InícioDicasO que significa ter um mindset de crescimento?

O que significa ter um mindset de crescimento?

Caro estudante, você sabe o que é ter um mindset de crescimento? Embora, fisiologicamente, o cérebro e os demais órgãos que envolvem a mente sejam imutáveis, a mentalidade em si, pode ser mudada. 

Certamente, você deve ter uma pessoa que admira muito pelo sucesso, inteligência ou talento. Nesse sentido, podemos citar o exemplo do inventor americano Thomas Edison, conhecido em todo o mundo por suas invenções geniais. No entanto, mesmo Edison que era realmente um indivíduo muito inteligente e talentoso,  teve seu processo mental para criar. Ou seja, ele não desenvolveu a lâmpada em um dia, nem mesmo sozinho.

Acima de tudo, foi um processo longo e lento de curiosidade, dedicação e muito trabalho. Em outras palavras: crescimento.

Para entender mais estes aspectos da mentalidade, continue lendo adiante!

A mentalidade fixa

Antes de pensarmos sobre mentalidade de crescimento, é importante entender o que é mensalidade fixa. Dito isso, podemos dizer que a mentalidade fixa é baseada na crença de que a inteligência, os talentos e outras habilidades, são estáticas. 

Ou seja, se você tem uma mentalidade fixa, você acredita que nasceu com um certo nível de inteligência, algumas inclinações, qualidades e talentos que você absolutamente não pode mudar.

Portanto, se você tem uma mentalidade fixa, provavelmente temerá não ser inteligente ou talentoso o suficiente para atingir seus objetivos. Logo, você evitará expressar seu potencial, engajando-se apenas em atividades que sabe que pode fazer bem.

Afinal, o que é mindset de crescimento?

Entendido o que é mentalidade fixa, vamos ao conceito de mindset de crescimento. Basicamente, é a compreensão de que habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas. Portanto, pessoas com uma mentalidade construtiva acreditam que, com o investimento de tempo e esforço, podem se tornar mais inteligentes e talentosas. Logo, podem construir as habilidades que desejam e praticam os passos para conquistá-las. 

Como surgiu o termo mindset de crescimento?

A pesquisa sobre o tema mentalidade começou através de Carol Dweck, uma cientista americana. Ela ficou maravilhada em um experimento sobre alunos que não ficavam frustrados quando enfrentavam tarefas desafiadoras. Por outro lado, diziam algo como: “Adoro quebra-cabeças complicados”. Ainda, sabiam que estavam aprendendo algo desafiando suas habilidades. 

 Carol Dweck queria saber mais sobre que tipo de atitude diante de grandes desafios. Além disso, estudou sobre como acontece e quais são as consequências positivas quando as pessoas abordam tarefas difíceis dessa maneira.

Como resultado, isso resultou em anos de pesquisa com inúmeros experimentos e estudos com grupos de pessoas muito diferentes. Portanto, Carol Dweck explorou os aspectos da mentalidade construtiva e da mentalidade fixa.

Como desenvolver a mentalidade de crescimento?

Em seu livro, Carol Dweck fornece alguns passos simples para construir  um mindset de crescimento. 

Em síntese, as etapas são as seguintes: 

  1. combata o pensamento negativo

A voz que vem de uma mentalidade fixa sempre impede de melhorar e encontrar o caminho para o sucesso. 

Por exemplo, você pode se perguntar se tem as habilidades ou o talento necessários para um projeto, ao invés de tentar fazê-lo. Ou ainda, a mentalidade fixa se preocupa com o fracasso e com o que as pessoas irão pensar, ou de receber um feedback negativo. Portanto, sempre que alguém com mentalidade fixa está prestes a enfrentar um desafio, ela recua por medo do fracasso. Nesse caso, o conselho é usar o pensamento consciente para combater o pensamento negativo.

  1. Reconheça que você tem uma escolha 

Todos enfrentamos obstáculos, desafios e problemas ao longo de nossas vidas. Porém, a maneira que reagimos a essas situações faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. 

Nesse sentido, se você tiver uma mentalidade fixa, verá os contratempos como prova de que não está à altura do trabalho. No entanto, se você olhar para eles como oportunidades de crescimento, desenvolverá um plano de ação: aprender, trabalhar duro, mudar a estratégia e tentar novamente.

  1. Desafie sua mentalidade fixa. 

Quando você se deparar com um desafio e sentir que é melhor não tentar porque você não tem o talento necessário, lembre-se de que você sempre pode aprender as habilidades para atingir seus objetivos. 

Dessa forma, mesmo se você falhar a primeira vez,  a prática o ajudará a desenvolver o que é necessário e obter sucesso. 

Por exemplo, se você está enfrentando um problema e pensa: “Não tenho certeza se posso fazer isso; ou: “Não acredito que sou inteligente o suficiente”,  desafie essa mentalidade fixa respondendo com: “é verdade, não sou tenho certeza que posso fazer isso e acertar da primeira vez., mas posso aprender com a prática”. Isso mudará tudo, pode acreditar. 

  1. Tome atitudes 

Quando você pratica o mindset de crescimento e age dentro de uma mentalidade construtiva, torna-se muito mais fácil lidar com os obstáculos de uma maneira mais positiva. 

Portanto, sempre pense em qualquer habilidade que queira aprender como se você estivesse praticando guitarra ou flexões – ninguém faz isso perfeitamente na primeira vez. Dessa forma, quando você cometer um erro, você o verá como uma oportunidade de aprender.

→  Dica:  Se você tem uma mentalidade fixa, tente aceitar o feedback e as críticas como uma oportunidade de desenvolver suas habilidades, ao invés de um julgamento sobre suas habilidades. Esteja aberto para aprender e seja menos defensivo. Lembre-se: todos cometem erros!

E aí, quer ser  um médico, por exemplo,  e tem medo de não saber se tem as habilidades? Reconstrua sua mentalidade! Aproveite e leia este artigo que explica bem este aspecto: medicina é uma missão que exige dom?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.