InícioDicasIntercâmbio: os 9 destinos mais procurados por brasileiros

Intercâmbio: os 9 destinos mais procurados por brasileiros

Passar um tempo no exterior é um desejo comum da grande maioria das pessoas. Uma viagem para fora do país nos apresenta novas culturas e traz experiências incríveis. Além disso, é possível passar um período desses sem deixar de lado os estudos. Para isso existe o intercâmbio. A modalidade permite que o aluno passe alguns meses ou semestres estudando no exterior.

Quem deseja realizar esse sonho precisa, em primeiro lugar, de planejamento. Fazer uma viagem desse porte requer uma série de decisões. Uma delas é o destino. Mas por que isso é tão importante? Saber qual será o lugar que você vai impacta diretamente em vários aspectos. Exemplos disso são: o objetivo da viagem, a língua e o valor que vai ser investido. Por causa disso, separamos uma lista com os 7 destinos mais procurados pelos brasileiros para fazer intercâmbio. No final, ainda tem um bônus de 2 lugares que têm crescido na preferência dos estudantes. Os dados são baseados na pesquisa anual da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta).

Canadá

O país é o queridinho dos universitários e está no topo da lista de países procurados para intercâmbio. Um dos motivos para a preferência é o custo mais baixo do que os Estados Unidos. Assim, é possível estudar inglês por um preço menor.

O país é um dos mais seguros do mundo, e possui uma ótima qualidade de vida. Pelo ensino, as universidades do Canadá também se tornam boas opções para os estudantes que pretendem se aperfeiçoar em alguma área ou no inglês.

Estados Unidos

Apesar de estar em segundo lugar, os Estados Unidos estão na cabeça de todo aluno de intercâmbio. O país atrai milhares de pessoas todos os anos. São turistas, estudantes e profissionais que estão em busca da experiência de vida americana. E não é para menos. As melhores universidades do mundo estão nos EUA, o que faz com que haja uma grande disponibilidade de cursos. Há também muita oferta de emprego para estrangeiros. Isso possibilita que durante o intercâmbio o aluno tenha possibilidade de trabalhar.

Irlanda

A Irlanda também é um dos destinos preferidos de brasileiros para intercâmbio. Um dos melhores benefícios de ir para o país é que ele faz parte da União Europeia, o que possibilita viagens para outros lugares. Ou seja, no período em que o estudante não estiver em aula ou trabalhando, pode conhecer países novos. E tudo isso por um preço baixo, já que as passagens para dentro da Europa são mais baratas. A diversidade cultural também é uma característica Irlandesa. O país é destino de muitos turistas e permite que o aluno conheça costumes bem diferentes.

Reino Unido

O Reino Unido é composto por 4 países: Irlanda do Norte, País de Gales, Escócia e Inglaterra. Isso por si só já garante uma grande variedade cultural. Mas por atrair pessoas do mundo todo, a riqueza comportamental e de costumes é ainda maior. Os países do Reino Unido ainda possuem universidades reconhecidas mundialmente. Caso essa seja a escolha de destino para o intercâmbio, o estudante também terá acesso a outros países da Europa.

África do Sul

O país entrou em evidência depois da Copa do Mundo de 2010, e se tornou um dos lugares mais procurados por estudantes. Um dos maiores benefícios é que a viagem e o custo de vida são mais baratos do que na Europa ou nos Estados Unidos, por exemplo. Dessa forma, dá para estudar inglês gastando bem menos do que o normal. Além disso, o país tem um clima parecido com o Brasil, o que facilita a adaptação dos alunos.

Malta

Malta entrou na lista de preferência dos brasileiros por dois motivos principais. O primeiro é que o destino é mais barato se comparado com outros países da Europa. Assim, dá para estudar inglês com um custo mais baixo. O segundo é a riqueza natural do lugar.

Malta é conhecida por praias paradisíacas e por ser um lugar calmo. Uma ótima opção para quem procura um país menos agitado. Ela ainda está localizada de forma privilegiada no sul da Itália, o que permite acesso fácil ao país, assim como à Grécia, à Espanha e à Turquia. Em Malta também é possível trabalhar com o visto de estudante.

Nova Zelândia

Conhecida pelo excelente nível educacional, a Nova Zelândia é o sétimo país mais procurado para fazer intercâmbio. A possibilidade de trabalhar, conciliando a atividade com as aulas, também é um fator que conta na hora de optar por esse destino. O país ainda integra a lista dos 10 melhores lugares para se viver no mundo. Além disso, as belezas naturais chamam a atenção e agradam a todos os gostos.

Destino extra de intercâmbio: Austrália

Apesar de não estar na lista da Belta, a Austrália tem atraído os estudantes que querem fazer intercâmbio. E existe uma série de motivos para isso. A riqueza cultural e a diversidade das pessoas podem ser usados como exemplos. Por ser um destino conhecido de turistas e imigrantes, a população é majoritariamente jovem. As praias e as belezas naturais também são atrativas.

Além disso, existem benefícios mais práticos, como a boa qualidade de vida e a oportunidade de trabalhar durante a viagem. Ou seja, é possível conciliar os estudos com um emprego. Essa possibilidade é um incentivo para aqueles alunos que precisam se sustentar durante o intercâmbio.

Destino extra de intercâmbio: Portugal

Portugal também não está na lista, mas é um dos principais destinos dos brasileiros. Um dos fatores que influenciam nessa escolha é o idioma. Nem todas as universidades do país exigem proficiência em inglês para admitir alunos que tenham como língua nativa o português.

Como essa questão é um problema para quem não domina um segundo idioma, Portugal acaba se tornando uma opção mais acessível. Fora isso, o país recebe estudantes de todo o mundo e tem uma diversidade cultural muito grande.

Qual é o melhor destino de intercâmbio?

Não existe certo e errado na hora de escolher o país no qual você vai estudar. Mas vários aspectos precisam ser levados em consideração. Quando optar por determinado lugar, é necessário saber as exigências da universidade, se será obrigatório um segundo idioma e qual valor você tem disponível para se bancar.

Além disso, o objetivo da viagem também conta muito. O período no exterior vai ser para estudar outra língua? Para se aperfeiçoar na sua área? Para ter acesso a novas culturas? Tudo isso precisa ser analisado.

Outros detalhes como a qualidade da universidade destino, a liberação de trabalho para estudantes e a possibilidade de conhecer novos países também pesam na balança. Por isso, antes de escolher um dos lugares acima, você pode analisar o seu contexto, colocar no papel os objetivos que têm e daí sim escolher o país ideal para realizar o sonho do intercâmbio.

Confira também o artigo que preparamos com cinco cursos para quem gosta de ajudar pessoas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.