InícioDicasRoblox: game divertido e educativo é tema de competição

Roblox: game divertido e educativo é tema de competição

Bastante popular entre os jogadores, a plataforma Roblox tem sido usada para construções cada vez mais realistas, sendo um espaço de criatividade e desenvolvimento, além da diversão.

Abaixo, entenda o fenômeno Roblox, como jogar e o que fazer para participar de competições virtuais.

O que é Roblox?

Roblox é uma plataforma online colaborativa de games 3D, que permite aos usuários criar ou jogar nas criações de outros participantes. Ou seja, é um espaço onde é possível produzir um game, com personagens, regras e objetivos, dentro de uma estrutura base.

A plataforma está disponível em mais de 180 países, em 11 idiomas diferentes; segundo informações divulgadas no site da desenvolvedora, nos primeiros três trimestres de 2020, em média 31 milhões de usuários ativos diários usaram Roblox em smartphones, computadores e consoles de videogame. No mesmo período, foram gastas 22 bilhões de horas de engajamento na plataforma, explorando uma média de 20 experiências diferentes a cada mês.

Roblox pode ser um game educativo?

Por possibilitar todo tipo de criação em jogos, Roblox pode ser usado para finalidade educativa em diferentes formas, sendo um exercício de criatividade. Usuários de todas as idades conseguem entender facilmente conceitos de programação de jogos através da plataforma, mas também é possível educadores criarem um game com conceitos de uma disciplina para ser usado em sala de aula.

O engenheiro David Baszucki, criador do game, afirma que tinha como intenção ensinar conceitos básicos de física para crianças. Porém, sua criação foi mais além, e hoje comporta uma infinidade de outros assuntos.

O game possui classificação etária para maiores de 10 anos; como tem um sistema de comunicação por chat, foram adotadas algumas medidas de segurança, como moderação das mensagens e filtragem das informações pessoais. Comportamentos inadequados podem ser denunciados aos moderadores.

Onde jogar Roblox?

O game está disponível para as seguintes plataformas: em computadores PC e Mac; para smartphones iOS e Android; na plataforma digital Amazon Devices; consoles Xbox One e Xbox Series X / S,  além de dispositivos de realidade virtual Oculus Rift e HTC Vive, podendo ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Mas atenção: dentro do game há possibilidade de microtransações, com a moeda do game, como explicaremos a seguir.

Como adquirir Robux?

Robux é o dinheiro virtual do jogo, comprado com dinheiro real, e que permite comprar itens que auxiliam as criações. Assinantes do serviço Premium do game ganham automaticamente algumas quantias de Robux mensalmente.

No próprio game é possível ganhar algumas quantias de Robux, com algumas medidas simples, como criar passes pagos para o jogo autoral, vender itens de vestuário, ou mesmo criar jogos atraentes para anunciantes (o usuário precisa ter boa reputação no game, uma interface eficiente e no mínimo 200 mil execuções por mês). O jogador deverá divulgar seu game nas redes sociais com  hashtag #ROBLOXRisingStar para que a desenvolvedora Roblox Corp. analise o jogo e decida se pode veicular anúncios com Robux como pagamento.

Os jogadores de Xbox que decidirem comprar Robux podem fazê-lo pela loja oficial, onde o pacote mais barato com 400 Robux custa R$ 18,90. Já o pacote mais caro, de 22.500 Robux custa R$ 749,90.

Também é possível comprar créditos para Roblox através do serviço de venda de crédito virtual Razer Gold, ganhando pontos de fidelidade que podem ser usados para diversos benefícios nas plataformas da Razer.

É preciso tomar cuidado com golpes envolvendo a comercialização de cartões do jogo ou serviços Premium, pois são ofertados diversos serviços falsos pela Internet.

Como jogar Roblox?

Para iniciar as criações no game, é preciso, após fazer uma conta de usuário no jogo, efetuar o download gratuito do aplicativo Roblox Studio, através do site www.roblox.com/create; o jogador poderá iniciar a produção de um game por meio dos comandos da plataforma. Após editado, o game criado pelo jogador deverá ser salvo e publicado na plataforma,  ficando disponível para outros jogadores.

Iniciando a construção do zero, o jogador pode incluir detalhes de acordo com sua criatividade e vontade, possuindo ferramentas para criar as formas dos objetos e estruturas do cenário, entre outras funções.

Uma dica é acessar a opção “Advanced Settings”, na qual o jogador encontrará algumas opções avançadas sobre o chat do jogo, tipos de gear disponíveis (que são poderes, típicos dos games, como modos de teletransporte, voo, armas, entre outras funções), além de permissões para uso exclusivo ou de uma cópia do jogo.

Competições de Roblox

O game também possui categorias para competição, com alguns campeonatos acontecendo em todo o mundo. A desenvolvedora mantém anualmente o troféu Bloxy, que escolhe os usuários que mais se destacaram com produções, em mais de 20 categorias como Experiências mais imersivas, Melhor uso de tecnologia, Melhor revelação, Melhor evento ao vivo, Melhor jogo novo, Melhor trailer de jogo, Melhor criador de conteúdo de vídeo, Jogo mais educacional, entre outras.

Além da premiação in game, no Brasil foi criada neste ano uma competição, em parceria com a Brasil Game Show, o BGS Challenge Roblox, onde desenvolvedores, estudantes e entusiastas, tiveram o tempo de 72 horas para criar um game do zero.

Com características de rede social, é possível “ficar famoso” em Roblox por ter uma criação muito popular entre os usuários, sendo uma boa ferramenta para aspirantes a desenvolvedor de jogos tornarem suas ideias conhecidas.

Quer ficar por dentro das novidades dos games? Confira algumas matérias interessantes:

Conheça Two Point Hospital, game que une Medicina e Administração

Pokémon GO: confira 5 dicas fundamentais para iniciantes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.