10 passos para o vestibular de Medicina

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Crédito: Canva.

É popular o fato que um dos cursos mais concorridos é o de Medicina. Desta forma, necessita-se muita dedicação para alcançar esse espaço. Assim, para você conseguir chegar lá, trouxemos 10 passos para o vestibular de Medicina.

Antes de iniciar sua preparação para o vestibular, atente-se não só em como a prova é feita, mas também dicas de estudo. Estas, combinadas de um bom planejamento, serão fundamentais para alcançar esse objetivo tão especial.

Sendo o curso de Medicina tão almejado pelos vestibulandos, fique com a gente e confira as dicas que preparamos. Vamos juntos?

Adora animais, mas não sabe qual curso escolher no vestibular?

Faça esse teste e descubra qual faculdade mais combina com você

Como é feita a preparação para as provas do curso de Medicina?

Cada faculdade possui suas especificidades nas provas de Medicina. Porém, não se desespere. Há semelhanças quando se trata do peso de cada disciplina da prova.

Geralmente a prova é dividida em duas etapas: a primeira com questões de múltipla escolha, e a segunda, questões específicas para o curso escolhido. Estas, tratando do vestibular em Medicina, contemplam em especial, as Ciências da Natureza e Exatas.

Isso significa que, a prova será realizada em duas fases. A primeira, o candidato responde questões mais gerais e de múltipla escolha. Na segunda, o estudante é submetido a um teste mais aprofundado que exige respostas dissertativas mais complexas sobre as temáticas propostas. 

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Ainda, há uma pontuação destinada à produção da redação. Dessa forma, é importante estudar produção de texto. Geralmente, o gênero solicitado pelos vestibulares é o dissertativo-argumentativo. 

Diante do exposto, é importante ressaltar que: ao zerar a nota de qualquer disciplina, você está eliminado do vestibular de Medicina. Exatamente. É isso mesmo que você leu. Sendo assim, estude com afinco as matérias que você gosta e também, as que você não gosta tanto assim.

Mas, agora que já explicamos como funciona a estrutura básica das provas, está na hora de seguirmos com 10 dicas para você se preparar para o vestibular de Medicina.

Vai prestar vestibular para Medicina?

 

Preparamos um quiz para você descobrir qual área combina mais com você

Dicas pré-vestibular de Medicina

Organize seus estudos e aprenda a se preparar para a prova 

As provas de Medicina, apesar de exigirem uma rotina intensa de estudos, com organização torna-se possível. Sendo assim, invista em uma boa administração do seu tempo.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar com a organização e, principalmente, a alcançar seu grande objetivo. Veja nos próximos tópicos.

 Crie um cronograma de estudos detalhado

É indispensável que você consiga conciliar suas tarefas diárias com seu horário de estudo. Dessa forma, o recomendado é separar o conteúdo por meio do agrupamento de matérias.

Seu sonho é passar no vestibular de Medicina?

 

Baixe o conteúdo especial que nós produzimos e garanta sua aprovação

Distribuir as matérias ao longo da semana, facilitarão no ingresso ao curso de Medicina. Com isso, priorize as matérias que você tem mais dificuldade, mas nem por isso, ignore as demais que você se dá bem.

Por fim, organize um cronograma que inclua: leitura, revisão e exercícios.

Não deixe que os estudos atrapalhem sua saúde 

Sabemos que a vida do vestibulando é exaustiva, mas saúde em primeiro lugar. Por isso, cuide da sua saúde física e mental.

Está preparado para prestar o vestibular de Medicina?

Confira o guia completo e fique mais perto da tão sonhada vaga

Praticar atividades físicas e dormir bem, é essencial para o processo de aprendizagem. Por isso, ocupam um lugar tão importante nos nossos 10 passos para o vestibular de Medicina. Evite o burnout!

Seu desempenho depende da sua dedicação e do equilíbrio entre suas atividades. Caso você queira melhorar seu método de estudo, a melhor opção nunca será ficar sem descansar.

Defina metas semanais e diárias 

Estudar, por si só, é enriquecedor. Mas, planejar e traçar metas é uma ótima forma de analisar a sua evolução durante o período preparatório. Ainda, ao perceber os frutos, irá te motivar para continuar se dedicando.

Quer garantir sua vaga na faculdade de Medicina?

 

Confira esse ebook com todas as dicas para você ser aprovado

As metas são uma forma de se auto incentivar e manter-se conectado ao objetivo. Além disso, planejar evita estresse e consequentemente, nervosismo na hora da prova de Medicina.

Participe de simulados e provas de preparação

A melhor maneira de se ambientar com a estrutura da prova oficial é realizando simulados. Dessa forma, você não se surpreenderá com a estrutura das questões. 

Também, é fundamental para te ajudar a realizar a prova com mais dinamismo. Praticar te torna mais rápido, e isso é um super ponto positivo, já que poucas horas são disponibilizadas para muitas questões. 

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

Portanto, realizando simulados, você consegue mensurar seus pontos fortes e também, as dificuldades.

Dicas para o dia do vestibular de Medicina

Separe um tempo considerável para fazer a redação

Se você treinou bastante produção textual durante seu período de preparação, já deve saber que essa parte da prova exige um bom tempo para ser elaborada com eficiência. Dessa maneira, tente administrar seu cronômetro para não se complicar na hora de terminar a avaliação! 

E, para que você se dê bem na redação, é importante que esteja por dentro da coletânea de livros solicitada por cada universidade e os conteúdos gerais tratados durante a avaliação. 

Você já tem um plano de estudos para passar no vestibular de Medicina?

 

Preparamos um guia completo para te ajudar a realizar este sonho

 

Não se prenda em questões muito difíceis

Apesar de ser necessária uma boa nota geral na prova, nem sempre devemos focar em questões que não sabemos resolver.  Estas, podem tomar grande parte do seu tempo durante a avaliação. Por isso, para conseguir finalizar a tempo, separe essas perguntas nas quais teve dificuldade e deixe para retomá-las após finalizar o restante das matérias. 

Se atente sempre aos detalhes das questões

Muitos enunciados exigem uma interpretação minuciosa e por te induzir ao erro, caso não leia com atenção. Pensando nisso, evite ler rapidamente as questões e sempre revise a pergunta antes de começar a respondê-la.

Se preocupe com a organização das respostas dissertativas

As respostas devem ser bem redigidas. É sempre bom lembrar que, durante a correção, não importa apenas o resultado da questão, mas sim todo o caminho percorrido pelo aluno durante a resolução da mesma.

Vai fazer vestibular para Medicina, mas já é quase formado por Grey’s Anatomy?

Descubra qual médico da série mais combina com o seu perfil

As suas chances de ser aprovado aumentam quando você se preocupa em criar contextos bem estruturados.

Preste muita atenção no gabarito

Apesar de ser a parte final da prova e representar a passagem das respostas já resolvidas durante a avaliação, é no gabarito que você precisa estar ainda mais atento. Assim, não pense em alterar suas respostas durante o preenchimento e confie no seu conhecimento.

Para acessar mais conteúdos relacionados, entre na  seção do curso de Medicina aqui mesmo no portal.

E aí, o que achou dos nossos 10 passos para o vestibular de Medicina? Espero que essas dicas tenham te ajudado na preparação para o vestibular de Medicina. Caso ainda tenha dúvidas, deixe nos comentários.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.