Principais dificuldades para estudantes de Enfermagem

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul

Um dos cursos mais procurados entre Faculdades ao redor do Brasil, a Enfermagem representa uma carreira de grande importância para a sociedade. Além do aspecto social, a variedade e oferta de empregos no mercado de trabalho atual costumam ser fortes atrativos para quem escolher fazer o curso. Mas, quais são as principais dificuldades para estudantes de enfermagem no país?

Por ser um curso onde teoria e prática caminham lado a lado, com grande importância para as aulas em campo e estágios em hospitais, algumas das dificuldades estão relacionadas justamente a essa etapa. Para ajudar os enfermeiros que estão prestes a entrar no mercado, reunimos três das principais dificuldades para estudantes enfermagem atualmente:

Quais são as principais dificuldades para estudantes de enfermagem?

  1. Falta de materiais nos hospitais, principalmente nos públicos
  2. Insegurança e falta de prática no primeiro trabalho
  3. Pouco aprendizado em liderança

Falta de materiais, principal dificuldade para estudantes de enfermagem

A falta de materiais básicos para o atendimento de pacientes costuma ser um problema recorrente em hospitais ao redor do país. Principalmente nas instituições públicas. Essa escassez pode afetar os estudantes tanto durante a faculdade quanto depois da formação completa. Durante os estudos, esse problema aparece durante os estágios práticos obrigatórios, que são fundamentais para colocar o aprendizado em prática em uma rotina hospitalar.

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

E depois da conclusão do curso, os enfermeiros enfrentam o mesmo problema na busca pelos primeiros trabalhos. Principalmente quando esse início da carreira é feito em hospitais menores, com menos verba e em regiões com menor investimento público.

Insegurança e falta de prática no primeiro trabalho

Apesar dos estágios obrigatórios, muitos enfermeiros relatam sentir insegurança e falta de prática na rotina durante os primeiros trabalhos. Isso mostra que é muito importante oferecer treinamento também para os enfermeiros que estão em início de carreira. Além disso, para minimizar o problema, é essencial que os estudantes de enfermagem se dediquem ao máximo. Com muita pesquisa de campo, treino e observação, para aprender o ofício na prática.

Falta de liderança

Outro problema relatado por enfermeiros em seus primeiros anos de profissão é a falta de aprendizado no que diz respeito à liderança durante o período da faculdade. E essa segurança para liderar é importante na hora de atender pacientes. E também para conversar e orientar familiares, além de coordenar possíveis situações na equipe.

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Agora que você já conhece três das principais dificuldades para estudantes de enfermagem, vale a pena lembrar de se preparar. Além disso, aproveitar o máximo possível o período de estudos. Assim, alguns desses problemas podem ser evitados, impactando de forma positiva o mercado de trabalho.

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.