InícioDicasMercado de trabalhoPor que fazer faculdade se já estou empregado?

Por que fazer faculdade se já estou empregado?

Muita gente se pergunta se vale a pena fazer uma faculdade já estando empregado. Pensam se isso será proveitoso a certa altura da vida. Alguns acreditam que por estarem empregados a bastante tempo em uma mesma empresa, ou terem muita experiência no que fazem, podem negligenciar suas carreiras e não optar pelo ensino superior.

Esta mentalidade além de equivocada, pode estar te afastando de um futuro muito mais promissor. Então, neste artigo te contaremos porque você deve optar por se graduar, mesmo estando bem empregado. Bora?

O mar não está para peixe

É do conhecimento da maioria das pessoas as dificuldades pelas quais atravessamos atualmente. Os níveis de desemprego aumentaram consideravelmente, sobretudo pela crise econômica e pela pandemia de Covid-19. Os jovens continuam sendo os mais afetados pela atual situação, porém muitos profissionais experientes também sofrem com as consequências deste cenário econômico. Sendo assim, está visivelmente cada dia mais difícil conquistar uma recolocação no mercado de trabalho ou mesmo conseguir uma promoção na empresa. Por esta razão é cada vez mais urgente buscar por uma qualificação profissional que tenha como base o nível superior. No entanto, o medo do desemprego não pode ser sua única motivação para fazer uma faculdade. Portanto, vamos te falar de outras vantagens em tomar esta decisão mesmo que você  tenha um vínculo empregatício.

Aproveite o fato de estar empregado

Pode parecer um tanto paradoxal, mas não é muito sensato deixar para se qualificar justamente quando se perde o emprego. O período em que um candidato passa quando se desliga de uma empresa costuma ser bem tenso, e com isso é possível que não consiga se focar em sua qualificação profissional. A busca por uma nova oportunidade somada a outros fatores, como a insegurança financeira, por exemplo, pode servir de empecilho para que pessoas desempregadas invistam em sua formação. Logo, optar pelo ensino superior justamente quando estamos empregados é bem mais vantajoso.

Muitas empresas têm convênios com instituições de ensino superior. Por isso, é possível se beneficiar de uma bolsa e se preparar ainda mais para possíveis imprevistos na carreira. 

O “Convênio Empresa” é um tipo de parceria firmada entre as instituições de ensino superior e empresas dos mais diversos segmentos. Sendo assim, se sua empresa aderir a esta opção você e seus dependentes poderão obter descontos nas mensalidades de vários cursos de graduação e pós-graduação. 

Saiba mais aqui!

Aumente a sua autoconfiança

Profissionais com algum tempo de empresa podem se sentir desprestigiados quando um novo funcionário é contratado para a mesma função. Isso acontece porque eles podem se sentir inseguros diante de um colega de trabalho muito mais qualificado. Alguns funcionários se queixam ao perceberem que o progresso profissional de outros companheiros de trabalho, por vezes, recém-contratados, acontece de forma mais rápida. Entretanto, ignoram o investimento de seus pares. Querem colher, mas não querem plantar! 

Pessoas que se dedicam a sua qualificação profissional torna-se mais confiantes. Elas têm consciência de seus saberes e da relevância de sua atuação. Mesmo quando atravessam períodos difíceis, como o desemprego, por exemplo, assumem uma postura menos pessimista, porque confiam em seus conhecimentos e sabem que conseguirão uma nova oportunidade, que será questão de tempo.

Consiga alavancar seu plano de carreira

É previsível e natural que após alguns anos em uma mesma empresa tenhamos o desejo de conseguir uma promoção. Todos trabalhamos almejando uma renda melhor, em funções que sejam compatíveis com nossa formação e nossas metas profissionais. Contudo, sabemos que não está nada fácil conseguir se destacar em meio a tantos bons profissionais, sobretudo com tantas pessoas interessadas por uma mesma vaga. A concorrência entre os candidatos está cada vez mais acirrada, e muitas vezes o ensino superior nem pode ser considerado como diferencial. Muitos profissionais optam por uma pós-graduação, e aqueles que não se qualificam precisam se conformar com a possibilidade de não serem lembrados no caso de um processo seletivo interno. 

Trabalhe com mais satisfação

Por vezes, a falta de oportunidades nos faz optar por um determinado caminho. Assim sendo, alguns profissionais permanecem anos trabalhando em uma empresa, em uma função sem ter a menor motivação para continuar. É como se eles fizessem o que fosse preciso, e não aquilo que desejam. A necessidade se sobrepõe à vontade. Essas pessoas descobrem muito cedo a urgência em trabalhar e acabam se acomodando e permanecendo na mesma atividade por anos, sem qualquer satisfação. 

Cursar uma faculdade mesmo estando empregado é a sua oportunidade de poder se arriscar e assumir novos desafios. Você poderá contar com a segurança de um emprego enquanto se capacita para poder investir na carreira que realmente deseja. 

Tire proveito de suas relações interpessoais

Optar por realizar uma faculdade mesmo estando empregado é uma decisão assertiva. Você poderá ampliar sua lista de contatos profissionais e até conquistar uma vaga melhor. Além disso, poderá contar a outros suas experiências de vida, e servir de inspiração.

O mais importante é que o ambiente acadêmico é muito próspero. Pessoas de todas as áreas circulam pelas universidades e você pode se conectar a elas. No entanto, esteja ciente que o networking não é uma via de mão única. Você também poderá interagir com seus contatos e desta maneira, todos os envolvidos se beneficiam.

Por fim, independentemente de quais sejam os seus objetivos profissionais, de quais sejam as suas ambições, a escolha pelo nível superior pode ser decisiva para o seu sucesso. Fazer faculdade, mesmo estando empregado é uma escolha sensata.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.