InícioCursinhos pré-vestibular10 dicas para se preparar para o vestibular de Fisioterapia

10 dicas para se preparar para o vestibular de Fisioterapia

Você já se decidiu sobre o curso superior que gostaria de cursar, mas tem medo do temido vestibular? Se o seu curso escolhido é Fisioterapia, então, estas 10 dicas para o vestibular de Fisioterapia são para você!

A Fisioterapia é uma opção de carreira bastante promissora. Possui um leque vasto de especializações, bem como uma alta demanda profissional. Como forma de se preparar para vestibular de Fisioterapia, você pode passar horas estudando. Mas, é necessário se questionar:o cronograma de estudos está sendo efetivo?

Nesse sentido, é possível preparar uma rotina de estudos que potencialize a sua estratégia. Afinal, nesse momento o vestibulando precisa ser mais assertivo para  alcançar sua carreira dos sonhos. Não é mesmo?

Nesse conteúdo, vamos ajudá-lo a traçar algumas estratégias de estudo para o vestibular de Fisioterapia. Acompanhe!

10 dicas para se preparar para o vestibular de Fisioterapia

Vai estudar sozinho ou não sabe nem por onde começar? Então, preste atenção neste texto.

As suas chances de ser aprovado aumentam quando você se preocupa em criar estratégias para se dar bem nas provas. Afinal, preparação é tudo! Muitos estudantes conseguem alcançar ótimos resultados apenas adequando a rotina.

Porém, a realidade é a que, infelizmente, falta preparação já no ensino médio. Muitos estudantes só começam a se preparar no último ano. E, em algumas vezes, as dicas das escolas não são tão práticas.

Para ajudá-lo com seu planejamento, confira 10 dicas para se preparar para o vestibular de Fisioterapia:

1)Estruture um cronograma de estudos eficiente

Já foi mais que comprovado que horas exaustivas de estudos sem pausas e sem estratégia são ineficazes. Portanto, nesse sentido, é mais importante a qualidade do estudo do que quantidade. É fundamental saber em qual turno você tem mais rendimento — manhã, tarde ou noite. Além de dividir as matérias, fazer pausas intercaladas com lanches e se alongar ocasionalmente podem ajudar.

Não se esqueça de tirar um tempo apenas para descansar e para se dedicar aos seus momentos de lazer como praticar esportes, ir ao cinema e ver seus amigos.

2) Conheça o edital da prova

Existem diversas modalidades para o vestibular de Fisioterapia, mas, algo que não varia muito são os conteúdos das provas. Para sair na frente, é necessário saber todos os assuntos que cairão na prova, assim como a estrutura do teste. Sem contar, também, com o tipo de questões: de múltipla escolha ou abertas? Tem Redação?

3) Treine com simulados e provas anteriores

Entrar em campo conhecendo os jogadores. Você já ouviu essa expressão? Pois bem! Prestar o vestibular sabendo a categoria de questões e o estilo de prova, bem como treinar questões reais, pode fazer toda a diferença.  Afinal, ninguém quer surpresas na hora do vestibular, não é mesmo?

4)Procure séries e filmes sobre a temática

Existem diversos filmes que podem ajudá-lo a se preparar para o vestibular de Fisioterapia. E a popularização dos streamings é a cereja do bolo que faltava. Contudo, é uma forma de aprender, mas também de relaxar. Portanto, algumas narrativas centrais envolverão temas importantes para o vestibulando, além de diversificar seu conhecimento.

5) Não negligencie a Redação

Pode parecer uma dica um pouco óbvia, mas, a Redação é uma das principais responsáveis pelo ponto de corte em vestibulares. Talvez, o vestibulando de Fisioterapia tenha mais afinidade com matérias como Biologia e Física. Mas, para ter uma boa nota no vestibular, a Redação é fundamental. Treine a escrita, leia bastante e mantenha-se atualizado.

6) Invista em você

Se prepare da melhor forma possível, faça cursos EAD, adquira livros importantes. Saiba que o vestibular é 50% autoconhecimento, e isso quer dizer que conhecer o que você precisa melhorar garantirá um aprendizado direcionado.

7) Faça uma ampla busca por instituições de ensino

A escolha da faculdade é um momento muito importante para o estudante, pois, isso definirá seu futuro nos próximos anos. Nesse sentido, a grade curricular, infraestrutura, reputação, credenciamento junto ao Ministério da Educação e o corpo docente são fatores a se considerar na busca. Procure também por instituições com programas de incentivo e inserção no mercado de trabalho.

8) Mantenha-se bem-informado

Muitas provas de vestibulares tradicionais possuem partes específicas sobre conhecimentos gerais. Manter-se informado é quase uma obrigação para o vestibulando. Com o avanço da tecnologia, temos acesso à informação a um toque na tela do nosso celular. Aproveite e informe-se em espaços qualificados de notícias e conhecimentos gerais.

9) Participe de grupo de estudos

Estudar com algum colega pode aliviar o estresse desse período. Além disso, o conhecimento compartilhado pode ajudá-lo a ver sob nova perspectiva. Também existem os casos dos grupos por temas específicos, que podem ajudá-lo a tirar dúvidas e a estudar de forma eficiente.

10) Anote as datas das provas 

Pode parecer uma dica bem simples, mas, é fundamental para o dia da prova. Nesse dia, o estudante está um pouco tenso, mas existem regras como, por exemplo, o tempo de provas e a não permissão de uso dos celulares. Saber disso antecipadamente tornará processo mais fácil e tranquilo no dia do vestibular.

4 filmes que os estudantes de Fisioterapia devem assistir

Como dissemos, passar horas estudando sem um plano efetivo pode contribuir ainda mais para a ansiedade do vestibulando. Para driblar esse problema, é necessário saber organizar o estudo e aprender a relaxar.

Se o seu sonho é cursar Fisioterapia, existem também outras formas de se preparar para o vestibular que não envolvam passar horas estudando. Os filmes, por exemplo, podem trazer divertir e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a fixar conteúdos.

Além disso, os filmes também podem abordar questões relativas a doenças e ao cotidiano do fisioterapeuta. Assistir a séries e filmes desse universo é uma excelente fonte extra de aprendizado.

Pensando nisso, listamos 4 filmes para você entrar no clima da graduação de Fisioterapia:

  • Os Melhores Dias das nossas Vidas (2004)

  • O escafandro e a borboleta (2008)

  •  Intocáveis (2012)

  •  Hasta la vista — venha como você é (2012)

E aí, o que achou das nossas dicas para se preparar para o vestibular de Fisioterapia? Esperamos que essas dicas tenham o ajudado na preparação. Portanto, mãos à obra e bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.