InícioDicasEstudos11 filmes para estudantes de Medicina assistirem

11 filmes para estudantes de Medicina assistirem

Neste artigo, vamos falar de 11 filmes para estudantes de Medicina assistirem. A maioria são filmes ficcionais, que abordam, de alguma forma, o tema. 

A lista contém filmes que giram em torno de personagens que trabalham na área da saúde ou que precisam de algum tratamento médico mais sério. Mas, caso não tenha visto algum, anote para fazer uma maratona de filmes médicos. 

Agora, vamos à lista. 

11 filmes para estudantes de Medicina assistirem

Confira agora os 11 filmes para estudantes de Medicina assistirem ao menos uma vez na vida. Esses filmes vão te trazer reflexões, ideias e mais motivação de continuar na área de saúde, ajudando pessoas todos os dias. 

1 – Patch Adams: o Amor é Contagioso (1998)

Hunter Adams tenta se suicidar, mas não consegue. Vendo que não estava em boas condições, se interna voluntariamente em um sanatório. Ao entrar em contato com outros internos e ajudá-los em suas necessidades, descobre que, no fundo, deseja ser médico. 

Decidido, Hunter sai do sanatório e entra na faculdade de Medicina. Aos poucos, ele vai conquistando as pessoas à sua volta, mesmo com seus métodos pouco convencionais. Mas o reitor da Universidade deseja, a todo custo, expulsá-lo. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

2 – Contágio (2011)

Em Contágio, surge um vírus letal, transmissível pelo ar, que consegue matar pessoas em poucos dias. A comunidade médica do mundo todo se une para encontrar a cura desse vírus, antes que afete toda a humanidade. Ao mesmo tempo, o pânico se espalha por todos, enquanto pessoas comuns lutam para sobreviver perante ao vírus. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

3 – Mãos Talentosas – A História de Ben Carson (2009)

Mãos Talentosas conta a história de Ben Carson, um menino pobre, que mora em Detroit. Viveu parte da sua vida sem perspectiva de um futuro melhor, de sucesso, enquanto pessoas à sua volta também desacreditaram dele. Mas, o que ninguém esperava, nem mesmo Ben, era que ele se tornaria um neurocirurgião famoso no mundo todo. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

4 – Um golpe do destino (1991)

Jack McKee é um médico bem sucedido, rico, que vive acima dos outros. Até o momento em que ele é diagnosticado com câncer de garganta. Jack, agora como paciente, vai em busca de hospitais, tratamentos, médicos especializados. Isso faz com que, aos poucos, ele vá percebendo que ser médico vai muito além do que somente cirurgias e prescrições, mudando sua forma de pensar. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

5 – E a Vida Continua… (1993)

Em “E a Vida Continua”, acompanhamos toda a descoberta da epidemia de AIDS na década de 80, nos Estados Unidos. O protagonista, Dr. Don Francis, começa a investigar os casos, movido pela curiosidade médica. Acaba percebendo que esse “vírus” misterioso atinge, principalmente, homossexuais em áreas urbanas, e logo depois a doença é identificada como AIDS. Don começa um movimento para conter o surto, encontrando oposição de políticos e colegas de trabalho. Mas, aos poucos, as pessoas vão se juntando à sua causa devido a quantidade de mortes no país. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

6 – Sob Pressão (2016)

O filme brasileiro Sob Pressão mostra o Dr. Evandro e sua equipe de doutores, Paulo e Carolina, enfrentando um dia tenso no hospital em que trabalham. Neste dia, os médicos devem realizar três cirurgias extremamente complicadas: um traficante, um policial militar e uma criança. Para complicar ainda mais essa situação, descobrimos que os três pacientes foram feridos no mesmo tiroteio, em uma favela próxima ao hospital em que estão. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

7 – Você Não Conhece o Jack (2010)

Jack Kevorkian, interpretado por Al Pacino, tem o grande ideal de que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade. Acredita que, pessoas com doenças terminais, podem e devem escolher como querem terminar suas vidas. 

Firme nessa ideia, ele passa a prestar consultorias de morte, com o apoio de seu amigo e irmã. Após ajudar mais de centenas de suicídios assistidos (intervenção médica para interromper a vida antes de mais sofrimento), ficou conhecido como Dr. Morte. 

Mas, ao longo de sua jornada tentando ajudar pessoas, acaba tendo que enfrentar a ira de promotores locais, que abriram processo contra Jack, e pessoas que se opõem ao seu modo de pensar e agir.

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

8 – Decisões Extremas (2010)

O casal, John e Aileen, tiveram dois filhos que possuem a doença Pompe, uma anomalia genética que pode matar seus filhos antes mesmo de seu décimo aniversário. Desesperados para salvar seus filhos, entram em contato com Robert Stonehill, um pesquisador em Nebraska, que fez uma pesquisa inovadora e promissora, focando em um tratamento enzimático. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

9 – Mar Adentro (2004)

Ramón Sampedro sofreu um acidente quando jovem, que o deixou tetrapléfico, preso a uma cama por 28 anos. Quando não aguenta mais viver neste estado, sem chances de cura, Ramón decide, totalmente lúcido, lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, ou seja, lutar pelo direito de pôr fim à sua vida. 

Mesmo sendo uma decisão sobre a própria vida, Ramón encontra oposição da Igreja, sociedade e até mesmo de sua família, que não aceitam tal ato, preferindo ver ele sofrendo em uma cama. Mas ele não irá desistir. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

10 – O Físico (2013)

Rob, em sua infância, vê sua mãe morrer por conta de uma doença denominada de “doença do lado”. Sozinho, fica sem rumo, até que Barder decide criá-lo. Crescendo ao lado desse barbeiro local, Rob acompanha Barder vender bebidas que prometem curar doenças e aprende tudo sobre isso. 

Barder acaba passando por uma operação nos olhos e é quando Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, Ibn Sina, que coordena um hospital. Curioso para aprender mais sobre curar pessoas, decide viajar até esse médico para conhecê-lo. Mas Rob se vê obrigado a esconder o fato de ser cristão, já que apenas judeus e árabes podem entrar na Pérsia. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

11 – Um Homem entre Gigantes (2016)

Dr. Bennet Omalu, vivido por Will Smith, é um neuropatologista forense. Em um momento, acaba diagnosticando um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano. Após decidir investigar mais sobre o assunto, descobre que vários outros profissionais do ramo sofrem do mesmo problema. Mas, para reverter esse quadro preocupante e expor para o mundo a grave situação, terá que enfrentar a poderosa NFL, que se opõe. 

Confira mais sobre o filme no AdoroCinema.

Ficou curioso para saber mais sobre o curso ou com vontade de cursar a faculdade de Medicina? Então, confira o artigo: Mitos e verdades sobre o curso de Medicina.

Conclusão

Os filmes podem ser uma boa forma de entretenimento, mas também de conhecimento. Dão esperança, vontade de aprender, crescer, além de novas perspectivas para quem está cursando Medicina ou já é da área. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.