InícioDicasEnemO estudo interdisciplinar: preparação para o ENEM

O estudo interdisciplinar: preparação para o ENEM

O estudo interdisciplinar no Enem é um desafio para grande parte dos candidatos. Mesmo que venham de um ritmo intenso de preparação, o rendimento pode diminuir na hora da prova. Isso vale para a questão da interdisciplinaridade contida no exame, pois os blocos se relacionam entre si. 

Diferente da escola, que apresenta as disciplinas fragmentadas, o Enem adota contextos. Dessa forma, muitos alunos não estão preparados para pensar assim. Mas calma, preparamos algumas dicas importantes que vão te ajudar a enfrentar o estudo interdisciplinar no Enem. Confira nesse artigo!

Organizando os estudos

De fato, manter uma rotina é importante para atingir os objetivos. O estudo interdisciplinar no Enem basicamente une as áreas de conhecimento. Embora o conteúdo teórico seja fundamental, a organização do pensamento interdisciplinar muda. 

Antes de tudo, é importante frisar que se aplica na prática a teoria. Um bom exemplo disso é uma prova que dialogue com a temática tecnologia. Mesmo que o tema da redação seja outro, pode constar várias questões sobre o assunto. Dessa maneira, as disciplinas são interligadas e a abordagem varia conforme o eixo temático. 

Assim, na geografia se identifica o uso de mapas virtuais, e em história se discute o avanço das máquinas industriais. Já em português interpretação de texto e em matemática cálculos envolvendo dimensões de aparelhos digitais.

Mapas Mentais no estudo interdisciplinar no Enem: isso ajuda?

Uma boa forma de organizar o estudo disciplinar no Enem é fazer mapas mentais. Ao mesmo tempo que os esquemas deixam claro visualmente, eles são interdisciplinares. Em síntese, o tema pode ficar ao centro do mapa e todas as possibilidades esquematizadas ao redor.

Dessa maneira, o estudante visualiza melhor tudo aquilo que entrelaça o tema central. Além disso, como cada pessoa possui formas melhores de reter conteúdos, a imagem do mapa pode facilitar na hora de lembrar.

Uma dica é deixar os mapas à mostra para quando for estudar ou revisar os conteúdos, estejam disponíveis de maneira organizada. Caso prefira fazer no computador, organize em pastas. Mas se optar por fazer á mão, deixa-los coloridos contribui para memorização.

Manter a rotina

De fato, a rotina é grande aliada no estudo interdisciplinar no Enem. Primeiramente é importante definir horários, dias e local. Isso vale para dias de semana e finais de semana, adequando sempre ao cotidiano do estudante. 

Assim, ficará mais fácil manter uma disciplina constante, algo fundamental para se sair bem nas provas. 

Para focar no estudo interdisciplinar no enem uma dica importante dentro dessa rotina é separar assuntos. A fim de relacionar todas as possibilidades dentro daquela temática, é possível revisar conteúdos e aprender novas coisas. Por exemplo, a sustentabilidade, o coronavírus, relações humanas, tecnologia, entre outros. 

Dessa maneira, com uma rotina pré-estabelecida, é possível estudar um assunto por semana ou da forma como melhor convir. A partir dessa proposta, entrelaçar todas as possibilidades de conteúdos e estudar, refazer questões. 

Embora refazer provas antigas seja desgastante, também é um caminho para compreender melhor como o estudo interdisciplinar no Enem realmente funciona.

É com olhar atento a isso que as chances de interligar os tópicos presentes no exame aumentam. Certamente, o resultado final tende a ser melhor.

Simulados

O estudo interdisciplinar no Enem agrega e muito por meio dos simulados. Os alunos devem incorporá-los na jornada preparatória para o exame. Juntamente com o estudo no dia a dia, os simulados contribuem e muito para atingir melhores resultados no exame.

Primeiramente é fundamental esclarecer como é um simulado: parecido com o Enem na realidade. É provável que quando colocado no cronograma de estudo preparatório faça a diferença quando chegar a hora de fazer o exame. Isso vale para compreender várias facetas que compõem os eixos temáticos. Certamente contribui de forma significativa para compreender bem como é na realidade o estudo interdisciplinar no Enem.

Além de refazer questões parecidas com as provas do Enem, os simulados não tratam de refazer as provas das edições anteriores.

Quando o estudante se propõe a fazer um simulado, algumas etapas são observadas. Em outras palavras, não é somente o conteúdo que aqui está em jogo. Com o intuito de formar o conjunto interdisciplinar, o estudante pode se imaginar na prova quando se submete ao simulado do Enem.

Embora o foco seja mesmo as questões a responder e como elas se relacionam para atingir melhores notas, alguns fatores são importantes. Diante disso, podemos citar: itens permitidos e proibidos, período para terminar a prova, e até preparação com o conforto corporal como água e alimentos. Tudo isso é importante para ampliar a vivência no exame e conseguir se concentrar bem para as provas. 

Informação é tudo

A informação e o estudo interdisciplinar no Enem estão altamente ligados. Em resumo, sem estar atento aos assuntos atuais, as provas ficam mais difíceis de compreensão. Além disso, a redação é a grande protagonista do exame e o tema costuma ser atual.

Leituras diárias sobre assuntos variados e que estão em alta contribuem para o estudo interdisciplinar no Enem. Posteriormente é interessante estar atento também às mídias digitais, televisão e jornais. Quanto mais fontes confiáveis de informação, mais amplo seu repertório fica.

Diante disso, as provas do Enem costumam discutir e interligar acontecimentos que estão impactando na sociedade. É provável que com muita informação recheando o estudo interdisciplinar no Enem, você consiga acompanhar com maior tranquilidade o ritmo do exame.

Em resumo, faça uma relação das matérias estudadas frente aos assuntos que estão em alta na mídia. Embora não haja um padrão pré-estabelecido, o período de 12 meses retroativo é uma limitação de coleta de informações.

Dessa maneira, você consegue conectar o estudo interdisciplinar no enem com o que está ocorrendo no mundo. O resultado, é um preparo bem mais aprofundado para o tão esperado dia das provas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.