InícioGraduaçãoAgronomiaO curso de Agronomia permite trabalhar com animais?

O curso de Agronomia permite trabalhar com animais?

A resposta para a pergunta do título é “definitivamente, com toda a certeza”. E não somente o curso de Agronomia, assim como o curso com foco em Agronegócios, permitem ao aluno trabalhar com animais em diversas formas. 

Logo, se você gosta de animais, pode ter certeza de que está escolhendo uma das profissões que mais permitem trabalhar com eles. Além do mais, você pode ter contato direto com diferentes espécies, não somente mamíferos, como também, aves, insetos, répteis e uma infinidade de outros seres. 

O curso de Agronomia permite trabalhar com animais? 

Antes de mais nada, se você tem medo da “bicharada,” a Voomp já avisa que isso não vai te ajudar muito caso escolha estudar Agronomia. Sem falar que você, além de medo, vai ter contato direto com diferentes tipos de espécies. E não estamos falando aqui de gatos, cachorros, tartarugas ou as pacíficas ovelhas que você encontra na internet.

Longe disso: você vai lidar com galos e galinhas, porcos, cabras e cavalos. E, dependendo da disciplina, dentro da grade do curso de Agronomia, vai encontrar animais exóticos, como as rãs, avestruzes, diferentes tipos de aves, etc e etc.

Portanto, se você tem realmente medo, é uma pessoa mais teórica, já estamos avisando que Agronomia é sinônimo de mão na massa e muito estudo. Ou você acha que o setor do agronegócio no Brasil é coisa para amadores? O setor do agro e tudo com vínculo direto e indireto a ele é puro profissionalismo e alto conhecimento técnico e científico. 

Um dos pilares do agronegócio brasileiro: a pecuária

Rebanhos diversos, grandes fazendas e frigoríficos que exportam para o mundo todo carnes e derivados de proteínas animais. A pecuária é uma atividade ligada à criação de gado e outros animais, e produz importantes matérias-primas que abastecem as agroindústrias, como carnes para empresas beneficiadoras, peles na indústria de couro, leite e derivados.

Agora, conheça as principais culturas pecuárias do Brasil

  • Gado bovino de corte e produção de proteína animal
  • Gado bovino e outros rebanhos de leite e derivados
  • Pecuária de lã e couro (bovinos, ovinos e caprinos)
  • Suinocultura (criação de porcos para corte ou derivados de proteína animal)
  • Avicultura (criação de aves para corte ou derivados proteína animal)
  • Apicultura (criação de animais)

Criação e o cuidado de animais 

Sabemos que, se você veio ler o post, é uma pessoa com gosto pelos animais. Portanto, essa conversa de pecuária e frigorífico pode não agradar a sua concepção sobre o curso e afastar você deste sonho. 

Entretanto, não é esse o objetivo do nosso papo de hoje. A grande questão aqui é mostrar como o curso de Agronomia tem envolvimento com animais, e isso é muito maior do que a pecuária de corte.

Antes de mais nada, a criação e o cuidado de animais é somente uma das grandes atividades dentro do agronegócio e das pessoas que praticam agricultura no Brasil. Todavia, a criação não se destina apenas para abate ou produção de proteína animal.

Evolução genética

Definitivamente, um dos segmentos mais lucrativos e que agradam agrônomos que gostam do contato diário com os animais é o das atividades ligadas à evolução genética de espécies, raças e indivíduos. Touros, vacas, ovelhas, cavalos e inclusive cães pastores fazem parte. Certamente agora você deve ter ficado com o coração mais em paz, não é mesmo ?

O aprimoramento, tanto em campo quanto nos laboratórios, realiza estudos e cruzamentos com o objetivo de melhorar as espécies. Independentemente da motivação, comercial ou doméstica, a chance de estar com animais é muito grande, e a possibilidade de participar de seu bem-estar e desenvolvimento é um fato.

Saúde e alimentação animal

É muito comum o estudante formado em ciências agronômicas atuar em fazendas de criação de pequeno a grande porte, laboratórios, zoológicos, reservas de proteção e monitoramento de espécies e outras empresas com este foco.

Contudo, você não deve se limitar ao que apenas estamos expondo aqui. Afinal, o trabalho com animais também envolve sua saúde e alimentação. 

Durante o curso e depois de formado, vai ser muito comum o cotidiano com animais precisando de cuidados de saúde e bem-estar, sem falar nos conhecimentos teóricos e práticos orientados à nutrição animal. 

Em suma, o profissional de Agronomia também é capaz de realizar estas funções. Porém, sempre de acordo com o seu alcance e limitações técnicas. Afinal, existem profissões próprias que cuidam respectivamente da saúde e bem-estar, assim como dos processos de alimentação dos animais, a Medicina Veterinária e a Zootecnia.

Trabalhar com animais não é como ter um pet

Jamais esqueça a frase: “Trabalhar com animais na agronomia não é como ter um pet”.

Entretanto, isso não é para assustar você. É, na verdade, para trazer você de volta à Terra.

Logo, agronomia e o trabalho com as múltiplas espécies animais no curso são indicados para quem deseja ter o pé no chão e a mão na terra. 

Exatamente isso, animais têm seus comportamentos, seja durante a dor e a raiva, suas reações não são sempre previstas. O animal tem seu território, mesmo a mais simples das ovelhas. Por isso, quem se forma, vira um especialista que entende todos os aspectos que envolvem esses seres. E que, acima de tudo, não se tratam de pets.

Enfim, trabalhar com animais é gostar deles, cuidar de suas necessidades e respeitar suas características em função de sua espécie. Afinal, estamos falando de seres vivos e não objetos inanimados. Inclusive, o trabalho que os envolve pode ser redobrado e de muito contato.

Acima de tudo, temos certeza de que vai ser uma das partes mais incríveis e gratificantes da sua vida. Afinal que muitos deles reconhecem o seu cuidado por eles. 

Um último recado da Voomp para todos os leitores: façam a diferença caso resolvam trabalhar com animais. Eles vão precisar de pessoas como você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.