InícioGraduaçãoArquitetura e Urbanismo10 dicas para se preparar para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo

10 dicas para se preparar para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo

Pronto para ser um universitário? Se você ainda tem dúvidas, neste post, separamos 10 dicas para você se preparar para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo. Afinal, esse é um dos cursos que vêm crescendo no país. Alguns dos motivos para profissão atrair tantos estudantes é a grande variedade de áreas de atuação, os altos níveis de empregabilidade e a flexibilidade da profissão.

Com a pandemia, as pessoas foram obrigadas a olharem com mais carinho para dentro de seus lares. Logo, começaram a ajeitar aquilo que ficava para depois. Para o home office, a maioria precisou de mais conforto. Esse movimento fez com que as pessoas buscassem profissionais especializados nestas transformações.

Se você quer passar no vestibular de Arquitetura e Urbanismo e deseja se tornar um arquiteto, talvez bata por aí uma insegurança de como se preparar para o vestibular. Respire fundo e confira nossas dicas!

1. Crie um planejamento de estudos

Crie um cronograma de estudos para ser seu aliado, vestibulando. A partir dele você terá uma rotina preparatória, com foco e dedicação. Além disso, ajudará na sua capacidade de concentração. Ao vencer os conteúdos você ficará mais motivado e consequentemente mais produtivo.

Organização e boa gestão do tempo são qualidades imprescindíveis a um arquiteto, uma vez que é preciso lidar com projetos e prazos muitas vezes apertados. Comece desde já e planeje sua rotina de preparação.

2. Faça simulados e provas antigas

Testar o seu conhecimento é a melhor forma de perceber seus pontos altos e saber quais são seus pontos fracos nos estudos. Além de criar um planejamento com os assuntos importantes, é fundamental que você teste o seu conhecimento. Aqui, nada melhor para isso do que utilizar simulados.

Procure listas de exercícios e provas de vestibulares anteriores, de diversas instituições de ensino. Dessa forma, a partir dos resultados, é possível saber o que você deve melhorar.

3. Um cursinho pré-vestibular pode te ajudar

Sempre pinta uma dúvida em como estudar, quais conteúdos e como se preparar realmente para o vestibular. Se você  já se questionou se é possível se preparar sozinho, a reposta é sim. Porém, se você não tem tanta facilidade em assimilar e absorver  o conteúdo assistindo a aulas sem ter o suporte de um professor, talvez seja melhor procurar ajuda.

É aqui que os cursos preparatórios podem ser grandes aliados. No cursinho você poderá assistir às aulas e tirar dúvidas sobre a matéria e exercícios em tempo real, o que não é possível no caso de vídeo-aulas gravadas, por exemplo.

4. Você precisa se dedicar

Se o seu objetivo é passar no vestibular, a dedicação é um ponto fundamental desta jornada. E aqui não importa se você vai estudar sozinho, em grupo, na escola ou no cursinho. Uma dica básica é não faltar às aulas. Além disso, siga os seguintes pontos:

  • Quando você for revisar a matéria em casa, tenha total concentração.
  • Deixe o celular de lado e foque nos seus estudos.
  • Monte um grupo com seus colegas ou amigos para estudar.
  • Mantenha uma rotina de estudos.

5. Leia bastante e treine a redação

Muitos estudantes sofrem na hora de fazer uma redação. Porém, seu texto pode ser responsável pela composição de até 60% da nota da prova. Sendo assim, tente priorizá-lo. Treinar a redação também é muito importante.

Para você ter repertório na sua escrita, é interessante que você também seja um bom leitor. Ao ler, além de assimilar novas ideias, você observa a forma como as palavras são empregadas. Ao fazer isso, você pode ainda conhecer novos termos e revisar regras de escrita. E, se possível, solicite a correção de seus textos para algum professor.

6. Mantenha-se atualizado sempre

Estar ciente do que ocorre no mundo é fundamental para quem prestará vestibular. Afinal, nas provas sempre aparecem temas atuais. A dica aqui é para você ficar atento as principais notícias e atualidades. Por isso, dedique alguns minutos do seu tempo acompanhando noticiários na televisão. Ou, se preferir, leia jornais ou revistas.

Isso não quer dizer que você deixará os livros de lado. Muito pelo contrário. As principais bibliografias te darão a base para os estudos, mas estar por dentro do que acontece é um complemento para o seu objetivo.

7. Cuidar da sua saúde é fundamental

Não adianta você se esforçar ao máximo, estudar dias e noites para no final ficar doente. Durante a sua preparação, não se esqueça de fazer algumas pausas. Respire, beba água, vá ao banheiro e volte para seus estudos. Se alimentar bem e praticar atividades físicas também vai contribuir para que você tenha um bom desempenho.

Por mais tenso que você esteja, tente relaxar. Por isso, tenha em mente que para sua rotina ser eficiente é preciso ter horários adequados para as refeições, descanso e lazer.

8. Abra o seu leque de opções

Nem sempre as faculdades públicas oferecem o melhor ensino ou as melhores condições de estudo para você. As instituições particulares possuem o seu valor e além da qualidade do conteúdo e da infraestrutura, elas vêm se destacando por facilitarem o acesso ao nível superior.

Hoje em dia, existem diversas possibilidades de ingresso e variadas modalidades de ensino. Você pode, por exemplo, fazer faculdade de Arquitetura EAD ou apenas algumas cadeiras online. O fato é que o leque das opções está muito maior atualmente. Liste quais instituições são do seu interesse e pesquise sobre cada uma delas.

9. Não invente loucuras

Alguns estudantes estão super focados em passar no vestibular que acabam fazendo coisas sem sentido. O grande problema é que a maioria delas atrapalham mais do que ajudam. Então não invente loucuras deste tipo, ok?

  • Não adianta virar a noite estudando
  • Não adianta dormir pouco e acordar de madrugada para estudar
  • Não dar pausa nem para fazer as refeições
  • Estudar no sofá ou deitado na cama
  • Deixar de estudar as matérias que você é um bom aluno para focar apenas nas que você tem dificuldade

10. Tire um tempo para pesquisar sobre Arquitetura e Urbanismo

Muitas pessoas têm dúvida se Arquitetura é de humanas ou exatas, mas a resposta certa não é nenhuma das duas opções. Trata-se de um curso das Ciências Sociais Aplicadas, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ou seja, estudos que lidam e têm como enfoque a sociedade. A profissão atrai alunos com interesses distintos, você se encaixa neste perfil?

Não se esqueça que além disso tudo, você deve optar por uma faculdade de qualidade comprovada pelo MEC (Ministério da Educação), que tenha credibilidade e com foco no sucesso do aluno.

Pronto para se preparar para o vestibular de Arquitetura e Urbanismo? Boa sorte e bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.