InícioDicasMercado de trabalhoPasso a passo para conquistar um cargo de liderança

Passo a passo para conquistar um cargo de liderança

 

Então você quer conseguir um cargo de liderança? Quer ter uma equipe para chamar de sua e ser a pessoa para quem todos os funcionários do time prestam contas?

Você pode conquistar uma posição de líder com algumas das dicas que te daremos neste artigo. Primeiro, vamos conhecer quem é esse profissional.

Liderar: uma faca de dois gumes

Gerenciar pessoas é uma arte, sem dúvida! Não é apenas ter que decidir sobre isso ou aquilo. Ser um gestor envolve muito preparo técnico e mental. Essa função que, em um primeiro momento pode parecer tão desejada é de extrema responsabilidade e exige muita sabedoria daqueles que a exercem. Tanto preparo se justifica, já que este funcionário terá de responder pelo seu desempenho e pelo de sua equipe. Ele será alvo de muita cobrança pela entrega de resultados e pelas metas estabelecidas.

Um líder ainda tem a responsabilidade de motivar sua equipe de trabalho, mantê-la engajada e produtiva. Então, se para você ser o responsável por si próprio já é um desafio, imagine ter que gerenciar as frustrações e expectativas de todos aqueles que estão sob sua gerência!

Apesar da posição de liderança ter um certo charme, é preciso lembrar que a principal característica de um líder é influenciar as pessoas. Essa não é, certamente uma tarefa muito fácil.

Se para você ela aparenta ser tranquila, continue esta leitura e saiba quais outras habilidades são esperadas daqueles que almejam conseguir um cargo de liderança.

Qual o perfil de um líder?

Um líder ou um aspirante a uma vaga de chefia precisará ficar de olho em algumas das características requisitadas desse profissional. Para conseguir uma vaga de liderança confira algumas das habilidades desejadas desse profissional:

– Aptidão para trabalhar sobre pressão

– Boa comunicação

– Empatia

– Capacidade de resolver problemas

– Pensamento criativo

– Capacidade de negociação

– Ética

Como conquistar um cargo de liderança?

Independentemente da empresa em que você esteja trabalhando ou para qual pretenda ser contratado, com certeza ela tem alguém ocupando o cargo de liderança. Independente do segmento de mercado, do porte ou na nomenclatura que utilizem para se referir a alguém que “está no comando”, todas  elas possuem um gestor.

O Gerente, o Gestor, o Chefe, o Líder, o Encarregado, o Coordenador, o Supervisor, o Diretor, o Team Leader e tantos outros títulos têm como premissa a mesma responsabilidade: liderar pessoas a fim de que entreguem uma meta ou alcancem um resultado mensurável. Então, você está decidido a se tornar um líder, mas não sabe por onde começar? As dicas a seguir vai te dar um norte para o próximo passo.

Autoconhecimento

Desenvolver autoconhecimento é uma missão complicada. Esse processo nos coloca de frente com todos os nossos “fantasmas”, nos faz relembrar os fracassos e fraquezas. Portanto, da mesma maneira, fazer uma reflexão a respeito de sua trajetória torna evidente os pontos fortes, as qualidades e características que te destacam. Esse processo de análise é muito positivo para quem deseja conquistar um cargo de liderança.

Para se tornar um líder, você terá de ter em mente as habilidades que precisará aprimorar, saber o que se espera de alguém nesta posição e então buscar por esse objetivo.

Invista em conhecimento

É sempre bom reforçar: se tornar líder você precisará investir em conhecimento.  O profissional que tem um profundo conhecimento de sua área de atuação se torna uma referência para os colegas de trabalho e fica um passo a frente na direção de conquistar uma vaga de gestão. Invista não somente em uma  graduação.

Portanto, aproveite os inúmeros cursos extracurriculares que são oferecidos, inclusive na modalidade de Ensino à Distância e use o que aprender de novo em sua rotina de trabalho.

Comunique suas expectativas

De nada adianta se dedicar a uma jornada de autoconhecimento e de aquisição de conhecimentos específicos se você não deixar claro o que está buscando. Seus atuais gestores precisam estar cientes que você tem essa ambição.

É claro que você precisará usar de bastante tato para comunicar suas intenções.  Se você quer conseguir um cargo de liderança, aproveite os momentos de feedback, as pesquisas de clima e outras reuniões para deixar claro seus objetivos na empresa. Aproveite ainda os programas de planos de carreira, que sua empresa oferece para concorrer as vagas de gestão.

Trace um caminho e mantenha o foco nele

Mais importante do que ter uma meta é manter-se focado para conseguir atingi-la. Na tarefa de conseguir um cargo de liderança, muitos profissionais acabam se perdendo em meio a tantas oportunidades, vagas, enfim, eles acabam se distraindo com as possibilidades que aparecem no meio do caminho.

Você não pode abraçar o mundo, porém, precisa estar certo de seu desejo e manter-se focado na busca em alcançá-lo.

Entenda que um líder precisa ser um exemplo

Se só de ouvir essa afirmação você já se sentiu desmotivado, fique calmo! Servir de exemplo não quer dizer que você nunca poderá errar, que não poderá jamais admitir suas fraquezas. O mais importante é mostrar aos colegas de trabalho e a seu superior imediato como você lida com essa situação.

Demonstre consciência de suas ações. Peça desculpa, refaça o trabalho, não coloque a culpa de seus erros em outras pessoas. Deixe que sua postura ética e responsável falem por você. E, nunca se meta em fofocas, ainda que elas pareçam inofensivas.

Mantenha-se ligado nas novidades

Tente se manter atualizado e em conexão com as tecnologias e inovações de sua área de atuação. Você poderá inclusive sugerir workshops, palestras e se habilitar como responsável por transmitir esse conhecimento a seus pares. Desta maneira, ganhará mais destaque em sua função e poderá demonstrar aos seus gestores e demais colegas que realmente tem potencial e muita iniciativa!

A essa altura, você  já deve ter percebido que para se tornar um líder será preciso muito preparo e estratégia.

Muitos excelentes profissionais acabam se frustrando com essa posição e optam por retomar a seus postos anteriores. Por isso, você deve ponderar a respeito das motivações que te fazem querer se tornar um líder. Remuneração, visibilidade, bonificação, crescimento pessoal. Portanto, seja qual for a sua razão para buscar por essa carreira, avalie bem suas expectativas.

Contudo, se esta for a sua escolha, não desista. Invista em você. Se começar por grandes empresas for uma de suas pretensões temos uma última dica!

Aproveite e dê uma olhada neste artigo. Nele falamos a respeito da carreira de trainee, e de como conseguir se tornar um gestor sendo um recém-formado, com pouco tempo de carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.