InícioDicasOrientação vocacionalPessoas criativas: 10 melhores opções de faculdade

Pessoas criativas: 10 melhores opções de faculdade

Você se encaixa no grupo de pessoas criativas? Adora criar? Tem muitas ideias que deseja testar? Por mais que, em teoria, as pessoas possam ser criativas em todas as profissões, algumas carreiras exigem mais criatividade do que outras. Portanto, se você é uma pessoa super criativa, e pretende utilizar todo seu talento em uma profissão, nós listamos as 10 faculdades para você expandir todo seu talento.

10 faculdades para pessoas criativas

Pessoas criativas merecem carreiras criativas. Certamente, dentre todas as opções listadas a seguir, você se identificará com a que mais se encaixa em suas preferencias. Assim sendo, ficará mais fácil fazer a escolher sua graduação. Vem conferir!

Arquitetura e Urbanismo

Certamente, a faculdade de Arquitetura e Urbanismo é incrível para o pleno exercício da criatividade. Nesse sentido, os Arquitetos projetam edifícios de vários tipos. Dessa forma, eles se utilizam de propostas na forma de desenhos, textos e maquetes. As atribuições podem ser aplicadas tanto a novas construções, alterações ou ampliações, ou modernização de casas e prédios antigos. Além disso, podem  atuar na área da urbanização e sustentabilidade, que é um campo muito interessante também para exercer a criatividade em função de projetos urbanos sustentáveis.

Cinema e TV

O mundo audiovisual oferece uma grande margem para a criatividade: escrever roteiros, construir personagens … Tanto no cinema quanto na televisão, um cineasta tem a oportunidade de fluir grandemente suas ideias e habilidade imaginária.

Comunicação Social 

A Faculdade de Comunicação Social forma especialistas em comunicação. Logo, os comunicadores  lidam com os processos de comunicação em todo âmbito social, em relações públicas, estudos de mercado, marketing, patrocínio, mas também com a otimização da informação e comunicação interna em empresas pequenas e grandes. Nesse sentido, quem se forma nessa graduação pode exercer grande influencia criativa, pois deve sempre realizar os processos comunicativos adequadamente em cada contexto.

Design Gráfico

Certamente, a faculdade de Design Gráfico pode atender às expectativas das pessoas criativas. Afinal, é um curso que abre portas para carreiras que podem se comunicar por meio de imagens, ilustrações, vídeos, etc.

Design de Moda

Sem dúvidas, nos bastidores da moda, existem pessoas criativas atuando, fornecendo todos os aparatos que encantam as pessoas. Portanto, se você é uma pessoa criativa e ama o mundo da moda, está sempre montando looks, e criando estilos, essa faculdade é para você.

Jornalismo

O curso de Jornalismo é sem dúvidas, uma opção viável e considerável para pessoas criativas. Nesse sentido, para trabalhar, por exemplo, na imprensa, rádio, TV e outras mídias, toda criatividade é bem vinda. Isso porque, os jornalistas são frequentemente especializados e lidam com áreas temáticas variadas, como esportes, política, economia, cultura, culinária, e assim por diante. Logo, toda criatividade para fornecer informações e notícias à sociedade é bem vinda e desejável. Certamente, um jornalista criativo se destaca em sua profissão. 

Marketing 

Marketing é a arte de converter as necessidades do cliente em receita organizacional, de forma estratégica e eficaz. Logo, a criatividade é essencial para o processo de criação de estratégias. Quem ama desenvolver projetos para encantar as pessoas, o Marketing é a escolha certa de faculdade.

Música

A faculdade de Música é, obviamente, um caminho para expandir a criatividade no campo musical. Um músico adquire todo conhecimento  sobre música de diferentes partes do mundo. Além de também expandir seus conhecimentos em criação musical e performance musical, criar músicas e composições, técnicas de gravação, etc. Um músico pode trabalhar com gravação de som, por exemplo, de filmes e jogos. Existem muitas possibilidades para deixar a criatividade fluir.  

Publicidade e Propaganda

É cada vez mais difícil chamar a atenção dos consumidores para determinado produto ou serviço. Nesse sentido, os publicitários precisam constantemente apresentar novas ideias, com muita criatividade. Por isso, a faculdade de Publicidade e Propaganda é um excelente caminho para os estudantes de mente criativa. E, sem dúvidas, com o bônus de ser uma das carreiras mais quentes do momento

Teatro

Os atores expressam e moldam a forma como as outras pessoas pensam, sentem e agem.  Dessa forma, podem atuar ou criar roteiros e peças teatrais, e a criatividade é o ponto chave nessa carreira. Existem varias faculdades publicas e privadas no Brasil que oferecem a graduação em Teatro. 

