InícioDicasMercado de trabalhoQual o perfil do profissional atual? 

Qual o perfil do profissional atual? 

Qual o perfil do profissional atual, se ele está sempre mudando? É… O tempo passa, e com ele, o mercado se transforma. Por isso, precisamos estar em constante equilíbrio com essas mudanças. Se você é um profissional que busca se reinventar junto com o mundo, esse artigo é para você. Vem com a gente! 

 O ano é 2021 e uma onda de recursos tecnológicos surgem a cada instante. Existe uma pressão invisível que nos obriga a entender um pouco de tudo. Como saber usar essas tecnologias e ter habilidade com as novas ferramentas. Se você é um engenheiro de software, ou programador, designer, profissional de Marketing Digital e afins, provavelmente está passando por essas transições agora mesmo.

 As mudanças tecnológicas podem até causar insegurança no início, mas estão transformando o ambiente corporativo em um local mais dinâmico, espontâneo e produtivo. Em verdade, os profissionais que já se moldaram à essa perspectiva provavelmente serão os futuros CEOs de empresas renomadas, pois, para nossa alegria, esse novo mundo também é cheio de oportunidades de crescimento.

E pensando em tudo isso, traçamos como é o perfil do novo profissional atual, suas maiores habilidades, seus sonhos profissionais, suas ambições, as formas que esse indivíduo lida com as situações no trabalho e muito mais. Vamos ver, então, qual o perfil do profissional atual?

 Para início de conversa…

De antemão, podemos dizer que não somente para os candidatos, mas para as empresas também, na era da tecnologia, é extremamente importante estar atento ao perfil do novo profissional. Atualmente, as empresas não procuram somente uma pessoa com um currículo excelente. Eles também buscam alguém engajado nas mudanças, isso mesmo. Alguém que esteja atento às transformações sociais, as inovações tecnológicas e, portanto, corporativas. O novo profissional é transmutado em algumas facetas até atingir o seu perfil ideal. Ele é persistente, comunicativo, intuitivo e busca, não somente o seu crescimento profissional, mas também o seu crescimento como ser humano. Venha ver!

Liderança

Cada vez mais o novo mundo busca profissionais com visão de liderança. Ainda existem, é claro, pessoas que não estão interessadas em serem líderes ou chefes, algum dia. Mas no geral o perfil é esse. Em um exemplo claro, seria aquele colaborador que assume responsabilidades. Se preocupa em se comunicar corretamente e prioriza o desenvolvimento dos funcionários delegando tarefas. 

O novo líder é curioso e sabe tudo o que está acontecendo dentro da empresa. Ele tem autonomia para dar sugestões em gerar lucros e reduzir custos, então ele usará isso. Percebendo novas oportunidades, esse profissional estará atento no mercado empresarial e “passará na frente” dos outros, com sugestões de tendências audaciosas.  

Inteligência emocional

O novo colaborador possui um certo nível de inteligência emocional. E o que seria isso? Ele não mistura trabalho com a vida pessoal e busca sempre sua evolução como ser humano. 

Ele busca a inteligência emocional organizando os seus sentimentos e não se dissolvendo a cada pedra no caminho. Muito pelo contrário, ele gerencia suas crises emocionais se preocupando em entender o porquê de cada sentimento e se moldando para perceber suas ações a partir daquilo. Sem banalizar as emoções, ele preza pelo seu conforto e estabilidade, evitando ambientes em que lhe deixem nervoso ou ansioso. O perfil do novo profissional busca estar emocionalmente bem. 

Em tese, esse perfil pode ser – atualmente, um dos mais desejados no mundo empresarial, porém ele também pode causar receio dentre as empresas mais tradicionais. Isso acontece porque esse colaborador possui uma maior versatilidade e comunicação, ele está disposto a enfrentar as mudanças. E não centraliza uma única empresa para fazer carreira. Sempre buscando o aperfeiçoamento pessoal, ele se molda de acordo com os rumos que sua vida toma. Então pode, até mesmo, mudar de empresa para se sentir satisfeito com sua jornada.

