5 hábitos que podem estar atrapalhando seus estudos

Tais Carra
Estrategista de marca, contadora de história e designer thinker com 9 anos de experiências em comunicação digital. Construí minhas experiências de forma bem diversificada envolvendo três áreas centrais: inovação, produto e marketing. Crio e escrevo semanalmente para diversas empresas. Meu trabalho é construir experiências e estratégias através de criação de texto útil e relevante para gerar ação, circularidade, e crescimento de receita.
1

Foto: Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Início de ano é o momento que coincide com o retorno da rotina de estudos para muitos, mas você já pensou o que fazer de diferente para melhorar esse momento tão importante? Afinal, que nunca sentiu que o rendimento estagnou? Sabia que alguns hábitos podem estar atrapalhando seus estudos? 

É importante observar que alguns hábitos influenciam diretamente nossa vida e é bastante provável que eles interfiram também na forma de estudar.

Não existe uma fórmula de estudos pronta e que funcione para todos, mas separamos algumas dicas para que você possa conquistar os resultados que você deseja.

5 hábitos que podem estar te atrapalhando

Mas, primeiro, o que é rotina de estudo? Quando nos referimos a uma rotina de estudo, estamos abordando um conjunto de ações que o aluno utiliza para organizar o seu tempo, como por exemplo, guias, mapas mentais de aprendizados, listas, papel adesivo, entre outros. 

A importância de uma rotina de estudos

Ter uma rotina de estudos é uma forma autônoma de ajudar o estudante a concluir seu objetivo. Criar o hábito de estudar é muito importante para esse processo.

Cada conteúdo tem sua especificidade, ou seja, cada disciplina tem uma forma de ser trabalhada, e muitas vezes os professores já organizam um plano de estudo, e também pertinência das atividades. Existe uma frase que resume bem isso:

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”, William Edwards Deming.

Outro fator a ser considerado é a personalização da rotina que mais combina com você. Existem pessoas que são mais diurnas e outras mais noturnas. De forma geral, a população mundial é vespertina ou matutina, segundo estudo. 

Observe suas atitudes, descubra seu cronótipo e defina a rotina de estudo que melhor se adapta para você. 

Hábitos que podem atrapalhar seus estudos

Você já teve a sensação que não estava rendendo? Ou que sua mente entrou em fadiga por ver tanto um determinado assunto? É bastante provável que esteja faltando uma rotina de estudos na sua vida, ou que você precisa de uma que se encaixe melhor ao seu estilo de vida.

Ausência de hábitos saudáveis, comportamento, mentalidade e falta de organização são as principais causas que atrapalham a sua rotina de estudo. É bom lembrar que quanto mais planejada e organizada for sua rotina, menos stress você terá.  Assim, você terá uma rotina mais estável e aprenderá com eficácia.

Confira como identificar esses 5 hábitos que mais podem estar te atrapalhando:

1. Se distrair facilmente

Não é novidade para ninguém a importância do foco quando se está estudando. Cada estudo exige uma rotina que iniba as mais variadas distrações. Por exemplo: não usar redes sociais para evitar pausas durante os estudos. Evite também ambientes com muito barulho, aparelhos de TV, movimento da rua, entra e sai de pessoas etc.

 2. Não definir prioridades

Quase todas as matérias e conteúdos exigem duas coisas principais: dedicação e esforço. Igualmente, elencar prioridades e definir assuntos principais ajudará você a criar uma cronologia que facilite a aprendizagem. 

Vamos a um exemplo prático: não posso estudar Segunda Guerra Mundial se eu não estudei a Primeira, pois preciso entender o contexto histórico do ocorrido. 

 3. Evitar estudar o que não gosta

Esse hábito é um clássico no vestibular. Muitas vezes você tem predisposição para estudar mais os assuntos que gosta. Dessa forma, alguns materiais ficam abandonados, e isso faz com que sua nota final não seja tão boa. 

Alguns assuntos simplesmente não despertam nosso interesse. Uma vez que você não pode evitar estudar as matérias que não gosta, procure maneiras e caminhos para simplificar esse processo.

 4. Não ter rotina ou espaço organizado

Você reserva um local para estudar ou se ajeita em qualquer lugar? Não ter um lugar próprio para estudar talvez seja um dos hábitos que mais prejudicam o estudante. Então, considere, além de uma rotina com horários e descanso de estudo, também reservar um espaço próprio para essa atividade. 

À primeira vista pode ser uma dica simples, mas possuir elementos visuais vão te ajudar a reforçar o conteúdo como painéis e mapas mentais, além de deixar tudo que você precisa à mão. 

4. Não descansar / Estudar cansado

Estudar, planejar e otimizar o tempo de estudo são fundamentais para um bom desempenho. 

Todavia, não relaxar, além de te sobrecarregar, pode atrapalhar no entendimento do assunto. Então, lembre-se da importância de descansar a mente. 

É muito comum estudantes ficarem por várias horas estudando sem se dar conta, e ao fim perceber que o rendimento não foi tão bom.

Como organizar uma rotina de estudos eficiente  

Qual é o melhor método? A resposta é: depende! Se for para vestibular, por exemplo, a distribuição de horas de estudos e matérias pode ser muito diversa pelo curso escolhido, assim como também existem cursos mais concorridos que outros.  

É melhor focar na resolução de exercícios ou deixar as leituras em dia? Essa escolha dependerá muito do edital do curso que você escolher. Geralmente, vestibulares tradicionais são extensos, a concorrência é grande e o tempo muitas vezes é curto.

Confira algumas dicas para potencializar sua rotina de estudos. 

  1. Crie metas diárias e marcos estabelecidos;
  2. Defina horários e critérios de estudo; 
  3. Programe as leituras que reforcem o conteúdo;
  4. Reforce as dicas e indicações dos professores; 
  5. Faça listas, foque resolução de exercícios; 
  6. Leia o edital e procurem sobre assuntos em alta; 
  7. Diversifique os formatos de estudo;
  8. Possua um tempo para descanso e hidratação
  9. Revise o conteúdo. 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4.8 / 5. Contagem: 12

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.