InícioDicasO que é e como funciona um game MMO?

O que é e como funciona um game MMO?

A princípio, vamos começar pelo básico: qual o significado do termo MMO? Simples, quer dizer “Massively Multiplayer Online”, ou um jogo multijogador massivo, para o português.

Não por acaso esse termo tem se popularizado com e-games como GTA V, World of Warcraft, Minecraft e Fortnite. Um MMO é basicamente um jogo online com um número muito grande de jogadores, ou “massivo”.

No entanto, será que vale a pena jogar os jogos de MMO de hoje em dia? Como funciona sua tecnologia? Será que você joga algum MMO atualmente? Veja a seguir.

Como os jogos MMO funcionam?

De início, existem várias formas de se controlar o fluxo de dados preciso para executar um MMO ou MMORPG, o mais comum requer um cliente e um servidor.

De maneira geral, o cliente é um programa executado em seu computador. Já o servidor é a máquina à qual você chega a se conectar quando está pronto para jogar.

Normalmente, o cliente é usado como janela de visualização do jogo, onde aparecerá quase tudo sobre o mundo. O que inclui: mapas, paisagens e até mesmo a composição física dos inimigos.

Seu computador começa a usar algoritmos, ou conjuntos de regras para traduzir os arquivos do jogo em uma representação do mundo do jogo e do que ele contém. Isso também processa os sons e gráficos do jogo em geral.

Qual o papel do servidor no jogo MMO?

O jogador, enquanto avança no jogo, recebe uma grande quantidade de informações do servidor do jogo, e para lidar com isso é preciso muito poder de processamento.

Dependendo do computador o jogo pode ficar lento ou com baixo processamento gráfico. Principalmente em áreas onde existe um grande número de jogadores, o que pode causar o conhecido “lag”.

Por essa razão, muitos jogadores acreditam que precisam melhorar os requisitos mínimos de sistema de um jogo para ter uma boa experiência nele.

O termo “servidor” não é exatamente um nome correto, já que a maioria dos MMOs e MMORPGs usam muitos servidores. O termo mais correto seria, servidor mundial, onde geralmente o jogo acontece.

Às vezes, os jogos dividem sua população de jogadores em vários servidores mundiais, conhecidos como mundos ou reinos. Cada um possui suas características diferentes.
Enquanto um pode ser mais pacífico em relação aos jogadores, outros são cheios de guerras e carnificina.

A história dos jogos MMO

Antes de existirem os MMOs, o gênero que existia eram os MUDs, ou masmorras multiusuário. Esses jogos surgiram nos anos de 1970 e eram primitivos, podiam agregar vários jogadores em jogos baseados em texto nos primeiros servidores da internet.

A maioria dos MUDs eram e-games de RPG com mecânica semelhante ao jogo de mesa Dungeons & Dragons, então, não é surpresa que os primeiros MMOs também fossem RPGs.

O tipo de jogo MMO era algo único para os jogos de computador, até os anos 2000, quando os consoles começaram a incluir alguns recursos de wi-fi. Então, a popularidade dos MMOs aumentou com o surgimento das mídias sociais e dos smartphones.

Isso, reduziu de forma significativa a barreira de entrada para novos desenvolvedores de jogos do gênero.

Características de um MMO

Para que um jogo seja considerado MMO, ele deve ter um “mundo fixo”, localizado em servidores remotos. Onde, os jogadores entram no servidor mais próximo a eles para que tenham a oportunidade de interagir em tempo real com outros jogadores.

Quando um jogador desliga o jogo, ele acaba por continuar rodando indefinidamente. Então, os jogos de MMO nunca terminam, por mais que alguns recursos de história possam ser concluídos.

Grande parte dos jogos MMO também apresentam economias virtuais, que permitem a troca de dinheiro do jogo por itens dentro do mesmo. Na maioria das vezes é possível trocar dinheiro real por virtual, ou o contrário. Além disso,os jogadores também podem trocar itens entre si.

Por fim, os MMOs são bem parecidos com os MOBAs, as arenas de batalha multiplayer online, que incluem jogos como League of Legends e Dota 2. A principal diferença é que falta aos MOBAs um mundo fixo.

O que é preciso para saber jogar um MMO

O mais importante é possuir uma conexão confiável à internet. A maioria dos MMOs são grátis para se jogar, enquanto outros exigem algum custo fixo inicial ou assinatura paga.

Exemplos de jogos MMO

Acompanhe, a seguir algum dos jogos de multijogadores rm quantidade massiva que jpa chegaram a fazer bastante sucesso:

  • The Sims Online
  • RuneScape
  • DC universe Online
  • Club Penguin
  • Second Life
  • A Guerra das Estrelas: A Velha República
  • The Elder Scrolls Online

O que é um MMORPG?

Um MMORPG é basicamente um RPG multiplayer online, ele enfatiza uma linha narrativa ficcional, onde são usadas estratégias complexas e gerenciamento de itens. É claro que a maioria dos MMOs possui esses recursos.

GTA é um MMO?

Certamente, o jogo compartilha algumas das qualidades que o tornam semelhante a um MMO. Mas, se essas qualidades realmente o tornam um, não é algo aceito por todos.

Por definição, o jogo não é um MMO, pelo fato de seu servidor suportar que apenas 32 jogadores consigam jogar simultaneamente no mesmo mundo. Portanto, não é um jogo de multijogadores massivo, pelo fato do número de jogadores ser limitado.

Fortnite e PUBG são um MMO?

De forma simples, Fortnite e PUBG são ares de batalha em tempo real onde você joga uma partida e pronto. Após acabar a partida, você começa outra, você não consegue ter muita comunicação com os outros jogadores e as partidas têm um número limitado de participantes.

Para que fique claro, um MMO da maneira tradicional deve possuir:

Alguma forma de interação com os jogadores fora das partidas
Sistema de progressão de personagem
Um mundo consistente a ser explorado

Os melhores jogos MMO

Os MMOs já evoluíram bastante, desde as masmorras multiusuário baseadas em texto até os novos jogos que saem todos os anos para celular. Seja no smartphone, ou computador, você poderá saber tudo o que o gênero MMO pode te proporcionar com estes jogos.

  1. Final Fantasy 14
  2. Dual Universe
  3. World of Warcraft
  4. EVE Online
  5. Black Desert Online
  6. Guild Wars 2
  7. Planetside 2

Esperamos ter respondido algumas de suas dúvidas sobre o gênero de games MMO. Caso tenha alguma dúvida, nos diga pelos comentários.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.