores.

E o mercado de trabalho, como anda? Quais as alternativas? Veremos tudo isso no próximo tópico.

Mercado de trabalho

É com a prevenção em saúde e atuação na cura de doenças que aquele que atua em TIC desenha seu dia a dia.

O mercado de trabalho nesse sentido fica muito vasto e fértil. Em virtude disso o profissional precisa sempre estar atento, atualizar e aperfeiçoar para ter seu diferencial.

Logo em seguida à regulamentação do Ministério da Saúde, o SUS começou a oferecer em seu sistema algumas TICs.

Em Florianópolis, por exemplo, é possível encontrar acumputura em alguns postos de saúde. Por outro lado, encontramos Terapias Integradas Complementar no atendimento voltado a saúde mental no SUS. Meditação, biodança, arteterapia, musicoterapia são alguns dos mais comuns.

Além disso, desde que o estudante entra em uma CST em TIC ele entende que ter o seu próprio negócio é um nicho ótimo. Dessa maneira, é comum encontrar disciplinas de gestão e empreendedorismo no currículo da universidade.

O mercado para aqueles que desejam ser dono do próprio negócio também é atrativo. Com a regulamentação e popularização das TICs a busca também aumentou. Por outro lado, os indivíduos estão buscando cada vez mais uma boa qualidade de vida. Isso vale tanto para capitais quanto para cidades menores.

O profissional TIC encontra então oportunidades variadas. Nesse sentido, há mais uma trilha que pode ser seguida no mercado de trabalho que são as parcerias.

Quando nos juntamos corretamente tudo prospera não é mesmo? Então outro nicho para os formados em TIC é trabalhar em clínicas e consultórios para agregar seus conhecimentos e serviços. Em outras palavras, a união fazendo a força.

Em síntese, o campo de trabalho é cheio de possibilidades basta decidir o CST certo. No intuito de ajudar você nessa escolha, basta clicar aqui para saber mais sobre cursos tradicionais e inovadores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.