InícioPós-graduaçãoEngenhariaPrincipais áreas de atuação da Engenharia Mecânica

Principais áreas de atuação da Engenharia Mecânica

Sabemos que as engenharias estão entre as carreiras e os cursos mais buscados ao redor do país. E não é para menos, além da diversidade de atuação e de mostrarem alguns dos salários mais bem pagos do país, a Engenharia é uma área que tem mostrado mercado constantemente aquecido. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre uma das principais especializações. Trouxemos algumas das principais áreas de atuação da Engenharia Mecânica.

A demanda por profissionais qualificados é vasta e as possibilidades de trabalho vão muito além da criação de motores automotivos, sabia? Em termos gerais podemos dizer que, entre as áreas da Engenharia Mecânica, estão, enfim, os trabalhos com criação, produção e operação de máquinas e ferramentas. Além de ser uma das áreas mais diversas, ela é uma das mais antigas da engenharia.

E vale lembrar que, por lei, somente os profissionais com diploma de curso superior podem exercer a profissão. O profissional de Engenharia Mecânica é responsável por desenvolver equipamentos e máquinas para diversas indústrias. Como, por exemplo, aeronáutica, eletrodomésticos, automotiva e informática. O engenheiro mecânico pode, para começar, trabalhar com planejamento de produção, controle de estoque, refrigeração, combustão e gestão de qualidade. Logo, são muitas possibilidades.

Quais são as 10 principais áreas de atuação da Engenharia Mecânica?

O curso de Engenharia Mecânica começa com uma boa dose de disciplinas básicas de Ciências Exatas, então, é bom gostar dessa área. Bom raciocínio lógico e bom conhecimento em matemática podem ser considerados alguns dos pré-requisitos para um bom engenheiro mecânico. Enfim, um jeito mais amplo de ver o trabalho desse profissional é pensar que ele cria elementos mecânicos para solucionar problemas da vida real.

Por ser uma profissão abrangente, as oportunidades são boas em diversas indústrias, como montadoras de automóvel, indústria têxtil e eletrônica. Além disso, outros campos podem demandar mão de obra especializada em Engenharia Mecânica como a indústria petroquímica, de açúcar, álcool e gás. Vamos entender um pouco mais das 5 áreas de trabalho mais conhecidas?

Automobilística

Essa talvez seja uma das áreas de trabalho mais conhecidas do Engenheiro Mecânico. Aqui ele será responsável por elementos que fazem parte da cadeia de produção, desde a gestão de produção até a gerência de projetos e direção geral. E, no meio do caminho, o profissional passa por projeto como, por exemplo, de componentes, sistemas de refrigeração, suspensão, motores e carroceria.

Petroquímica

Nessa indústria, o profissional pode desenvolver projetos diferentes como, por exemplo, refino, bombeamento, processamento e distribuição de produtos petroquímicos. Ele também trabalha com equipamentos da planta e da gestão de equipes.

Metalúrgica

Na área metalúrgica o engenheiro pode trabalhar com a realização de condução de projetos, organizar a produção, além de gerir recursos e suprimentos. O profissional pode ainda comandar equipes e gerenciar setores do projeto.

Máquinas e Equipamentos

Nessa função o engenheiro mecânico projeta e comanda a fabricação de máquinas e ferramentas da área. Além disso, o profissional pode desenvolver equipamentos de teste.

Indústria Energética

A Engenharia Mecânica é mais uma das áreas positivamente impactadas pelo aumento da preocupação global em encontrar alternativas energéticas mais sustentáveis, como biocombustíveis. Com isso, engenheiros mecânicos podem ser responsáveis pela supervisão de projetos em uma usina, por exemplo.

O trabalho, nesse caso, vai desde a sua construção até a definição da estrutura organizacional. Outro campo interessante é na produção de energia eólica. Quando os engenheiros mecânicos são de grande importância para o desenvolvimento de turbinas.

E quais são as outras possibilidades nas áreas da Engenharia Mecânica?

Além das áreas de especialização mais conhecidas existem, enfim, outras possibilidades para um engenheiro mecânico. As áreas da Engenharia Mecânica passam também pelo setor público e bancos, por exemplo. E, para quem gosta de experimentar outros espaços, existe a carreira acadêmica, além de pesquisa e desenvolvimento. Para facilitar, trouxemos um pouco mais sobre cada uma delas.

Bancos

Os bancos estão entre as áreas de atuação da Engenharia Mecânica, sabia? A capacidade de análise e síntese de um engenheiro, além de sua boa formação matemática, transforma esses profissionais em ótimos analistas de mercado. Por isso, muitos bancos solicitam engenheiros mecânicos para trabalhar em áreas de análise e investimento.

Setor Público

Outra possibilidade de atuação é o setor público, quando o engenheiro mecânico pode atuar até mesmo na fiscalização e condução de obras. Aqui o profissional pode trabalhar também para o governo estadual e federal, auxiliando no desenvolvimento regional com o seu conhecimento em projeto e gestão.

Pesquisa e Desenvolvimento

Aqui o profissional pode trabalhar com a pesquisa para inovação e desenvolvimento de novos produtos. Uma área que emprega profissionais qualificados. Nessa especialização o engenheiro mecânico realiza projetos detalhados em 2D e 3D, por exemplo, para que as peças sejam fabricadas e comercializadas. Nesse caso é fundamental estudar muito e ter um amplo conhecimento dos principais softwares de Engenharia.

Manutenção

Para os profissionais que preferem trabalhar mais próximos das fábricas, aqui o engenheiro mecânico é responsável por manter todos os equipamentos do local calibrados e prontos para a produção. Ele pode trabalhar também em estações de petróleo e manutenção de aviões.

Carreira Acadêmica

Outra possibilidade profissional é a carreira acadêmica, que foca na formação de novos engenheiros. Para atuar nessa área o profissional deve dar continuidade aos estudos, passando pela pós-graduação, mestrado e doutorado.

E o que mais posso saber sobre o mercado?

Agora que você já sabe um pouco do que faz um Engenheiro Mecânico e das principais áreas de atuação da Engenharia Mecânica, fica mais fácil escolher que caminho seguir. É importante pesquisar muito antes de decidir que área combina mais com o seu perfil e as suas ambições de trabalho.

Os engenheiros mecânicos podem trabalhar como pesquisadores, projetistas e gestores da tecnologia de pequenas e grandes empresas. As áreas de atuação da Engenharia Mecânica, como você pode perceber, são diversas.

Para quem quer se tornar engenheiro mecânico uma das principais regiões de atuação do país está na região Sudeste. Lá estão concentrados os principais polos industriais do país. E vale lembrar que o mercado procura profissionais cada vez mais qualificados neste campo. Por isso, é importante estudar muito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 67

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.