InícioGraduaçãoMatemáticaFoguetes espaciais e a sua relação com o curso de Matemática

Foguetes espaciais e a sua relação com o curso de Matemática

Você sabe o que é Saturno V (5)? Ele é o foguete que levou a Apollo 11 para o espaço e que somente o seu peso era quase 3 mil toneladas? Agora lhe perguntamos mais uma coisa: como algo tão grandioso e pesado cruza a estratosfera levando equipamentos, equipamentos e astronautas? Simples, pura e simplesmente a Matemática. Mais precisamente para consolidar ainda mais a ideia principal do nosso texto, o curso de Matemática.

Foguetes espaciais e a sua relação com o curso de Matemática 

Aliás, foi por meio da matemática que se tornou possível calcular a força necessária para o Saturno V sair da sua plataforma e levar todo o seu peso rumo ao céu. Além disso, os conhecimentos de matemática tornaram possíveis encontrar as soluções através dos cálculos para chegar à quantidade certa dos diferentes elementos para a produção do propelente usado como combustível do foguete.

Enfim, a construção de todo o tipo de foguete, seja o que levou a primeira pessoa a pisar na Lua em julho de 1969 até os atuais foguetes inteligentes, que vão e depois voltam de ré, pertencentes à nova corrida espacial (SpaceX e Blue Origin), são totalmente dependentes da matemática. 

Ela está presente desde a concepção dos modelos, suas medidas e dimensões, e as fórmulas ajudam a calcular a força gravitacional a ser vencida. Como também estão presentes nos estudos de empuxo e física aplicada às trajetórias de objetos e o movimento de parábola que realizam.

O ENEM, o vestibular e os foguetes

Um dos exemplos mais interessantes no uso dos foguetes espaciais com as Ciências Exatas é o próprio vestibular e as provas para o ingresso na faculdade. Logo, é muito comum encontrar questões de física, matemática e química sempre utilizando o exemplo dos foguetes para os desafios.

Aliás, não se surpreenda quando for realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e dar de cara com o Saturno V. Resumindo, acabar encontrando questões sobre equações de segundo grau, parábolas, geometria, ângulos, gravidade, empuxo, leis de Newton, elementos químicos e até cálculo estequiométrico.

Portanto, mesmo que você um dia pensou ou jamais considerou os foguetes como coisas distantes do curso de Matemática, sugerimos que mude este raciocínio.

Você duvida? Então preste atenção nos dados abaixo: para um foguete atingir a órbita da Terra, ele precisa alcançar a velocidade média de 28.440 km/h, de modo a escapar da gravidade terrestre. Afinal, ela é uma força constante e sempre puxa para baixo. 

Agora, você saberia saber tudo isso sem estudar matemática ou física?

O curso de Matemática e o trabalho com foguetes

Licenciatura ou bacharelado, o curso de Matemática vai lhe ensinar princípios que podem lhe auxiliar a trabalhar com foguetes e outros tipos de veículos. 

Foguetes, carros, caminhões, trens, motos e até rovers que estão em Marte realizando pesquisas são considerados veículos, só que espaciais. É normal para a pessoa que gosta deste tipo de assunto olhar para eles e já imaginar modelos matemáticos aplicados. 

Durante a licenciatura de Matemática, faz parte do dia a dia do curso a elaboração de modelos matemáticos. Já que eles simulam situações reais e preveem cenários baseados em diversas variáveis. Esse trabalho visa prevenir problemas, propor soluções, além de servir como base para tomada de decisão estratégica. Pode ser realizado em indústrias, instituições financeiras e centros de pesquisa e estatística. Aproveitando o tema de hoje, o setor aeroespacial e a astronomia.

Uma área com novas áreas de e trabalho

Enfim, por meio da nova corrida espacial, a chamada ‘corrida dos bilionários’, um novo campo de aprendizado e trabalho surge para os matemáticos. Sejam eles estudantes ou profissionais.

O fato é que a nova etapa da exploração espacial não pode ser mais chamada de passatempo dos homens mais ricos e excêntricos do mundo. Longe disso, já é uma oportunidade para promissoras carreiras do futuro.

Em reportagem recente do site exame.com, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos afirmou que essa indústria já vale mais de 400 bilhões de dólares. E até 2040, estima-se que o valor alcance um trilhão de dólares no mundo todo. Já a China tem sua própria aposta estratosférica. A zona econômica de serviços entre a Lua e a Terra vai valer 10 trilhões de dólares até 2050.

Quantidade de empregos e tipos de oportunidades

Atualmente, empresas como a própria SpaceX, que citamos acima, possui cerca de 8.000 funcionários. E sabe onde estudantes do curso de Matemática e profissionais do mundo todo se encaixam nesta história? Para que tudo isso se torne realidade, será preciso pessoas e equipes talentosas para fazer os foguetes. Assim como, estudar planetas e quem sabe criar assentamentos na Lua, Marte e outros corpos celestes. Quem sabe uma dessas vagas seja sua um dia. Não é mesmo? Afinal, o céu já não é o limite.

Antes de terminar, aproveitaremos aqui e pontuar algumas áreas onde existem vagas nas empresas espaciais. Perfeitas para matemáticos e uma diversidade de profissionais. A fonte utilizada é ainda a reportagem do site exame.com. 

Lembre-se! Saber matemática, foguetes e espaço é um diferencial neste caso:

  • Lançamentos de satélites
  • Internet por satélite
  • Exploração do espaço profundo
  • Missões na Lua
  • Observatórios da Terra
  • Mineração em asteroides
  • Monitoração de lixo espacial
  • Turismo espacial
  • Pesquisa espacial
  • Manufatura de foguetes e tecnologia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.