Por que Minecraft faz tanto sucesso?

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound. Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias. Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online. Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

Se você gosta de games, provavelmente já ouviu falar ou até mesmo já jogou Minecraft.

Criado em 2009, o jogo ganhou credibilidade e já se tornou mais do que apenas um game para muitas pessoas. É permitido que as pessoas criem amizades verdadeiras e se expressem criativamente em Minecraft.

Além disso, permitiu que escolas o usassem como ferramenta de aprendizagem, e serve também como uma válvula de escape para as pessoas se livrarem de quaisquer problemas ou responsabilidades em suas vidas apenas por um momento e se perderem no Minecraft e seu mundo infinito.

Minecraft é um jogo tão expansivo que não existe apenas uma comunidade para o jogo, mas várias sub-comunidades. Vamos rapidamente falar sobre como essas sub-comunidades são significativas e como ajudaram o jogo a se tornar o que é hoje.

Comunidades e sub-comunidades do Minecraft

O coração das comunidades de Minecraft está no YouTube, onde milhares de fãs dedicam inúmeros vídeos ao jogo. Muitos inclusive especializaram seus conteúdos exclusivamente em Minecraft, e conseguiram se sustentar muito bem apenas com isso.

Isso já fala muito sobre o jogo, mas você já se perguntou como tantos youtubers de Minecraft podem coexistir com sucesso? Simplesmente pela razão de que este é um jogo que não segue um padrão linear. Ou seja, ele nunca aponta em uma única direção, nem explica sobre o que fazer, apenas permite que você aprenda.

Depois que aprendemos tudo por nossa conta, diferentemente da maioria dos jogos, cada experiência em Minecraft é única.

E com a grande variedade de conhecimentos que o jogo tem a oferecer, muitos compartilharam suas experiências e conhecimentos, e mostraram o que eles fizeram em seus jogos para o público, através do YouTube, que permitiu essas viagens únicas e ideias para serem vistas por milhões de pessoas.

Para simplificar tudo isso, é a incrível variedade de experiências que o Minecraft tem que torna o jogo tão atraente para jogar e assistir, além do YouTube permitir que as pessoas assistam às experiências de outras pessoas em uma escala muito grande. Isso diversifica as pessoas para desfrutar de várias partes diferentes do jogo, expandindo a comunidade Minecraft em sub-comunidades.

A grande variedade de formas de jogar em Minecraft

A maioria das pessoas começa assistindo a um vídeo do Minecraft e assim aprende como o jogo funciona. E conforme o interesse vai crescendo, ela percebe que existe muito mais no jogo. A melhor parte disso é saber o que os outros estão fazendo com ele também, pelo fato de ser totalmente customizável.

Então, o que são as sub-comunidades de Minecraft? Basicamente, são subgêneros do mesmo. Veja quantos existem:

  • Modo Sobrevivência
  • Modo Criativo
  • Modo Competitivo
  • Tutoriais de como montar casa
  • Tutoriais de como usar pedra vermelha
  • Experimentos com a pedra vermelha
  • Animação 3D
  • Mapas de aventura individuais e multijogadores
  • Vídeos informativos
  • Filmes curtos
  • Paródias musicais
  • Vitrines de megaestruturas
  • Atualizações ou previews
  • Lapsos de tempo

Isso é apenas uma parcela do que já foi criado e postado como conteúdo de vídeo sobre Minecraft nas comunidades e sub-comunidades. Tenho certeza que você pode adicionar alguns à lista também e isso é uma prova do que Minecraft alcançou.

Apesar de quantos subgêneros realmente existam com Minecraft, as comunidades e visualizadores que pertencem a eles não estão nem mesmo divididos, eles são diversos.

Por exemplo, pessoas que gostam do modo sobrevivência também podem assistir regularmente a vídeos sobre lapsos de tempo do Minecraft. Além de tornar sua experiência de jogo única, permite com que você assista e aprenda ativamente. Algo que torna seu papel no jogo muito mais especial.

Números impressionantes

Em 2020, Minecraft passou a marca de 200 milhões de cópias vendidas, número que incluem tablets, smartphones Playstations 3 e 4 e PC. O sol nunca se põe em uma parte da Terra onde o Minecraft não está sendo reproduzido ou assistido. Para ter uma ideia da quantidade de fãs, se todos que jogam Minecraft dessem as mãos seria possível dar a volta no planeta Terra praticamente duas vezes.

Minecraft se transformou em uma cultura com milhares de participantes de convenções em que jogadores da enorme comunidade podem se encontrar pessoalmente e interagir todos os anos. Eles dão presentes, brindes e até mesmo prêmios, e o mais interessante é que o jogo dá oportunidade para outras empresas fazerem marketing com sua marca.

O jogo, perto de outros, não é tão caro pelo o que tem a oferecer. Ele em si é muito bem desenhado e estruturado e com fácil manutenção, conseguindo atender pessoas que querem ultrapassar seus limites.

Quem joga desde o princípio viu o jogo crescer em qualidade e variedade a cada nova atualização que veio e se foi. E isso é apenas o Minecraft, sua comunidade e os desenvolvedores ainda estão testando os limites para ver aonde eles ainda podem levar esse fenômeno.

Acredite ou não, Minecraft teve uma grande influência sobre muitos outros jogos fantásticos. Alguns jogos de sobrevivência ou sandbox que você joga hoje derivam dos principais elementos de jogabilidade que popularizaram Minecraft, e poderiam nem mesmo ter existido se não fosse por ele.

Podemos dizer que ele foi popularizado como o jogo indie de maior sucesso de todos os tempos. Se você joga em um console ou PC, se tornou parte de uma das maiores conquistas do jogo. Além de ensinar às pessoas novas formas de aprender e se divertir enquanto têm a experiência de jogar Minecraft, este é um jogo que mudou a indústria dos jogos para sempre.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 3 / 5. Contagem: 2

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.