InícioGraduaçãoMedicinaQual a função do médico da família?

Qual a função do médico da família?

O médico da família representa o primeiro contato dentro do Sistema Único de Saúde, e trata de problemas gerais de saúde dos pacientes. Logo, assim como um médico especialista em outras áreas, o médico da família é um especialista em família e comunidades. Assim, trata  da saúde de seus pacientes como um todo. Portanto, ele presta assistência à toda família, e os educa sobre medidas de saúde. 

Nesse sentido, o médico da família desempenha um papel fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de doenças crônicas. São eles os médicos assistentes de cada paciente , responsáveis ​​por prestar atendimento integral e contínuo a todos que o desejem, independentemente da idade, sexo e doença

Eles tratam as pessoas em seus contextos familiares, comunidades, contextos culturais, e sempre com respeito à história de vida de cada um. Além disso, faz encaminhamento do paciente para centros especializados e acompanhamento para tratamentos terapêuticos.

Sem dúvidas, essa é uma das funções mais importantes na sociedade. Afinal, cuidar da saúde das famílias é essencial para a proteção e cuidado das pessoas. Se você se identifica com essa profissão, e quer saber mais sobre o papel do médico da família, a faculdade e especialização necessária para se tornar um, é só continuar lendo o artigo!

Qual a importância da profissão de médico da família?

Há anos que é cada vez maior a necessidade de médicos da família para atender às necessidades da população. Nesse sentido, a importância dessa profissão é demasiadamente evidente.  Principalmente para as pessoas que não possuem recursos necessários para obter um plano de saúde.

Quando se fala em família, este aspecto é ainda mais essencial, visto que é difícil todos de uma mesma família terem acesso à um plano de saúde. Nesse sentido, muitas vezes somente algum familiar das famílias possuem um plano de saúde, ou nem mesmo isso.

Logo, para suprir essa carência na população, felizmente existe o SUS (Sistema Único de Saúde). Este sistema fornece o acesso à atendimento médico para toda a população. Dessa forma, existem as UBS (Unidades Básicas de Saúde) que são compostas por equipes de saúde da família (eSF). Desta forma, o médico está integrado à essas equipes. Sem dúvida, fazer parte de uma equipe como esta é de suma importância para a sociedade.

Médico da família: características importantes

Competência, humanismo, empatia, flexibilidade, disponibilidade, empenho e senso responsabilidade são algumas das principais características necessárias à um médico familiar. Além disso, um médico da família deve ser capaz de trabalhar em interdisciplinaridade com outros profissionais de saúde.

Desta forma, está sempre interagindo  com enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, para citar apenas alguns exemplos. Afinal, o médico de família que trabalha sozinho é como o encanador que quer consertar um cano sem ferramentas.

Funções do médico da família

Como supracitado, as funções do médico da família são várias: desde prestar assistência às famílias, atenção ao idoso, grávidas, crianças, adolescentes, até educar as comunidades sobre questões importantes de saúde, e atender  pessoas em seus variados contextos. De forma especifica, o médico da família realiza suas funções por meio de diversos procedimentos, como:

Exame físico

O exame físico ainda é um dos métodos de exame médico mais importantes. Isso dá ao médico uma visão geral do estado de saúde do paciente. Para fazer isso, o médico usa os seguintes métodos:

  • Inspeção
  • palpação
  • percussão
  •  ausculta.

Medição da pressão arterial

A medição da pressão arterial faz parte do processo de triagem do paciente. O médico familiar utiliza o resultado da medição da pressão arterial para obter informações sobre a condição física do paciente.

Medição de pulso

Um dos exames médicos mais importantes é a medição do pulso com as mãos. O médico apalpa uma artéria do paciente, geralmente diretamente no pulso. As batidas de pulso são então contadas – o número de ondas de pulso por minuto é chamado de frequência de pulso. O resultado dá ao médico informações sobre a condição física, como o nível de condicionamento do paciente, mas também sobre desgaste psicológico e estresse.

