InícioDicasEnemQual a relação entre pandemia, Matemática e ENEM?

Qual a relação entre pandemia, Matemática e ENEM?

Lá vem a pessoa mais questionadora e fala: a Voomp está esquisita! Como relacionar pandemia, Matemática e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? 

Em um primeiro momento, isso pode até lhe causar uma certa surpresa. Contudo, no decorrer desta leitura, vai ser possível compreender melhor a relação existente entre os três pontos aqui abordados. 

Primeiramente, a ‘pandemia’ da qual falamos aqui não se refere a Covid-19, que já vitimou mais de meio milhão de brasileiros. Mesmo sendo um tema bastante comum ao nosso cotidiano, a atual doença integra uma das muitas pandemias que já assolaram o planeta. Contudo, cabe sempre realizarmos uma reflexão sobre as consequências de tal calamidade no contexto da ciência e outros setores da sociedade.

Saúde, educação e economia

Atualmente, além da orientação para novas práticas de saúde preventiva por meio da importância do uso de máscaras e a esterilização por meio da lavagem das mãos, temos o surgimento das vacinas. Sem falar em suas consequências na questão social, econômica e dentro do setor de educação. Enfim, o vírus da doença atual mudou a vida em muitos aspectos.

Podemos ainda dizer ainda mais: novas tecnologias surgiram para evitar o contato físico, faculdades se adaptaram para oferecer aos seus alunos um ensino qualificado 100% online e um mercado de trabalho totalmente digital criou novas oportunidades que antes pareciam impossíveis.

Logo, desejamos destacar essas mudanças para que você compreenda como uma pandemia muda a vida de todos de uma forma rápida e até repentina. E foi também assim que a Grande Peste do século XVII mudou a vida de todos. Neste caso, a mente de uma pessoa em particular, um estudioso chamado Isaac Newton.

Pandemia, a Grande Peste

Entre os anos de 1665 e 1666, a Grande Peste chegou à Inglaterra, mais precisamente em Londres. Vale destacar que esta foi a última epidemia de peste bubônica do país. Classificada como a segunda epidemia de peste, a Grande Peste vitimou entre 75.000 a 100.000 pessoas. Em síntese, praticamente um quinto da população de Londres na época. E tudo isso em apenas dezoito meses.

Aliás, parece um número bem menor do que as vítimas dentro do Brasil. Mas, naquela época, a população de Londres era muito menor do que os atuais 213 milhões de brasileiros. Apenas para ilustrar, e como se mais de 42 milhões de pessoas fossem vitimadas fatalmente pela pandemia de Covid dentro do território brasileiro. Uma calamidade ainda pior que a atual. 

A doença era causada pela bactéria Yersinia pestis, geralmente transmitida por ratos (chamado de vetor). A epidemia de 1665-1666 foi em menor escala do que a anterior e atingiu a Europa entre 1347 e 1353 (Peste Negra). Porém,  é chamada como a Grande Peste porque foi uma das últimas a se espalhar pela Europa.

A influência da Grande Peste e a revolução do pensamento de Isaac Newton

Agora, passamos ao segundo ponto a ser apresentado em nosso post: a ligação existente entre as descobertas do inglês Isaac Newton com a Grande Peste ou Grande Praga dos anos 1665-1666. 

Durante este período, os grandes centros urbanos da Inglaterra foram assolados pela pandemia. Consequentemente, isso fez com que não somente Isaac Newton, mas também um grande fluxo de pessoas evitassem a aglomeração destas cidades para viver no campo para fugir da doença.

É importante observar que alguns anos antes o “pai da física” já havia descoberto a fórmula para cálculo do chamado Binômio de Newton. Mas isso era só o começo da revolução científica que ele causaria no mundo pós-pandemia.

Mas certamente, a mudança de ambiente deu a Newton o contexto perfeito para a evolução de seus estudos ligados à então chamada Filosofia Natural.

Qual a relação entre pandemia a Matemática e o ENEM?

Com isso, ele voltou para a casa de sua família. Consequentemente, é neste período de estada no campo que ele se dedicou ainda mais aos seus estudos, pesquisas e teorias. Diz-se que foi nesta época, por meio do seu isolamento, que ele e a maçã se encontraram e os estudos sobre gravidade se tornaram mais frequentes.

Assim como, as suas três leis fundamentais e suas equações matemáticas que tanto vemos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). 

É por isso que Isaac Newton é o grande ponto de convergência e o elo responsável pela relação entre pandemia, Matemática e ENEM. Sem mistérios e totalmente explicado, como prometido lá no início do texto. Não concordam?

Em suma, é evidente que como grande “pai da física”, ele foi um dos maiores matemáticos do mundo. Além disso, o seu livro sobre as leis da física tinha como nome Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Enfim, é impossível lembrar dele como pai de apenas uma ciência. Isaac Newton deveria ser chamado de o pai de inúmeros campos de estudo. Com grande destaque para a Matemática e a Física, e tudo o que você pode encontrar no ENEM.

Considerações finais

Como podemos comprovar, tudo está relacionado. Um dos grandes objetivos deste post foi provar para você como em nosso mundo as coisas têm um porquê. Seja a matemática com a pandemia, seja a evolução da ciência por meio de um vírus.

Em suma, é importante todos nós ligarmos o alerta como sociedade, tomarmos cuidados essenciais com a pandemia, respeitarmos o momento que passamos e ter em mente que grandes transformações ocorrem em situações como essas.

Já sentimos isso em nossas instituições de ensino superior e dentro de diversos cursos de graduação. O que pode ser lido e relido em nossos diversos artigos dos nossos diversos autores. 

Se realmente deseja saber mais, clique aqui e vá direto para a nossa página principal. Afinal, conhecimento nunca é demais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.