InícioGraduaçãoQuais documentos necessários para a matrícula na faculdade?

Quais documentos necessários para a matrícula na faculdade?

Se você já passou pela pior parte para ingressar na graduação e já passou no vestibular. Agora vem uma dúvida significativa: quais documentos são necessários para efetuar a matrícula na faculdade?

Fazer faculdade ainda é o sonho de muitos jovens. Isso porque o período universitário é visto como o momento de decisão para trilhar uma carreira na vida. Em verdade, algumas pessoas passam anos estudando para o ENEM ou vestibular, além de realizar cursinhos preparatórios, ou até mesmo, utilizam métodos de estudo em casa. Tudo isso com apenas um objetivo: ir bem na prova e entrar na faculdade.

Nesse momento, alguns alunos podem ficar confusos quanto as datas e entrega de documentos, mas fique tranquilo que vamos te explicar nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre a matrícula da faculdade e quais os documentos necessários apresentarem.

De antemão, podemos dizer que, geralmente, as instituições de ensino oferecem dois tipos de formas de matrícula que vão facilitar a vida do estudante. Os documentos da matrícula podem ser enviados virtual ou presencialmente (na secretária do campus  em que o aluno estudará).

Quando a matrícula precisar ser feita presencialmente, e dependendo do centro educacional, o estudante terá que agendar. Entretanto, é só ele ficar de olho no site da instituição de ensino para verificar as datas disponíveis.

Em tese, há várias formas de entrar na faculdade. O aluno pode passar no vestibular tradicional — da própria faculdade, ou até mesmo, ter sido aprovado com a prova do Enem por meio do Prouni ou Siso.

Bolsa de estudo

Sobretudo, a bolsa de estudo é o sonho de muitos jovens brasileiros que almejam fazer faculdade, porém não possuem condições financeiras para isso. Há mais de 20 anos, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia o desempenho de estudantes do ensino médio e, desde 2009, se tornou um dos pilares nos processos de seleção de bolsas de estudo em todo o país. O programa gera, portanto, grandes oportunidades para jovens ingressarem na faculdade e mudarem de vida.

Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Ministério da Educação que visa oferecer bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições particulares de educação superior.

De acordo como Ministério da Educação, para ingressar no programa, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Já para concorrer às bolsas parciais, deve ser comprovado até 3 salários mínimos por pessoa. 

Quem pode participar do Prouni? 

Os estudantes que tenham concluído o ensino médio em escola pública ou bolsistas de escola particular que tenham participado do Enem mais recente e obtido 450 pontos na média. Ademais, os estudantes com deficiência não precisam comprovar que estudaram em escola pública ou que foram bolsistas em escola particular para participar do Prouni.

Passei no Prouni, quais documentos necessários para a matrícula na faculdade?

Se você fez a prova, agora o próximo passo é consultar o site do Prouni na internet. Fique de olho, pois os resultados da primeira chamada, segunda chamada e lista de espera sairão somente lá.

Logo após verificar a lista, em um prazo de uma semana no máximo, sairá na página do Prouni os períodos para os alunos efetuarem a matrícula. Fique atento para não perder o prazo de matrícula e, consequentemente, sua bolsa de estudos.

Para efetuar a matrícula, você precisa ir até o campus da faculdade onde irá estudar na data prevista no edital e apresentar os documentos necessários para obter a bolsa.  É importante que o aluno se certifique de verificar no site da instituição de ensino também o procedimento para a matrícula, pois como disse no início deste artigo, algumas faculdades pedem agendamento antes (principalmente na pandemia para não haver aglomeração).

Quais documentos apresentar?

Em tese, cada faculdade particular pode exigir os documentos que julgarem necessário para efetuar a matrícula. Porém, os mais populares são:

  • RG (do estudante e do grupo familiar);
  • Comprovantes de residência;
  • Comprovantes de renda;
  • Comprovante do ensino médio;
  • Histórico do ensino médio;
  • Comprovantes/ certidão de casamento ou separação;
  • Comprovante de professores de educação básica (se necessário).

Verifique a lista completa de documentos no site da faculdade aprovado e se mantenha informado! Aos deficientes físicos, ou professores da rede pública de ensino básico, por exemplo, podem solicitar algum documento diferente, portanto, esteja atento.

Ademais, os documentos de comprovação do Prouni devem ser cópias e originais. Isso mesmo, precisa apresentar os documentos originais no ato da matrícula na faculdade.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), é um programa social do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais nas universidades públicas brasileiras. Se você tem interesse em participar desse programa, é necessário fazer o exame do ENEM e ter tirado mais de 450 pontos na média.

Quais os critérios para a escolha dos candidatos?

O aluno precisa ter tirado a maior pontuação na redação, a maior pontuação na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; A maior nota na prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias, a maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Consegui uma bolsa pelo Sisu, como efetuar a matrícula?

A matrícula dos aprovados é atualmente feita na instituição de ensino. Portanto, é importante ressaltar que os alunos inscritos no Sisu precisam ficar atentos ao site da faculdade para acompanhar as convocações da lista de espera.

Logo após verificar o resultado, entre em contato com a secretária da faculdade para agendar a matrícula e verificar os documentos necessários.

Entretanto, existe uma lista geral de documentos que sempre são solicitados nesse caso, seguem:

  • Documento original com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar;
  • Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
  • Comprovante de reservista do Exército (quando homem);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência.

Para os alunos que estão se candidatando a vagas de cotas:

  • Comprovante de renda familiar;
  • Comprovante de estudo integral do Ensino Médio em escola pública.

Mas, ressaltando, é importante entrar em contato com a universidade que você irá ingressar. O estudante precisa confirmar certinho quais serão os documentos necessários!

Matricula na faculdade

Se você fez o vestibular tradicional na própria faculdade, ou seja, efetuou a prova de vestibular oferecida na faculdade e passou. Agora também precisará entregar documentos para fazer a matrícula. A instituição divulga em seu site os documentos necessários para a matrícula quando o aluno presta o vestibular. Portanto, são esses:

  • Documento original com foto;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • CPF;
  • Histórico Escolar;
  • Comprovante de reservista do Exército (para homens);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
  • Comprovante de estar em dia com a justiça eleitoral;
  • Foto 3×4 (atual).

Gostou dessa matéria? Então veja aqui o calendário desse ano para o Prouni, Fies e Sisu.

Sabia que além de cursos de graduação, na Voomp você também encontra cursos livres, de idiomas, pós-graduação e preparatórios a preços acessíveis? Acesse!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 85

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.