InícioDicasEstudosInterpretação de textos: 10 dicas para se dar bem na faculdade

Interpretação de textos: 10 dicas para se dar bem na faculdade

Saber interpretar um texto da forma correta fará com que se destaque não só na faculdade, mas também no mercado de trabalho e na vida geralmente.

Por isso, compartilharemos 10 dicas valiosas de interpretação de textos que irão te tornar um estudante melhor e diferenciado. Acompanhe!

O que é interpretação de textos?

Antes de tudo, a interpretação de textos é a capacidade de uma pessoa compreender o que está escrito em uma mensagem textual, podendo pensar e refletir a partir daquilo que absorveu após a leitura.

Ou seja, quanto maior for a habilidade de alguém em interpretar aquilo que acabou de ler mais fácil ela conseguirá lidar com qualquer atividade da vida que tenha relação com leitura.

Além disso, a interpretação de texto é muito importante para os resultados acadêmicos e profissionais.

É importante que entenda que interpretar um texto que envolve certas características, tais como:

  •  Conjunções;
  •  Elementos gramaticais;
  •  Pontuação;
  •  Preposições.

Por tanto, todas elas devem estar dispostas em um texto da maneira correta para que assim a interpretação de textos seja feita concretamente. 

10 dicas para se dar bem na faculdade com interpretação de textos

1. Explique o que acabou de ler

Saber se expressar é uma qualidade estudantil e profissional muito bem valorizada em diversas áreas. 

Por isso, se faz tão importante saber explicar de forma concisa aquilo que acabou de ler e interpretar. 

Sendo assim, você pode elaborar esquemas, circular frases importantes e resumir trechos mais difíceis em um papel daquilo que acabou de ler.

Em seguida, leia o que foi anotado e faça uma pausa para refletir sobre cada enunciado. 

Ler suas anotações em voz alta, questionando determinadas ideias e explicando tudo para si, irá te ajudar muito na hora de interpretar um texto.

2. Escreva seus próprios textos

Para além de saber, ler e interpretar o que acabou de ler, a arte de escrever irá te ajudar e muito durante a faculdade.

Seja um post nas redes sociais, um blogpost, ou até mesmo uma anotação no bloco de notas do celular, esteja sempre em constante movimento exercitando aquilo que pensa, lê, ouve e observa ao seu redor.

Este exercício fará com que sinta a necessidade de criar argumentos para justificar o que está escrevendo, ampliando assim seu vocabulário.

3. Leia os textos pausadamente

Quando você realiza uma leitura muito rápida de um texto durante uma prova na faculdade. Por exemplo, pode ser que deixe alguns detalhes passarem despercebidos.

Isso pode resultar em interpretações incorretas das respostas certas de uma prova. 

Por isso, otimizar seu tempo começando sempre pelas questões mais fáceis e leia cada parágrafo com atenção, de forma que seja possível encontrar os dados relevantes e interpretar com mais facilidade as perguntas que está lendo.

4. Resuma os parágrafos do texto

Às vezes, na pressa de terminar uma leitura, acabamos pulando partes importantes de um texto.

Então, uma boa maneira de burlar isso é fazendo pequenos resumos de cada trecho lido. 

Você pode anotar algumas palavras que resumem a essência daquela parte do parágrafo, tanto quanto mentalizar o seu sentido, apenas para captar os principais pontos do que foi exposto.

Essa técnica, além de permitir uma compreensão global do conteúdo apresentado no texto, também ajuda a gastar menos tempo durante a resolução de uma questão, por exemplo.

5. Recorra a dicionários

Usar dicionários é uma estratégia eficaz para melhorar sua capacidade de compreensão e interpretação de textos.

Isso porque, fazer uso dele durante a faculdade irá te ajudar a consultar o significado de termos desconhecidos e buscar explicações para aquelas palavras que geram alguma dúvida ou dificultam o entendimento das frases.

Para tornar este uso mais habitual, tenha um aplicativo no seu celular, e também, consulte em sites.

Além de um dicionário online, faça uso também de ferramentas como Sinônimos e Dicionário Criativo.

6. Explore diferentes mídias

Semelhantemente a estratégia de usar um dicionário como recurso para interpretação de textos, é se familiarizar com vários tipos de meios e canais.

Logo, ouvir músicas e podcasts, assistir vídeos, ver gráficos, construir tabelas e fazer palavras-cruzadas será muito útil no seu dia a dia acadêmico.

Uma dica bacana é acessar o site Trilha do Enem, pois eles disponibilizam muito material gratuito para treinar a sua interpretação de textos.

7. Grife palavras desconhecidas

Seja na leitura de um manuscrito qualquer, ou na análise de um artigo, busque sempre sublinhar as palavras que você desconhece. 

Fazer isso irá te ajudar a construir frases, articular ideias e defender argumentos, melhorando consideravelmente sua interpretação de textos.

Entretanto, enquanto estiver realizando uma leitura e não puder pesquisar pelas palavras que desconhece, tente adivinhar o que elas expressam pelo contexto, isso fará com que entenda melhor a mensagem que precisa ser absorvida.

8. Elabore resenhas

Com o objetivo de escrever um texto com suas próprias palavras criando assim, uma nova versão do texto original, elaborar resenhas é outra forma eficaz de interpretar texto.

Além disso, resenhar irá te ajudar a escrever bem e melhorar seu desempenho em outras disciplinas acadêmicas também.

9. Não confunda fatos com opiniões

Quando estamos fazendo uma leitura é importante que saibamos distinguir as ideias opinativas dos fatos. 

Ou seja, perceber o que é um acontecimento ou um fenômeno que não muda, poderá te auxiliar a entender melhor o contexto das coisas e abstrair as ideias centrais de um texto.

Entretanto, é importante também que saiba detectar as percepções do autor sobre o assunto, ainda que você discorde delas. 

Logo, esse será seu grande diferencial para não confundir fatos com opiniões e assim, melhorar exponencialmente sua interpretação de textos.

10. Faça paráfrases

Paráfrase significa uma explicação ou produção de um texto baseado em outro, mas sem copiar as frases originais do autor. 

Logo, existem três tipos delas que potencializam a interpretação de texto.

  • Paráfrase-resumo: visa sublinhar as ideias principais de uma composição e só então dar continuidade ao resumo;
  • Paráfrase-esquema: consiste em encontrar os tópicos principais, como um “esqueleto” de pequenas frases;
  • Paráfrase-resenha: inclui não só os tópicos e o resumo, como também os seus comentários sobre a produção. Aqui você deve separar os prós e contras do texto, segundo a sua opinião e justificando o porquê.

Por fim, a interpretação de texto é vantajosa, não só durante a faculdade, mas também no mercado de trabalho e na vida geralmente.

Então, coloque em prática todas as dicas que demos aqui neste artigo e se desejar se aprofundar ainda mais neste assunto, não deixe de conferir: como melhorar a interpretação de texto para o Enem? Temos certeza que será muito útil para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.