Protagonismo

O perfil do profissional atual é como de um protagonista. Ele não fica parado esperando seu gerente lhe passar as tarefas do dia. Ele se inteira das demandas, delega o que precisa ser feito e começa o trabalho. 

Ele toma as iniciativas e, raras são às vezes, em que precisa ser cobrado por alguma demanda. E isso volta de novo na inteligência emocional, pois, para não se estressar com alguma cobrança, o profissional atual faz o que precisa ser feito com independência. O futuro traz profissionais que desenvolvem autonomia para deixar sua rotina mais leve, ampliando seu grau de resolução diante dos desafios do dia a dia. E isso não tira o “chefe” de cena, mas o profissional do futuro não espera por ele. No entanto, por ele ser extremamente prático e independente, acaba não precisando ser testado ou cobrado no dia a dia.

A cada instante, empresas procuram por profissionais assim, pois eles possuem um maior nível de produtividade para entregar demandas. Isso traz conforto a empresa que busca maior produção para gerar lucros, mas com flexibilidade.

Decisão

O mundo novo traz ao mercado um profissional decidido e focado. Ele sabe o que quer, então é mais fácil se organizar e priorizar suas pendências. Como ele possui inteligência emocional garantida, esse indivíduo não fica parado esperando algo acontecer, ele vai lá e faz. Ele enfrenta os problemas profissionais e pessoais de forma simples e, até mesmo, pode ser considerado frio. Pois ele calcula os prós e os contras de estar diante de determinada situação.

Entretanto, para algumas pessoas, essa frieza pode ser a melhor coisa que aconteceu na vida delas, pois o novo mundo exige isso. Pense, após quase dois anos de pandemia, onde perdemos pessoas queridas e uma doença absurda destruiu vidas, precisamos ser cada vez mais racionais para não fraquejar. E o novo profissional já entendeu isso, portanto, ele fará de tudo para priorizar sua saúde mental, se comprometendo em produzir mais e terminar dentro dos prazos, fará escolhas mais inteligentes e será exposto a situações conflitantes em que precisa ser resolutivo e prático. Ou seja, quando for necessário se decidir será irreversível. 

Ambicioso

Uma coisa que eu sempre abordo nos meus textos é que trabalhar não é fácil. Quando trabalhamos estamos com algum objetivo, buscando algo concreto. Às vezes é um casamento, uma casa nova, pagar a escola do filho, comprar um carro, pagar os boletos, comprar comida. Enfim, não trabalhamos por hobbie, nós trabalhamos porque precisamos. E isso é fato.

O perfil do profissional atual não é diferente, ele é ambicioso. Mais do que pagar as contas, ele quer subir na carreira e se aprimorar não somente no profissional como no pessoal. Portanto, ele preza relações em que possa aprender coisas novas. Nas reuniões, ele sempre tem um fato importante para contar. Ele deseja se destacar. Geralmente, esse profissional é visto com bons olhos pelos gestores, mas invejados pelos colegas. O interesse dele pela empresa e pelo mercado vai gerar um certo descontentamento, mas rapidamente ele vai resolver isso pois, como vamos falar no próximo ponto, ele é extremamente comunicativo e hábil em manter relações saudáveis. 

Comunicativo

Como disse mais cedo, o novo profissional, geralmente, sabe o que está acontecendo dentro da empresa e para isso, ele precisa conversar com seus colegas. O novo mundo traz uma pessoa ativa e que, então, se comunica bem.

Não somente em assuntos do cotidiano, mas ele é faltante. Fala sobre o trabalho, sobre a queda da bolsa, sobre a situação no Afeganistão ou sobre a CPI da Covid. Mas ele está por dentro.

Sabe, portanto, como cada coisa está acontecendo, é mais raro haver erros de comunicação que o envolvam. É claro que há ressalvas, o profissional atual não é um robô. Não é nada disso que quero dizer. Mas ele se comunica mais fácil e conforme isso vai acontecendo de forma natural, o seu trabalho flui melhor. 

