InícioDicasEstudosSono e falta de ânimo para estudar: saiba como contornar

Sono e falta de ânimo para estudar: saiba como contornar

Sono e estudos são duas coisas que estão completamente relacionadas. Você sabia que dedicar um tempo de descanso pode interferir no desempenho dos seus estudos? Saiba o porquê.

Muitos estudantes sentem dificuldade para manter o foco nos estudos. Dentre as reclamações, não é raro encontrar relatos a respeito da falta de concentração e desinteresse pela atividade. O que poucos prestam atenção, no entanto, é que dormir também faz parte do programa de estudos.

De acordo com a matéria do jornal O Globo, o estudo precedido de um sono profundo é uma prática que facilita a conexão entre as células cerebrais e, consequentemente, otimiza a retenção de memória. Tal evidência científica foi encontrada por pesquisadores da Langone Medical Center, em Nova York. A mensagem deles é simples e direta: se não dormir bem, não vai aprender.

Você está no time dos estudantes cansados? Então esse artigo é pra você! Separamos uma série de recomendações para te ajudar a solucionar esse problema.

Como livrar-se do cansaço?

Não existe mágica: é preciso cuidar da saúde e do corpo. Às vezes, nos preocupamos somente com as responsabilidades profissionais e dos estudos. Nos esquecemos, porém, que nosso organismo precisa de momentos de descanso para poder manter um bom funcionamento da atividade cerebral. O excesso de exposição à tela do computador e longas horas de leitura desencadeiam a fadiga mental. Isso, por sua vez, afeta a  capacidade de processar as informações que você se dedicada a aprender.

Saiba que, caso os primeiros sintomas do esgotamento mental sejam desconsiderados, o corpo dará sinais por meio de sintomas físicos. A saber: dificuldade para dormir, ansiedade, dores de cabeça e estômago etc.

Nesse caso, os desconfortos são físicos e mentais porque o corpo funciona como um organismo complexo e articulado. Ambas as instâncias dependem uma da outra. É por isso que você deve respeitar os limites que seu corpo tolera na hora de estudar.

Agora que você já sabe as vantagens do sono na manutenção e equilíbrio do corpo, vamos direto ao ponto. O que fazer para utilizar o sono como um aliado dos estudos e do aprendizado? Acompanhe.

Rotina e cronograma

Primeiramente, a dica de ouro é que você estabeleça uma rotina. Organizar horários específicos para cada atividade é essencial para que você se sinta mais seguro e tenha mais controle do tempo que gasta em cada coisa. A disciplina te ajudará a cumprir o cronograma.

Lembre-se de que nessa rotina, o tempo de descanso também faz parte do estudo. Pode parecer esquisito, mas isso passa a fazer mais sentido quando você entende que o sono é o momento em que seu cérebro processa o conteúdo aprendido.

Além do mais, seu corpo entenderá quando é o momento adequado para reduzir a intensidade da concentração e te preparará para um sono mais tranquilo. Nesse caso, o recomendado é que você durma entre 8 à 12 horas por noite. Tudo vai depender do seu organismo, já que cada indivíduo leva um tempo específico para sentir-se descansado.

Resumidamente, a rotina será como um guia de suas atividades diárias, fazendo com que você visualize com mais facilidade as suas tarefas diárias e, consequentemente, otimize o tempo gasto com cada uma delas. Mais vale 2 ou 3 horas bem trabalhadas do que 5 horas com dispersão. O resultado da rotina, portanto, será uma produtividade positivamente orientada.

Alimentação

Como mencionamos anteriormente, não se deve separar os cuidados mentais dos cuidados físicos, pois está tudo interligado. Apesar do sono ser fundamental aos estudos, sobretudo no que diz respeito ao armazenamento de informação e nas memórias de longo prazo, essa atividade abrange muito mais que o âmbito cognitivo.

De nada adianta valorizar o sono se você não possibilita que seu corpo descanse de fato. Nesse contexto, o cuidado com a alimentação e a prática de exercício físico afetam diretamente na qualidade do sono. Esses pontos de cuidado devem estar inclusos na sua rotina para que você potencialize ainda mais os seus estudos.

A alimentação, no caso, afeta tanto no desenvolvimento corporal quanto intelectual. Para que nosso corpo funcione plenamente, precisamos ingerir alimentos de qualidade, ricos em propriedades benéficas ao organismos, tais como vitaminas, minerais, proteínas e calorias cheias etc.

Se você está com dificuldade para alimentar-se adequadamente, busque a ajuda de um profissional nutricionista. Essa pessoa saberá identificar quais são as necessidades específicas do seu organismo e, assim, incluirá alimentos que favorecem a memória e a atenção.

Exercício físico

Quanto às atividades físicas, já é mais que sabido que uma vida ativa e não sedentária favorece a capacidade de concentração, a memória e o raciocínio lógico. A prática regular de esportes também otimiza as atividades cerebrais e libera os hormônios responsáveis pela sensação de bem estar e tranquilidade (endorfina e dopamina).

Perceba que os cuidados com o corpo e com o descanso são partes da rotina de estudos, pois garantem que a pessoa esteja equilibrada na dimensão física e psíquica. A sensação de bem-estar plena ajudará você a manter-se num platô de bom-humor e reduzirá a capacidade de interferência de fatores externos no seu processo de aprendizagem e estudo.

É evidente que não temos o controle de todas as coisas que acontecem ao nosso redor, mas é fato que sabemos administrá-las muito melhor quando estamos nos alimentando e dormindo bem. Cuidar da saúde de corpo é um gesto de auto preservação, portanto.

Respeitar os limites e autoconhecimento

Para fechar este artigo, queremos reforçar a importância em saber ouvir o que seu corpo está te dizendo. Quando as coisas não estão indo bem, você provavelmente saberá. Por exemplo, se você se sente cansado e desanimado constantemente, isso é um bom indício de que algum dos aspectos mencionados aqui estão sendo negligenciados.

Saiba que todo excesso é negativo. Não privilegie os estudos em detrimento do seu sono e da sua qualidade de vida, porque isso também afetará no seu rendimento. Estabeleça uma rotina e dedique um tempo de cuidados para si mesmo.

Você certamente perceberá bons resultados, não somente nos estudos, mas também no humor e no bem-estar.  Lembre-se de que um tempo de lazer também é muito bem-vindo, pois ajuda a relaxar e a distrair das atividades mais exaustivas do dia a dia.

Com isso, esperamos tê-lo ajudado. Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir outros conteúdos relacionados ao tema em nosso site. Clique aqui para ver mais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.