InícioDicasMercado de trabalhoO que é Factoring e como trabalhar na área?

O que é Factoring e como trabalhar na área?

Factoring é uma área em constante expansão atualmente no mercado, principalmente quando se trata de empreendedorismo.

Além disso, ela é também conhecida com o termo de fomento mercantil, ela busca alavancar o desenvolvimento dos micro, pequenos e médios empreendedores.

Sendo assim, hoje iremos te contar tudo o que precisa saber sobre Factoring e como começar a trabalhar na área. Confira!

O que é Factoring?

Antes de tudo, Factoring ou fomento mercantil é uma forma de alavancar o desenvolvimento dos micro, pequenos e médios empreendedores.

Para isso, é necessário proporcionar uma capitalização facilitada por meio da compra dos créditos de suas vendas à prazo. 

A partir disso, ao receber esses créditos futuros, eles têm um poder maior de negociação nas compras corporativas.

Assim, essa prática representa o adiantamento das receitas e garante certa estabilidade ao empresário que busca se consolidar no mercado, pois aumenta o seu poder de negociação.

Entretanto, além da aquisição dos ativos, a empresa contratada também se responsabiliza por questões administrativas da contratante, tais como:

  • gerenciar o fluxo de caixa;
  • receber dos compradores;
  • pagar contas;
  • dentre outras.

Importante ressaltar que, empresas de fomento mercantil não se confundem com as instituições financeiras, elas não realizam concessão de empréstimos ou realizam desconto de títulos como os bancos.

Sendo assim, sua competência se resume em adquirir títulos de crédito e se incumbir de controlá-los, sem que para isso tenham que recorrer a recursos de terceiros.

5 modalidades de Factoring que você precisa conhecer

Aqui, para alavancar o desenvolvimento dos micro, pequenos e médios empreendedores existem cinco modalidades de Factoring que todo mundo que tem interesse nessa área precisa conhecer.

1. Factoring Convencional

Inicialmente, esta é a forma mais praticada no Brasil, concretizada através de contrato de fomento mercantil, o qual formaliza a aquisição dos direitos de créditos das empresas fomentadas.

2. Factoring Maturity

Já nesta segunda modalidade, a atividade da fomentadora se resume em administrar as contas a receber da empresa fomentada, o empreendedor detentor do crédito não tem que se preocupar com cobrança a ser feita.

3. Factoring Trustee

Então, nesse Factoring tudo se caracteriza por somar à obrigação do Factoring Convencional com o Maturity, onde há o dever de administrar as contas a receber da empresa fomentada, ou seja, ela também exerce a função de gestão financeira.

4. Factoring Exportação

Aqui temos uma categoria na qual a operação envolve exportação de bens ou serviços, onde ela é intermediada por duas empresas de Factoring, que defendem os respectivos interesses das empresas situadas em cada país compreendido na transação.

5. Factoring Matéria-Prima

A Factoring atua como intermediária da sua cliente, a empresa fomentada e os seus fornecedores de matéria-prima.

Ou seja, o Factor paga à vista o fornecedor, e tem garantido seu direito futuro de receber da contratante o reembolso do valor correspondente, com os lucros colhidos da transformação desta matéria-prima. 

Além disso, quanto à forma de pagamento, o Factoring ainda pode ser dividido em dois tipos:

Factoring com recursos

Primeiramente, essa é a modalidade em que há obrigação de reembolsar o valor adiantado, caso o devedor não honre o seu compromisso. 

Aqui, costuma-se dizer que a fomentada tem responsabilidade subsidiária.

Factoring sem recursos

Por fim, essa modalidade é uma espécie na qual o risco do inadimplemento é todo do Factor, ele suporta sozinho as consequências da falta de pagamento.

Como trabalhar na área de Factoring?

É importante entender minimamente o processo histórico que se fez a criação do profissional de Factoring nessa área.

Sendo assim, antigamente o mercado se baseava em apenas uma pessoa que andava pelas ruas centrais das cidades europeias à procura de comércios que tivessem vontade de vender a sua cartela de clientes com venda ativa no modo a prazo. 

Logo, esse agente de fomento mercantil era responsável pela apresentação do “produto”, do fechamento da venda e da manutenção dessa carteira quando os clientes se tornavam dele. 

Desta forma, ele auxiliava o financeiro da empresa, oferecia oportunidades de crescimento e fomentava a economia da região.

Esse agente da época era chamado operador de fomento, como é mais comumente conhecido atualmente.

Atualmente, este profissional atua no mercado de fomento mercantil e tem ganhado cada vez mais espaço no mundo. 

Áreas correlacionadas que um operador de Factoring pode atuar

Entretanto, além de poder ser um operador de Factoring, este profissional também pode se tornar um analista, agente comercial ou gerente de área – seja cobrança, jurídico, crédito e/ou tecnologia da informação. 

Embora, atualmente não tenhamos uma formação específica para este tipo de profissional, ainda assim, existem um perfil com competências específicas que têm sido cobiçados pelas empresas do ramo.

Sendo assim, pessoas com experiência em:

  • gestão comercial;
  • vendas ativas;
  • economia;
  • advocacia;
  • gestão financeira;
  • gestão administrativa.

Estas, costumam ser sondadas por empresas de fomento mercantil.

Uma dica valiosa que nós queremos te dar é que, a Associação Nacional de Fomento Comercial, instituição especializada no mercado de Factoring, disponibiliza diversos cursos na área de fomento mercantil.

Ou seja, profissionais que já trabalham na área, ou até mesmo profissionais que estão pensando em uma transição de carreira podem realizar inscrições para se aprimorar neste mercado.

No entanto, além de cursos básicos como o de agente de fomento comercial, a associação também disponibiliza palestras com temas das novas tecnologias do fomento comercial.

E ainda, conhecimentos específicos sobre antecipação de recebíveis de cartões de crédito, fundamentos jurídicos no contrato de fomento comercial, dentre outras.

Assim sendo, as possibilidades de aprimorar o seu conhecimento na área de Factoring são bem abrangentes.

Por isso, não deixe de explorar todas as possibilidades deste setor e fique por dentro de outros artigos como este no nosso portal. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.