Exame de sangue

O médico da família faz o encaminhamento para a realização do exame de sangue.  O paciente então retorna com o resultado do  hemograma, e o médico examina para identificar doenças como infecções, anemia ou câncer. Além disso, verifica as taxas de hemoglobina, ferro, sódio, cálcio ou potássio. O açúcar no sangue e o colesterol também são verificados. 

Eletrocardiograma 

O médico da família  utiliza o eletrocardiograma para verificar a função do coração e o ritmo cardíaco. Portanto, este exame permite tirar conclusões sobre as condições cardiovasculares. Logo, identificando hipertensão, distúrbios circulatórios dos vasos coronários, inflamação  do miocárdio ou ataque cardíaco. 

Teste de função pulmonar

O médico de família verifica a função das vias respiratórias e dos pulmões durante o teste de função pulmonar . Isso significa que é verificado a eficiência dos pulmões. Isso é feito determinando a quantidade de ar que uma pessoa pode inspirar e expirar.

Existem vários métodos de exame, como espirometria ou medição de pico de fluxo. Diferentes volumes de ar nos pulmões e nas vias aéreas, bem como o fluxo respiratório, são medidos. Doenças como a asma podem ser detectadas.

Exame de ultrassom (ultrassonografia)

A ultrassonografia é um dos  exames solicitados pelo médico familiar. Nesse sentido, a ultrassonografia, assim como a ressonância magnética  e os raios X, são procedimentos de imagem não invasivos. Isso significa que, usando esses métodos, o médico pode obter uma imagem do interior do corpo humano sem qualquer intervenção.

Disto isso, o médico examina o abdômen e órgãos como fígado, baço, rins ou glândula tireoide. Este exame é usado para detectar possíveis doenças em casos de dores nos rins, nas costas e na virilha, bem como problemas ao urinar e sangue na urina.

Controle e tratamento de doenças virais e epidemias

No caso de epidemias,  resfriados e gripes em particular, é função do médico da família diagnosticar e passar um tratamento adequado, evitando agravos da doença e disseminação. Portanto,  o médico de família inspeciona cuidadosamente a boca, a garganta e as cavidades nasais.

Além disso, ouve o coração e os pulmões com o estetoscópio e examina o fígado e o baço para identificar doenças virais e realizar o tratamento e controle.  

Encaminhamento

Também, é função do médico da família fazer o encaminhamento para outros tratamentos e profissionais da saúde como nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, etc. Portanto, depois de avaliar o quadro clínico do paciente e realizar vários exames, o encaminhamento geralmente se faz necessário para um tratamento mais completo e integrado.

Educação sobre saúde para famílias e comunidades 

O médico da família também deve promover a educação e instrução sobre saúde para as famílias e comunidades. Logo, fornecendo as principais diretrizes e a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Isso pode ser realizado por meio de programas e políticas públicas em que o médico está inserido.

Como se tornar um bom médico da família?

Primeiramente, ter paixão pela medicina, e por servir às pessoas. Essas características primárias são essenciais para se tornar um bom médico da família.

Além disso, é preciso frisar a importância de gostar da arte de cuidar das pessoas, pois, do contrário, dificilmente poderá se torar um bom médico.

É preciso fazer especialização para se tornear um médico da família?

Como citado no tópico anterior, é necessário estudar e passar no vestibular de medicina, e fazer toda a graduação para se tornar um médico. No entanto, muitos estudantes pensam que  para ser médico da família, não é necessário uma especialização.

Porém, assim como toda especialidade, a Medicina da Família também é uma. Logo, o o recém-formado em medicina deve fazer uma pós graduação intitulada  Medicina da Família e Comunidade para atuar na área.

Gostou do conteúdo? Indicamos também a seguinte leitura: Médico do SUS: principais desafios!   Assim, você poderá entender um pouco sobre a rotina do médico da família.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.