Pessoas criativas  e o trabalho

Qual a importância de uma empresa focar na criatividade? A criatividade no trabalho aumenta a produtividade e, portanto, é um aspecto ao qual os gerentes e recrutadores atribuem grande importância. Nesse sentido, o conceito e a ligação entre criatividade, trabalho e produtividade podem ser encontrados em grandes empresas.

Nesse sentido, a grande empresa Google, por exemplo,  sempre teve o compromisso de criar locais de trabalho adequados para seus funcionários. Logo, projetando ambientes que estimulam a criatividade e a inspiração de seus funcionários.

Outros exemplos de empresas que apostam na criatividade são: Airbnb, que ocupou o primeiro lugar em 2016 entre as melhores empresas para trabalhar, de acordo com o site americano Glassdoor. Outro exemplo é a empresa de software de marketing HubSpot, que se destaca por uma política empresarial inovadora e transparente fortemente focada no crescimento dos seus próprios trabalhadores.

Dessa forma, não restam duvidas de que a criatividade é fundamental no local de trabalho, porque permite a criação de novas ideias. Nesse sentido, organizações, empresas, universidades e instituições estão destacando cada vez mais a habilidade da criatividade. 

Pessoas criativas em profissões autônomas

Vale lembrar que não somente em empresas e empregos fixos essa regra é válida. Pessoas criativas podem exercer várias profissões de forma autônoma. As principais são:

Maquiador

O maquiador é uma profissão criativa e também uma excelente opção para quem é fascinado por maquiagens.
É uma das carreiras viáveis  para quem quer trabalhar no mundo da beleza .

Tatuador

Entre as profissões criativas, o tatuador ocupa as primeiras posições. É um trabalho responsável, e altamente artístico. Nesse sentido, O tatuador cria imagens permanentes na pele de outras pessoas, portando, não admite margem de erro. A criatividade nessa profissão é tudo e também afeta diretamente os ganhos.

Copywriter 

Copywriter é uma profissão emergente, cujo termo é usado para indicar um profissional que vende com a escrita. Em geral, podemos dizer que o copywriter é um tipo de redator que lida com a elaboração de textos originais para blogs e revistas, posts para páginas de empresas e redes sociais. Logo, a criatividade é fundamental para atuar como copywriter.

Desenvolvedor Web

Os desenvolvedores  Web abrangem um conjunto de profissões relacionadas, como programador, cientista de dados, analista de dados, etc. Logo, são profissões em que combinar fortes habilidades técnicas com criatividade tornam-se essenciais.

Um desenvolvedor web é, portanto, um profundo conhecedor de aspectos, como códigos web, experiência do usuário (UX) e ferramentas que visam monitorar o andamento do site, mas também é um artista e um criativo, porque desenvolve o design do das páginas da Internet.

Afinal, pessoas criativas já nascem criativas?

Frequentemente, tendemos a dividir as pessoas em dois grupos: criativos e não criativos. Mas a criatividade não funciona bem assim. Logo, criatividade é apenas pensar, e o cérebro pode ser treinado para pensar criativamente. Na verdade, é possível aprender a habilidade criativa por meio de métodos. Portanto, todos podem se tornar pessoas criativas. Você também!

Dicas rápidas e práticas para você se tornar uma pessoa criativa

Uma prática muito simples de aplicar e que pode levar sua mente a trabalhar em diferentes níveis de criatividade é simplesmente  anotar tudo o que vem à sua cabeça a qualquer hora do dia. Para fazer isso, basta você  usar um caderno  simples ou qualquer bloco de papel. Se você preferir meios digitais, pode usar seu aplicativo de notas favorito.

Não importa se a informação contida não está perfeitamente ordenada, o importante é não perder aqueles pequenos lampejos de “gênio” do dia a dia. A outra etapa é retornar ao caderno, e dar vidas às ideias, conectando-as ou adaptando-as às suas necessidades criativas. Quanto mais pensamentos e ideias você escreve, mais senso criativo você desenvolve, tornando-se uma fonte de ideias inovadoras.

Outras  dicas para estimular a criatividade são:

  • Cerque-se de pessoas criativas
  • Aprenda a improvisar as atividades que você faz todos os dias
  • Pratique atividade física
  • Estimule sua mente
  • Aprenda um conceito novo todos os dias
  • Aprenda um novo idioma
  • Faça alguns trabalhos manuais
  • Encontre novas ferramentas para o seu trabalho
  • Faça novas experiências : viaje, explore e descubra coisas e lugares novos
  • Siga seus instintos durante o processo de criação
  • Mude sua rotina e hábitos
  • Invista no seu crescimento pessoal
  • Combine elementos opostos em suas ideias  e projetos
  • Escreva um diário de sonhos

Certamente, praticando algumas dessas dicas, sua criatividade fluirá livremente. Veja aqui uma profissão que exige criatividade: Arquitetura.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.