InícioCursos LivresProva da OAB: guia prático para ir bem e ser aprovado

Prova da OAB: guia prático para ir bem e ser aprovado

A prova da OAB é obrigatória para quem quer atuar como advogado. Por isso, surgem muitas dúvidas sobre o exame e o que se deve estudar. Por isso, saiba a seguir como passar logo na primeira tentativa.

O que é OAB?

A entidade que regula a advocacia no país é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A mesma possui a função de defender os Direitos Humanos, a Constituição e a Justiça Social.

Embora não tenha relação direta com o governo federal, a OAB é um serviço público. Portanto, é uma instituição autônoma, sem fins lucrativos e com seu próprio Código de Ética.

Com a fiscalização e orientação da Ordem, é possível melhorar as práticas da profissão. Por essa razão há um Estatuto que sofre mudanças com o tempo.

Para que serve a prova da OAB?

Nem todo bacharel em Direito deve fazer a prova da OAB, mas, sim, futuros advogados. Dessa forma, o Exame de Ordem Unificado serve para testar noções da área. Caso seja aprovado, o graduando tem o direito de exercer a advocacia.

Por meio do teste, é possível obter o registro profissional e conseguir a carteira da Ordem. Além disso, há outros benefícios como:

  • Averiguar qualquer processo que não corra em sigilo;
  • Livre acesso a toda repartição judicial e contato com magistrados;
  • Autorização para apontar erros em audiências ou julgamentos;
  • Comunicar-se com os clientes em qualquer circunstância;
  • Direito de liberdade até o julgamento, caso haja uma acusação.

Em suma, a prova da OAB nivela a qualidade daqueles que querem trabalhar nesse campo. Por isso, o exame é rigoroso e essencial para o Direito em si.

Quem deve fazer a prova da OAB?

Nem todos os bacharéis em Direito devem fazer a prova da OAB. Contudo, é obrigatória para quem deseja ser advogado. Assim, todos os formados ou formandos podem fazer o exame. Ou seja, alunos a partir dos últimos dois semestres.

Como é a prova da OAB?

A avaliação tem duas fases, uma objetiva e outra dissertativa. Mas, para fazer a segunda etapa, o candidato deve acertar mais da metade das questões na primeira. Em ambos os ciclos, o exame tem duração de 5 horas. A seguir, veja como funciona cada um.

Primeira etapa

Na prova inicial, o candidato deve responder a 80 questões de múltipla-escolha. Ainda, as questões são sobre 17 áreas do Direito, distribuídas de forma aleatória. As perguntas tem 4 alternativas e cada uma vale 1 ponto. Ou seja, a nota pode variar de 0 a 80.

Além de testar os conhecimentos no campo, o exame avalia noções em relação à própria Ordem. Por isso, o futuro advogado deve dominar o Estatuto da Advocacia e da OAB, assim como seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

Segunda fase

Durante a etapa posterior, quem fizer a prova da OAB, verá 4 questões discursivas. Nesse caso, cada uma vale 1,25 pontos. Depois, o candidato deverá elaborar uma peça processual que valerá 5 pontos.

Essa fase é mais específica que a primeira. Portanto, existe a opção de escolher o ramo que a avaliação abordará. As alternativas são em Direito:

  • Administrativo;
  • Civil;
  • Empresarial;
  • Penal;
  • Trabalhista;
  • Constitucional;
  • Tributário.

Repescagem

Quem passar na primeira fase, mas não se sair bem na segunda, terá outra chance. Dessa maneira, o candidato não precisa repetir todo o processo desde o começo.

Quando é a prova da OAB?

O exame possui uma edição, em média, a cada quatro meses. Então, as provas acontecem nos meses de janeiro, maio e setembro. Quem organiza a prova da OAB é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por isso, é bom ficar de olho no site da instituição.

Como estudar para a prova da OAB?

Há muita coisa em jogo quando o estudante faz a prova da OAB. Afinal, seu futuro profissional como advogado depende dessa aprovação. Por essa razão, é normal ficar nervoso no período anterior ao exame. Assim, o melhor é se preparar com tempo. A seguir, veja algumas dicas.

Organize-se

Antes de tudo, é crucial ter um cronograma para facilitar os estudos. Logo, consulte o calendário e distribua o conteúdo de acordo com o tempo disponível. Além disso, priorize os temas importantes ou que são mais difíceis para você.

Use as edições anteriores

Uma dica de estudo muito importante é analisar as provas dos outros anos. Dessa forma, você poderá conhecer melhor o estilo do exame. Ao mesmo tempo, fazer simulados ajudará a revisar o conteúdo.

Saiba quais disciplinas priorizar

17 matérias são objeto de avaliação, mas a maioria das questões são sobre 7. Inclusive, elas representam mais da metade da prova. Por isso, se concentre mais nessas disciplinas:

  • Ética Profissional;
  • Direitos Civil, Constitucional, Administrativo e Penal;
  • Processos Civil e Penal.

Por outro lado, Direitos do Trabalho, Tributário e Empresarial, além de Processo do Trabalho são mais de 20% do teste. Também é um número alto de questões, então, dê atenção também a esses. Por fim, estude as outras matérias para cobrir todos os assuntos e não ter surpresas.

O que fazer na hora do exame?

Para se dar bem na prova da OAB é essencial estudar bastante. Por outro lado, mais que conhecer o conteúdo, é preciso preparar-se para outros detalhes. Controlar o nervosismo ou interpretar bem as questões, por exemplo. Então, confira como lidar com esses obstáculos.

Controle o tempo

Apesar do exame durar 5 horas, cada uma das 80 perguntas precisam de leitura. Aliás, as 10 questões da segunda fase exigem ainda mais concentração do candidato. Assim, tenha em conta o tempo disponível para resolver cada problema.

Mantenha a calma

Ficar ansioso na hora da prova da OAB não vai ser de grande ajuda. Por mais que seja difícil manter o nervosismo sob controle, confie no que você estudou. Dessa forma, sempre que sentir o estresse, respire fundo e concentre-se no que sabe melhor.

Leia tudo com atenção

Interpretar as perguntas de forma correta pode ser a diferença entre a aprovação ou não. Portanto, preste bastante atenção aos detalhes, já que questões do tipo “marque a alternativa incorreta” são comuns.

É possível passar de primeira no Exame da Ordem

Conseguir passar na prova da OAB é um grande marco para a vida profissional. Mas, para alcançar essa conquista, é crucial se dedicar aos estudos, seja por conta própria ou com o apoio de um curso preparatório. Dessa forma, é possível passar de primeira! Assim, valerá a pena todo o esforço para se tornar um advogado de sucesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.