InícioDicasFormação acadêmicaFaculdade de Arquitetura e Urbanismo: a criatividade é o principal atributo para a graduação?

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: a criatividade é o principal atributo para a graduação?

E aí, caro estudante? Pensa em fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo e teme pela questão da criatividade? Não se preocupe, essa é a dúvida da maioria dos estudantes que pensam em fazer essa graduação. 

Certamente, uma das bases da Arquitetura e Urbanismo é a combinação de um lado mais artístico e criativo. Porém, é importante saber que isso não é tudo. Pois,  além de tudo isso, é importante ter um lado mais racional e técnico. 

Portanto, se você pretende se formar em Arquitetura e Urbanismo e não se acha criativo o suficiente, nós explicaremos tudo neste post. 

A criatividade é mesmo necessária para a faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

Certamente, a criatividade é o que caracteriza a profissão de arquiteto, e o que o distingue de profissões técnicas como engenheiros. 

Além disso, ser arquiteto é uma profissão onde o projeto é o centro de tudo. Nesse sentido, para que qualquer projeto seja concretizado, são necessárias uma série de competências e que não inclui somente a criatividade. 

Ou seja, um arquiteto deve ser capaz de analisar, gerir, utilizar métodos, cálculos. Como também, deve ter sensibilidade para reconhecer a beleza e analisar se o projeto se encaixa no destino. Portanto, além de trabalhar a criatividade, é preciso adquirir essas habilidades administrativas e gerenciais. 

Isso porque, o processo de projeto nunca é abstrato, mas considera as normas de construção, as características estruturais e da planta, combinando-as com as necessidades funcionais, econômicas e psicológicas de quem terá que viver nesses espaços. No entanto, isso deve ser entendido como a capacidade de encontrar soluções originais para problemas objetivos, capazes de transformar um projeto em um espaço adequado para o que o cliente espera. 

Assim sendo, é conclusivo que a criatividade do arquiteto não é suficiente para contemplar todas as necessidades de um projeto. Portanto, se você tem este receio de fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo somente por essa questão, é bom repensar sua escolha. Afinal, você pode ser um ótimo arquiteto tendo as demais habilidades e desenvolver a criatividade durante a graduação. 

Quais são as qualidades fundamentais para ser um bom arquiteto?

Como citado anteriormente, além da criatividade para a realização de projetos  únicos e originais, é preciso ter outras competências, como:

  • Capacidade de comunicação, liderança e relacionamento interpessoal: é preciso saber escutar e entender bem o projeto do cliente, seja ele de forma escrito e falado. Portanto, é essencial ter as habilidades de comunicação, não necessariamente vinculadas a uma linguagem técnica, mas compreensíveis ao cliente; além disso, a liderança para  direcionar o projeto, seja de forma independente, ou em equipe, para o alcance dos objetivos;
  • Habilidades matemáticas e habilidades de engenharia: é preciso aplicar conceitos de engenharia e matemáticos aos projetos; é imprescindível para evitar problemas como danos em estrutura, ou eventuais acidentes. Portanto, estabelece mais responsabilidade, sendo particularmente meticuloso e preciso, especialmente nos cálculos e na fase de projeto.
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas: é essencial ser capaz de trabalhar com grande atenção aos detalhes. Isso ajudará a solucionar os problemas em tempo oportuno, sendo capaz de analisar todas as variáveis ​​com maior bom senso;
  • Capacidade de organização e gestão do tempo: A organização de tempo é essencial para a entrega dos projetos em prazos adequados. Isso proporciona confiança e autoridade para os clientes. E, obviamente, é importante para todos os projetos. 
  • Capacidade de administrar a parte jurídica: ser capaz de trabalhar nos parâmetros estalecidos pela profissão e diretrizes judiciários, pagar impostos como o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil).

 

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: Como trabalhar a criatividade durante o curso?