Como esse profissional possui o perfil de liderança, ele precisa ser comunicativo. Pois ele delega tarefas, ele dá feedbacks e participa de reuniões. Portanto, se você tem dificuldade em se comunicar com pessoas, aconselho que trabalhe isso para melhorar e, então, acompanhar o mercado corporativo. 

Tecnológico

A cada instante, na indústria tecnológica, surgem novos recursos para usarmos e abusarmos deles. O perfil do profissional atual não é diferente. Ele possui todas as redes sociais possíveis, pois ele gosta de estar atento às tendências. 

Quando uma nova mídia ou ferramenta surge, as startups  já se encarregam de usá-las. O impacto das tecnologias é totalmente massivo e constante.

Os profissionais de Engenharia, Programação, Marketing Digital e etc, estão vivendo isso na pele. Pois já virou rotina o surgimento de novos tipos de software e ferramentas digitais para serem usadas. E como o perfil do novo profissional entende isso, é absolutamente normal ele ser escalado para testar programas ou participar de feiras de tecnologia.

Ademais, essa pessoa se preocupa em, não somente dominar essas ferramentas, mas também estuda para entendê-las. Afinal, ter um diploma profissional não significa que você sabe tudo sobre aquilo pelo resto da eternidade, né? O mundo se transforma constantemente e, com isso, as profissões também. Esteja atento!

Flexibilidade

Esse é um tópico que acompanha também o mundo empresarial.  As novas jornadas flexíveis que começaram em grandes startups, hoje são uma realidade para muitos brasileiros. A flexibilidade de uma pessoa também conta muito para o bom desenvolvimento disto. Portanto, o novo profissional está em harmonia com as mudanças do mercado. Ele entende as necessidades da empresa e possui visão estratégica diante das dificuldades. 

Ele vai se mobilizar para propor ideias diferentes e estará em busca de resultados. Da mesma forma que a empresa será flexível com ele, ele será com a empresa e essa relação poderá render bons frutos e lucros para ambos. 

Audácia

O novo profissional é audacioso e possui espírito de liderança. Então, se houver um problema de gestão, ele vai reclamar. Se for uma coisa que ele mesmo pode solucionar, ele vai resolver porque ele tem um perfil resolutivo e estratégico. Por ele ser assim tão prático e hábil, a audácia estará presente em sua forma de trabalhar. Para alguns gestores, ele pode ser perspicaz e até mesmo impertinente. Mas isso não será um problema, pois a produtividade dele compensa todas as outras coisas. 

Saúde mental

Escolhi esse tópico no final para fazermos uma reflexão, se você leu todo esse artigo e chegou até aqui, percebeu que o profissional atual possui mil e uma facetas. Ele é disponível, é ousado, é trabalhador e responsável. E agora vem a pergunta, como ser racional diante de tanta inteligência e persistência? É difícil. Já ouviu falar que as pessoas mais inteligentes são as mais doentes emocionalmente?

As mudanças do mundo não são somente tecnológicas, elas estão em toda parte, na violência, na ciência, na sociedade. E então 2021 precisa de profissionais com a saúde mental em dia. É o ano de muitas mudanças. Coisas que achávamos impossíveis, hoje estão acontecendo e acompanhar isso pode ser assustador e desgastante.

Se preocupar com a casa, a família e o trabalho se torna cansativo. Portanto, o novo profissional precisa se preocupar em estar saudável mentalmente e emocionalmente. Então, ele pode ser aquela pessoa que faz terapia, prática exercícios e não dispensa sua folga, pois preza pelo lazer. Por isso, ele não vive somente para o trabalho. Ele está 100% em cada situação e, por isso, ele acaba se tornando o sonho de muitos brasileiros. Mas todos nós podemos chegar nesse perfil. 

É importante ressaltar que todos os tópicos que descrevemos aqui foram pensados no geral e para traçar qual o perfil do novo profissional atual. Portanto, isso não é requisito para conseguir um emprego. Esteja em paz consigo mesmo e procure sempre estar em um ambiente que lhe proporcione felicidade e o seu crescimento como ser humano e profissional. Isso diz muitas coisas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.