InícioDicasEstudos5 dicas de como estudar para o vestibular

5 dicas de como estudar para o vestibular

A etapa do vestibular é uma das mais importantes da vida de um estudante. É nesse momento que ele decide qual curso quer fazer e para qual faculdade deseja ir.

Para ajudar nessa fase de preparação, a Ampli listou 5 dicas de como estudar para o vestibular. Se você deseja saber as melhores táticas para absorver melhor o conteúdo, como começar e o que estudar exatamente para o vestibular, está no lugar certo!

1. Crie um cronograma de estudos

Antes de mais nada, você precisa estabelecer uma rotina para estudar para vestibular. Assim, é possível ter consistência nos estudos. E a melhor forma de fazer isso é criando um cronograma! 

Nele, você vai estabelecer os dias da semana, horários e o tempo de estudo para cada matéria. É interessante priorizar aquelas matérias em que tem maior dificuldade, dedicando um tempo maior a elas.

Também recomendamos que estude essas matérias nos seus momentos de maior pico de energia. 

Por exemplo, é mais comum que tenhamos mais disposição para estudar no início da semana, depois de relaxar no sábado e domingo. Ou até mesmo no início do dia, depois de uma boa noite de sono. Se você reservar esses momentos para se dedicar às matérias mais desafiadoras, estará com a atenção redobrada.

O cronograma te ajudará a ter foco e disciplina, além de ajudar a definir a melhor forma sobre como estudar para o vestibular. Logo, é importante segui-lo bem certinho, com exceção de emergências.

2. Evite distrações

A hora de estudar é para estudar mesmo! Ou seja, é importante evitar distrações. 

Isso inclui escolher um local silencioso e confortável para que consiga focar nos estudos, se possível sem pessoas ao redor que poderiam tirar a sua atenção. A organização do espaço também ajuda a mente a se manter concentrada naquela atividade, evitando o desgaste mental.

Veja também: Conheça 7 truques para memorização no vestibular

Desative as notificações do celular, desligue os aparelhos eletrônicos que possam competir pela sua atenção e, caso precise fazer alguma pesquisa na internet, mantenha abertas somente as abas necessárias.

3. Reúna bons materiais de estudo e entenda as regras

Agora que você sabe como começar a estudar para vestibular, é importante saber o que estudar. E para isso, você deve iniciar pelos editais das provas que irá fazer. Assim, você conseguirá se familiarizar com o conteúdo programático, regras e prazos. 

O ENEM acaba sendo a principal porta de entrada para faculdades públicas e privadas, então fique de olho nas mudanças e nas áreas do conhecimento abordadas na prova. 

Reúna bons materiais e referenciais para seus estudos. Fique bem atento às recomendações dos seus professores, mas caso esteja estudando por conta própria, converse com os seus amigos para saber que tipo de materiais eles têm utilizado.

4. Alterne diferentes formatos de estudo

Cada pessoa retém informação de uma forma diferente. O jeito como você estuda para o vestibular, pode ajudar a facilitar a retenção de conteúdo.

Então a nossa recomendação é que varie os formatos de estudo para ampliar as chances de aprendizado. Um método bacana que você pode experimentar é a técnica pomodoro. O objetivo desse método é trabalhar a gestão do tempo, aumentar a produtividade e eficiência dos estudos.

Faça resumos, exercícios, quizzes e jogos que ajudem a aprender de modo mais interativo. Filmes, séries e podcasts são uma ótima pedida também. Aqui a dica é ir além dos tradicionais livros e apostilas! Use a internet ao seu favor e assista videoaulas e palestras sobre temas relacionados.

Consuma conteúdos de assuntos variados sobre o que tem acontecido no país e no mundo. Esse é um conselho incrível para te ajudar a desenvolver uma boa redação, fortalecendo seus argumentos.

Veja também: 3 temas de atualidades que podem cair no vestibular.

Forme grupos de estudo e faça as provas dos exames anteriores, para ter uma ideia do que te espera e para avaliar como está o seu conhecimento, no que precisa aprofundar e se dedicar mais.

5. Tenha foco e disciplina, sem exageros

Falamos sobre foco e disciplina, e queremos finalizar afirmando que o equilíbrio é tão importante quanto esses elementos. Você deve respeitar e reservar um tempo para descansar e para se divertir, além de estudar. 

Isso é um importante respiro para a mente e o que garantirá que o período em que estiver estudando seja produtivo. Inclusive, conciliar vestibulares, estudos e saúde mental no período da pandemia se tornou um ponto de muita atenção.

Faça pausas, cuide da sua saúde e fique atento aos sinais do seu corpo. Você conseguirá atingir o resultado desejado sem deixar de cuidar de si mesmo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.