Ok, ser criativo não é tudo. Mas, ela também é importante na profissão. Portanto, como aprender a ser criativo? É possível aprender essa habilidade? Será que durante a faculdade de Arquitetura e Urbanismo se consegue desenvolver bem os projetos de desenhos, mesmo não sabendo desenhar bem? A resposta para todas essas perguntas é: SIM! Você pode se tornar mais criativo seguindo alguns processos importantes. Veja as dicas a seguir:

Comece a desenhar obras de Arquitetura e Urbanismo 

Um dos métodos mais funcionais para ativar a criatividade é usar uma abordagem visual, como desenhar.

Não se preocupe, você não precisa ser um artista. O importante é começar a traduzir os pensamentos em algo concreto como desenhos.

Você pode começar desenhando projetos simples de Arquitetura e Urbanismo, como casas e prédios. Para isso, tente imaginar um ambiente como uma sala, por exemplo, e tentar desenhar. Uma dica também é utilizar cores para identificar os vários detalhes e focar a atenção em diferentes elementos.

Após começar a desenhar, deixe sua mente e inspiração guiá-lo, e comece a fazer  conexões entre os elementos de seus desenhos.

Principalmente no início, não ceda à tentação de pensar “que perda de tempo!”. Depois de um pouco de  prática, mesmo que apenas alguns minutos por dia, você logo notará melhorias em sua capacidade  de traduzir ideias em desenhos e deixar-se levar, guiado pelo processo criativo.

Ouça a inspiração: tenha um caderno!

Quantas vezes já aconteceu com você ter uma ideia incrível enquanto estava fazendo outra coisa, e depois esqueceu? Isso acontece porque ideias brilhantes sempre surgem enquanto estamos ocupados fazendo outra coisa.

Nestes casos, é muito importante não deixar escapar a inspiração inesperada, principalmente durante a faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Para isso, é sempre bom ter consigo um pequeno caderno para  anotar rapidamente as ideias que vêm à mente. Mas, não é preciso ser em palavras bem elaboradas, apenas algumas palavras-chave para não esquecer.

 Outra dica é usar seu smartphone para fazer as anotações, mas é melhor escrever à  mão, pois ajuda a  estimular mais a criatividade.

Busque fontes de inspiração

Sempre procure inspiração em fontes de referência. Durante a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, você pode buscar documentários, imagens, ou vistar museus de obras famosas e de destaque na área. Procure sempre estudar sobre os autores, eles sempre denunciam seus processos criativos e os que levou a criarem tais obras.

Crie conexões com outras pessoas e coisas 

Conexões inesperadas são a base do pensamento criativo, pois elas permitem que você veja os problemas de  um ponto de vista diferente e chegue às soluções inovadoras que você procura.

Para começar a praticar, você pode escolher um objeto aleatório, uma palavra ou uma imagem que esteja desconectada do problema original e tentar encontrar conexões.

Deixe-se levar pelos seus pensamentos e pelas conexões mais díspares: o ponto de partida para uma  solução inesperada pode chegar.

Além disso, a criatividade se beneficia das conexões entre as pessoas e da comunicação. Na verdade, visto que tenha desenvolvido sua ideia, é sempre importante apresentá-la e explicá-la a outras pessoasLembre-se que a comunicação sempre estimula a criatividade. Isso porque, saber ouvir e compreender os outros, ter empatia  com os nossos interlocutores, permite-nos obter diferentes perspetivas e talvez apontar detalhes ou  ligações inesperadas.

Graduar-se na faculdade Arquitetura e Urbanismo não significa necessariamente se tornar arquiteto

Caro estudante, também é bom ter isso em mente: a Arquitetura e Urbanismo pode te dar muito, e permite que você escolha muitos caminhos nos quais se especializar. Você pode se tornar um mestre, professor de faculdade, um empreendedor, urbanista, um arquiteto paisagista, um designer, etc. São muitas possibilidades. 

Portanto, se você ama a arquitetura, mas não quer desenvolver projetos que envolvam a criatividade, pode seguir estes outros caminhos. O importante é fazer a faculdade que você mais se identifica, sem ter medo do que virá pela frente. Afinal, com a paixão, tudo fica mais fácil.

Gostou do conteúdo? Para te ajudar melhor a entender isso, recomendamos este artigo:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.