InícioDicasEnemSimulado do Enem: como fazer

Simulado do Enem: como fazer

O simulado do Enem é uma ferramenta necessária para aqueles que buscam uma excelente nota nas provas. Alguns pontos diferenciais podem ser destacados quando o estudante opta por incorporar os simulados na rotina de estudos. Para saber mais e quais são esses benefícios, nos acompanhe neste artigo.

Simulado do Enem: do que se trata?

Primeiramente, vamos aqui deixar claro o significado  do que é um simulado: algo similar ao real. Certamente durante a trajetória do estudante, essa forma de treinar, aprender e praticar conteúdos irá surgir em algum momento.

Por isso, o simulado do Enem é uma excelente ferramenta para treinar para o tão esperado dia das provas. Além disso, quando o estudante passa por essa experiência revisa conteúdos e percebe no que precisa melhorar.

Embora se pareça com as provas, o simulado do Enem não é o mesmo que refazê-las. Entretanto as questões semelhantes às edições anteriores podem aparecer dentro do simulado. O que realmente traz a importância do simulado do Enem e a importância de fazê-lo é toda a atmosfera do exame.

Dessa forma, alguns pontos importantes fazem a diferença no simulado do Enem, seja ele feito em casa ou em uma instituição de ensino. Assim, alguns deles são: conteúdos, período de prova, objetos permitidos e proibidos e aumentar a percepção do ritmo das provas. Tudo isso faz a diferença e soma para estar mais preparado para os dois dias do exame.

Como unir os simulados e cronograma de estudos

O simulado do Enem pode ser facilmente adaptado e encaixado dentro do cronograma de estudos. Primeiramente, após agregar uma boa bagagem de estudos, é hora de separar um espaço para testar na prática.

A princípio, é interessante separar dias específicos para a submissão do exame. Pode ser quinzenal, mensal ou semanal, de acordo com o seu ritmo e cronograma de estudos. Logo em seguida, separe um dia para corrigir cada questão e refazer as incorretas. Além disso, é importante dar uma atenção especial para aqueles exercícios de maior dificuldade mesmo que tenham sido feitos corretamente.

Logo após refazer algumas partes da prova, releia e revise os acertos também. Mesmo que você esteja bem seguro, sempre é bom fixar os conteúdos já familiares. E a redação? A dica para fazer uma boa redação no simulado do Enem é antes de iniciar, pesquisar sobre prováveis temas.

Embora seja sempre uma incógnita, a redação certamente aborda assuntos atuais e que estão em alta na mídia. Posteriormente, se tiver alguém que possa corrigir e ler sua redação é excelente para coletar feedbacks.

O simulado do Enem pode ser baseado nas provas anteriores, até para o candidato visualizar o ritmo da prova.  Em virtude de mudanças e novidades que ocorrem todos os dias, os contextos sociais se alteram

Nesse sentido, o conteúdo das provas também.  Dessa maneira, os assuntos contidos em cada edição do Enem refletem os acontecimentos mais importantes para aquele ano.

Quais são os benefícios do simulado do Enem?

A intensa rotina de preparação para as provas exige do estudante um bom esforço mental e também físico. O simulado do enem oferece benefícios bem importantes que contribuem com o candidato nessa jornada rumo às melhores notas. Veja alguns benefícios de estudar para o exame por meio de simulados:

  • Dimensões fisiológicas e emocionais: embora todos os estudantes saibam bem que o período de prova é bem extenso, viver isso na realidade gera muito mais impacto. Dessa forma, colocar o simulado do enem como parte do cronograma de estudos aproxima mais o estudante do que acontece nos dias do exame. Juntamente com isso, a confiança aumenta, a calma e o equilíbrio. Assim o candidato também fica emocionalmente mais preparado.
  • Memória potente: ter uma excelente memória é tudo que o estudante quer e precisa. Mesmo que tenha  estudado muito a respeito dos conteúdos, principalmente de humanas e exatas, é fundamental lembrar bem no dia do exame. Diante disso, o simulado do Enem é um poderoso aliado para fortalecer a memória. Estudar por meio de questões certamente aumenta o aprendizado pois assim o conteúdo fica com objetivo mais claro e focado no que o exame apresenta.
  • Treino por questões: certamente o treino e estudo oferecido pelo simulado do Enem aumentam a performance nas provas. É com um treinamento bem direcionado que os objetivos são mais facilmente alcançados. Nesse sentido, o treino por questões retrata bem como é o exame na realidade. Além disso, retoma conteúdos, revisa, fortalece o que já está bem estudado. Também contribui mapeando pontos fortes e fracos do candidato.

Onde fazer os simulados?

Certamente dentro da internet tem uma gama de opções para aqueles que estudam em casa. Se você ainda está no ensino médio ou em algum curso preparatório é provável que faça presencialmente.

Mesmo que o simulado do Enem pareça cansativo e longo, é realmente comprovado que se trata de uma maneira muito eficaz de se preparar.

A maioria dos sites oferece um feedback imediato, alguns com questões comentadas. Nesse sentido, é possível assim ter uma visão do que está indo bem e do que precisa ser reforçado.

Dentro do simulado do Enem a redação é uma peça fundamental, afinal é uma das maiores dificuldades dos candidatos. Em resumo, a dica é focar muito nela seja no simulado ou no cronograma de estudos.

Nos simulados virtuais a redação do Enem geralmente não entra dentro dos sites que oferecem esse tipo de serviço aos estudantes. Dessa forma, é provável que o candidato tenha que pensar em um plano B para coletar um feedback.

Diante disso, vale pedir a opinião de alguém próximo ou o estudante mesmo pode revisar bem a sua escrita.  O que não vale é deixar passar a oportunidade de estudar com simulado do Enem.

Veja também 4 atualidades que podem cair no Enem.

 

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.