InícioGraduaçãoFaculdade de Sistemas de Informação: conheça a grade curricular

Faculdade de Sistemas de Informação: conheça a grade curricular

A faculdade de Sistemas de Informação está entre as mais procuradas. Certamente, isso se deve ao fato de que, o mercado de trabalho está aquecido para a área de T.I (Tecnologia da Informação). Logo,  pessoas com habilidades para desenvolver, implementar e projetar sistemas tecnológicos e informatizados podem desenvolver uma carreira de sucesso. 

Para quem quer ingressar na graduação de Sistemas de Informação, e tem dúvidas sobre como é o curso, a grade curricular, as aptidões necessárias, falaremos tudo aqui neste artigo. Portanto, se você quiser saber mais sobre essa faculdade tão requisitada, continue lendo!

O que é Sistema de Informação? 

Antes de falarmos sobre a faculdade de Sistemas de Informação, é importante entendermos o conceito. Basicamente, Sistema de Informação (S.I) é a ciência de sistemas informatizados que tratam do desenvolvimento e aplicação da tecnologia da informação (TI), com a finalidade de identificar e resolver problemas, e criar  oportunidades para pessoas, organizações e sociedade como um todo. 

Com efeito, S.I é um conjunto de recursos, ao mesmo tempo humanos, materiais e imateriais, cuja função é recolher, armazenar, processar e distribuir informações.

Um exemplo claro de um sistema de informação é o Google Maps. Isso porque, é site de mapeamento online que permite pesquisar qualquer endereço, em qualquer lugar do mundo, a partir da barra de pesquisa do site.

Mas, o que torna o Google Maps um sistema de informação, afinal?

Porque permite:

  • coletar e armazenar os dados cartográficos obtidos pelos satélites;
  • processar as pesquisas no site;
  • e distribuí-las, ou seja, você os exibe no site durante sua pesquisa;

Mas também, o Google Maps é um sistema de informação  porque necessita de um conjunto de recursos humanos, materiais e imateriais:

  • Recursos humanos, porque, para funcionar, o Google Maps conta com uma equipe de desenvolvedores, cartógrafos, agrimensores, além de motoristas do Google que fotografam as ruas.
  • Recursos materiais, como computadores, servidores, câmeras, satélites são usados ​​para adquirir e armazenar dados cartográficos.
  • Recursos imateriais, porque o Google Maps utiliza recursos via satélite.

Na próxima vez que você usar o Google Maps, saberá que está utilizando um sistema de informações.  Viu como o S.I é mais presente no nosso dia a dia como menos imaginamos? Por isso, é uma carreira em alta, em constante crescimento.

Como é a faculdade de Sistemas de Informação? 

A faculdade de Sistemas de Informação tem duração média de 5 anos. Durante a faculdade, o aluno adquire conhecimentos de sistemas de informação baseados em TI. Nesse sentido, o aluno é preparado para mapear as necessidades de pessoas e organizações, projetar, desenvolver e implantar soluções de TI para atender aos diferentes tipos de negócios. 

Logo, o aluno formado em Sistemas de Informação  é apto para desenvolver a complexa estrutura de sistemas informatizados que constituem um alicerce importante para a sociedade moderna. Através de um amplo conhecimento adquirido durante a faculdade, o aluno deve estar bem equipado para gerir o desenvolvimento informático em toda organização. 

Grade curricular do curso de Sistemas de Informação

A faculdade de Sistemas de Informação abrange disciplinas práticas e teóricas. Logo, contemplando as mais variadas habilidades de informática para o pleno exercício da função. Veja as principais matérias da grade curricular do curso: 

  • Algoritmos e Programação de Computadores
  • Ciências da Computação
  • Administração e Negócios
  • Engenharia de Software
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Arquitetura de Computadores
  • Álgebra Linear
  • Probabilidade e Estatística
  • Banco de Dados
  • Redes de Comunicação de Dados
  • Inteligência Artificial
  • Análises de Sistemas
  • Sistemas operacionais
  • Empreendimentos em Informática

Além das matérias técnicas, o curso é contemplado com disciplinas que trabalham a parte de gestão e comunicação, como:

  • Gerência de Projetos
  • Comunicação e Expressão
  • Empreendedorismo
  • Marketing
  • Redação Empresarial
  • Administração Mercadológica

O curso de Sistemas de Informação (S.I) visa dar uma visão geral das principais e mais difundidas aplicações de bancos de dados no mundo do trabalho e dos negócios, nos quais a maioria dos processos de negócios são automatizados. Nesse sentido, além das matérias da faculdade, é importante o aluno adquirir conhecimentos específicos através de cursos livres e independentes.  

Logo, cursos como o de noções básicas de Business Process Management (BPM) permitirá o conhecimento de modelagem de processos de negócios usando o padrão Business Process Modeling Notation (BPMN).

Além disso, cursos de sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), sistemas integrados de gerenciamento e criação de perfis de clientes (CRM), sistemas de suporte à decisão (DSS) e plataformas de negócios são especialidades que estão em alta demanda. Logo, os salários são bem chamativos, e, portanto, é uma proposta interessante para os estudantes que querem ingressar na faculdade de Sistemas de Informação.

Qual a diferença entre a faculdade de Sistemas de Informação e Ciência da Computação?

Em suma, a faculdade de Sistemas de Informação prepara o aluno, de forma mais aplicada, para o mercado de trabalho. Portanto,  tem o foco em desenvolvimento de projetos e negócios empresariais. Logo, é considerado um curso mais tecnológico, com foco nas habilidades mais importantes que um profissional da área deve exercer. Por outro lado, o curso de Ciências da Computação é mais abrangente e mais denso, com foco no desenvolvimento de software.

É preciso ser bom em matemática? Quais as aptidões necessárias?

De fato, o curso de Sistemas de Informação é de exatas, e, portanto, contempla disciplinas de cálculos. Porém, não precisa ter pânico ou medo dessa graduação por causa disso. Afinal, são cálculos matemáticos diferentes dos que são vistos no ensino médio.

Logo, ter se dado bem em matemática no 3o grau não garante o sucesso nessas matérias da faculdade. Certamente, é provável que quem sabe mais matemática tenha mais facilidade para aprender matérias de cálculos, porém, é possível aprender qualquer disciplina com dedicação e esforço. O importante é gostar da área de tecnologia,  ter certa ambição pelo aprendizado em programação, e foco nos estudos. Com isso, o resultado certamente virá. 

Perspectivas de trabalho 

É difícil destacar uma área em que os profissionais de Sistemas de Informação são mais solicitados. Nesse sentido, são profissionais necessários em diversas organizações, instituições de ensino, empresas de mídia, produção, transporte e logística. Os níveis salariais mais elevados são oferecidos por empresas especializadas de TI.

No Brasil, os recém-formados no curso de Sistemas de Informação podem esperar uma renda de R $3.128,00, e uma média salarial de R $4.537,00. No entanto, conforme o ganho de experiência e habilidades específicas, o salário pode chegar a R$20 mil reais. Um pré-requisito para ter uma carreira de sucesso na área  é adquirir habilidades práticas e específicas, através de cursos livres e autodidatismo.

Gostou do conteúdo? Recomendamos a leitura dos outros artigos do portal, como este: CST: saiba o que é.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.