InícioGraduaçãoCiências BiológicasExistem pesquisas em Biologia no espaço?

Existem pesquisas em Biologia no espaço?

O curso de Ciências Biológicas contempla formas de vida, inclusive as que um dia certamente vamos encontrar fora do planeta Terra. Um detalhe, quem sabe inteligentes e pensantes, mas que em um primeiro momento serão microorganismos. Entretanto, as pesquisas estão em andamento por todos os cantos do globo e no próprio espaço.

Eles estão dizendo que existe vida em outros planetas ou na imensidão do Cosmos? Não criatura do céu! Este não é o foco de abordagem do portal preferido dos estudantes e diversos profissionais em transição de carreira.

Aqui, ajudamos você na divulgação de informações sobre educação, mercado de trabalho e curiosidades relativas aos assuntos mais diversos sobre as centenas de profissões. E, porque não, sobre coisas que você nunca ouviu falar antes.

Como diria o famoso Carl Sagan, figura sensacional que nos deixou em 1996:

“Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto.”

Nossa equipe deseja que este lugar do qual Sagan tanto fala seja não somente universo desconhecido, mas também a Voomp. Venha conosco para encontrar a resposta proposta pelo nosso post: existem pesquisas em Biologia no espaço?

O curso de Ciências Biológicas

No curso de Ciências Biológicas o estudante obtém o conhecimento necessário para ensinar sobre todas as formas de vida e desenvolver pesquisas que remetem a uma multiplicidade de seres. O conteúdo da graduação passa por origem, evolução, estrutura e funcionamento de todos os seres vivos – fauna, flora e desenvolvimento humano. Este último ponto, tanto no planeta Terra quanto fora dele.

A graduação vai te ajudar a desenvolver capacidades e habilidades relacionadas à profissão de biólogo, seguindo abordagens contemporâneas com rigor científico e intelectual, sempre com auxílio de princípios éticos, didáticos e pedagógicos. Quando formado, você estará apto a planejar, desenvolver e implementar materiais e atividades educacionais teóricas e práticas.

E quem sabe, sua curiosidade e interesses lhe ajudem a realizar uma caminhada espacial, uma pesquisa em Marte ou até aqui do nosso lado, na Lua e na Estação Espacial Internacional (EEI).

Existem pesquisas em Biologia no espaço?

A resposta mais direta para esta pergunta é SIM. Existem realmente diversas pesquisas relacionadas às Ciências Biológicas no espaço e sobre o assunto espaço, Universo, planetas, corpos celestes e tudo o que engloba este grande campo de atuação profissional.

Logo, se você pensa em ingressar no curso de Ciências Biológicas com um olho aqui na sua faculdade e outro nas estrelas pode estar fazendo um bom negócio a médio e longo prazo. Afinal, é preciso se tornar um especialista. Portanto, comece a investir neste sonho desde os primeiros anos como estudante de Biologia

Enfim, logo depois que finalizar o Bacharelado, é importante ao então biólogo ou bacharel em Ciências Biológicas buscar especializar-se com uma pós, mestrado ou doutorado. 

Aliás, antes que percorra esta jornada, é preciso saber mais sobre o que está sendo feito no quesito pesquisa. E ainda mais interessante, onde elas estão sendo realizadas.

Estação Espacial Internacional (EEI)

Presente na órbita do nosso planeta, a Estação Espacial Internacional (EEI) está localizada a uma altitude de cerca de 400 quilômetros de onde a maioria dos nossos internautas devem estar lendo agora este post.

Em síntese, ela pode ser uma plataforma para realizar pesquisas científicas para todos os tipos de ciências. Isso acontece, porque espaçonaves e módulos orbitais, tripulados ou não, podem fornecer plataformas para gravidade zero e exposição ao espaço. 

Contudo, as estações espaciais oferecem um ambiente de longo prazo onde os estudos podem ser realizados potencialmente por muitos anos ou até décadas. Além disso, locais como a EEI fornecem um acesso fácil para pesquisadores e seus estudos, neste caso os biólogos. 

Já que possibilitam estadias em períodos que excedem as capacidades fornecidas por uma nave espacial tripulada. Como, por exemplo, uma cápsula de vida, um módulo lunar ou os antigos ônibus espaciais.

Experiências e pesquisas em Biologia no Espaço

Ao longo dos anos, a Estação tem permitido diversos estudos e pesquisas com foco na gravidade zero, vida fora da Terra e outras hipóteses, não só ligadas às Ciências Biológicas. Por meio deste ‘laboratório espacial’, ideias são testadas, documentadas, refutadas e comprovadas.

A EEI recebe com frequência uma ampla variedade de campos de pesquisa que incluem: astrobiologia, astronomia, medicina espacial e ciências da vida. Além de Ciências Exatas, estudos aplicados de física, matemática química, ciência dos materiais, meteorologia, entre dezenas de outras temáticas

Resultados e acompanhamento

Quando uma pesquisa começa a receber os seus primeiros resultados, os cientistas presentes na Terra têm acesso aos dados da tripulação da EEI. Por meio deste canal dessas trocas é possível modificar experimentos ou lançar novos. Segundo as fontes consultadas para a elaboração deste post, as tripulações cumprem missões com vários meses de duração, proporcionando cerca de 160 horas de trabalho por semana com uma equipe de 6.

Astrobiologia

Anteriormente, comentamos que pesquisas em Astrobiologia são realizadas em pleno espaço. Entretanto, convém aos nossos estudantes saberem mais sobre o que é a Astrobiologia e o que ela representa junto às Ciências Biológicas.

Primeiramente, ela é uma especialidade ligada a esta área de estudo acadêmico. Em outras palavras, a Astrobiologia é responsável pela área de pesquisa científica. Área que estuda a vida no Universo e também a vida diretamente ligada ao ambiente astronômico. Ou seja, no espaço.

Esta ciência especializada realiza uma série de estudos, compreendendo uma grande quantidade de temas e assuntos. Sobretudo, com um olhar multidisciplinar. Destaque para os laboratórios de Astrobiologia presentes no Brasil. Esses realizam experimentos de simulação de ambientes extraterrestres e trabalhos em laboratório ligados à própria biologia, química e física. Além de pesquisas ligadas ao exoplanetas, Sistema Solar, luas e outros corpos celestes a procura por sinais de vida. Mas, isso é apenas uma pequena parte do trabalho realizado por esses cientistas e pesquisadores incríveis.

Em breve, a Voomp falará com mais detalhes sobre a Astrobiologia e outras especialidades ligadas ao curso de Ciências Biológicas. Por isso, não esqueça de ficar de olho em nossas publicações clicando aqui neste link e acessando nossa página principal. Esperamos por você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.