Como funciona o Enem e como se preparar para as provas

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Entenda a sua nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem um peso grande na vida de milhares de alunos. Além de ser um dos critérios mais utilizados para entrar em universidades ao redor do País, uma boa nota pode garantir descontos na mensalidade e até mesmo bolsas de estudo integrais para a graduação.

Mas você sabe como a pontuação é calculada? Deixe de vez as dúvidas de lado, e entenda a sua nota do Enem para ter o melhor aproveitamento possível das provas.

No caso da prova objetiva, por exemplo, não basta levar em conta quantas questões estão certas ou erradas. Para facilitar os critérios de classificação em uma prova com tantos candidatos, um dos caminhos para a nota geral é saber, enfim, se as questões acertadas e erradas eram fáceis ou difíceis. Elas têm peso diferente na hora de avaliar.

Sabia que sua nota do Enem pode virar desconto na mensalidade?

Calcule aqui!

O modelo utilizado para calibrar essas questões, classificando cada uma entre fácil e difícil, ou mesmo prevendo se alunos com habilidade acima ou abaixo da média irão acertar ou errar é um pouco complicado. Quer simplificar? Vamos entender que o Enem leva em conta a coerência dos participantes, portanto, isso ocorre diante de todo o conjunto de perguntas da avaliação.

Escala e a Teoria da Resposta ao Item

A nota é atribuída em uma escala criada especialmente para o exame pelo Instituto Nacional de  Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para que você entenda a sua nota do Enem, é preciso lembrar que essa escala leva em conta quatro grandes áreas: Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias.

O Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar ao cálculo final. O método considera, por exemplo, que um aluno que errou as questões mais fáceis e acertou as mais difíceis, provavelmente chutou. Logo, um aluno que acertou o mesmo número de questões consideradas fáceis e errou as mais complexa, teria uma nota maior, já que as primeiras teriam sido realmente resolvidas.

Você está preparado para a redação do ENEM?

 

Faça o teste e confira várias dicas

O cartão de respostas dos candidatos é transformado em dados, analisado por um banco de dados ade acordo com o modelo TRI. Com isso, questões com um grande número de acertos, por exemplo, são consideradas mais fáceis, e têm um peso menor na avaliação final.

Quais são os 3 critérios básicos para saber a sua nota do Enem?

  1. Grau de dificuldade.
  2. Possibilidade de acerto ao acaso (o chute).
  3. Poder de discriminação. (Capacidade que uma questão tem de distinguir os alunos que têm os conhecimentos exigidos daqueles que não têm).

Esse método é utilizado para a prova objetiva. Mas para que você entenda a sua nota do Enem completa, é preciso lembrar também da redação, corrigida de forma mais tradicional -dois corretores diferentes vão ler e analisar cada texto de forma anônima, levando em conta cinco critérios básicos.

Caso exista muita diferença entre as notas, uma terceira avaliação será feita por uma banca de professores. Cada um dos cinco critérios vale 200 pontos, logo, a nota da redação vai de zero a 1000 pontos.

Quer garantir a melhor preparação para o Enem 2021?

E quais são esses cinco pontos principais na hora de avaliar o texto?

  1. Domínio da escrita formal
  2. Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo
  3. Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião
  4. Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação
  5. Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos

Agora que você já conhece um pouco mais dos critérios, o melhor caminho é estudar e se preparar bem para as provas. Vale lembrar que, justamente por ter critérios mais complexos de avaliação na prova objetiva, é importante ficar de olho na divulgação geral de notas de cada ano. E enfim, por meio dessa média entre os candidatos, será possível saber se você se saiu bem e entender a sua nota do Enem.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.