InícioDicasMercado de trabalho5 profissões que surgiram com as startups

5 profissões que surgiram com as startups

Com o avanço da tecnologia, algumas profissões que surgiram com startups passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Você conhece alguma delas? Já ouviu falar nisso? Então confira nosso material exclusivo!

Com algumas revoluções no mercado de trabalho e no mundo tecnológico, muitas profissões surgem para solucionar novos desafios. Portanto, é normal que, com o surgimento de novos formatos de trabalho, venham também novas posições profissionais.

Muitas vezes, essas novas profissões são, na verdade, alguma possível nova especialização ou junção de duas ou mais habilidades. De acordo com o atual mercado, essas novas misturas podem surgir.

O que são as startups?

Antes de falarmos sobre as profissões que surgiram com startups, precisamos entender o que é esse novo formato empresarial. Quais são suas principais características e quais as diferenças principais para o que chamamos de empresa tradicional.

Segundo o Sebrae, a startup se caracteriza por “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”. Essa definição é a mais atual e agrada aos envolvidos no mercado.

Porém, para quem a vê pela primeira vez, ainda parece um pouco difícil de entendê-la. Por isso, vamos tentar destrinchar seu significado e qual a aplicação dessas características na realidade.

Na definição, quando falamos sobre um modelo de negócio repetível e escalável, falamos da forma como a startup irá ganhar dinheiro. Modelo de negócio é um processo inovador, que gera lucro financeiro. Além de ser funcional, ele precisa ser repetível, ou seja, ser refeito em outros negócios. Além disso, precisa ser escalável, capaz de crescer sem influenciar no resultado.

Quanto ao cenário de incertezas, isso aponta que as startups costumam nascer sem possuir uma certeza absoluta de que irão dar certo. Além disso, seus sócios, usualmente começam com um baixo investimento financeiro e, após mostrar os resultados, buscam novos investidores externos.

Profissões que surgiram com startups

Como você pode perceber, uma startup possui um caráter inovador. Este modelo procura fazer algo de uma forma totalmente nova. Muitas vezes, lidam com produtos ou serviços que já existem no mercado, mas apresentando uma nova forma de atingir o mesmo objetivo.

Nessa busca por algo novo ou por um novo formato, é sempre possível – e provável – que novas posições sejam criadas. É claro que em um ano não iremos descobrir novas profissões vindas de startups. Este processo é longo. Com o tempo, o cargo passa a ter um importante diferencial e, então, ser levado para outras empresas.

Agora que você já entendeu o que é uma startup e o processo de criação de uma nova profissão, vamos, então, analisar algumas carreiras que surgiram com startups

Caçador de startups ou Startup Hunter

Parece engraçado ter uma pessoa responsável por descobrir novas startups. Mas é perfeitamente possível depois que você entender seu objetivo. Esse profissional pode ser um freelancer ou pode atuar dentro de empresas de investimentos.

Como toda startup visa um investimento externo, o caçador de startup é o responsável por procurar quais dessas empresas merecem e precisam de dinheiro. Então, se a empresa investidora quer investigar a melhor opção para investir, chama esse profissional.

UX Writer

Com a busca por uma super especialização das carreiras, as startups ajudaram a criar um profissional responsável por roteirizar o processo de relacionamento entre um consumidor e o produto ou serviço. Similar ao Designer de Experiência, o UX Writer trabalha com o conteúdo que garante uma melhor relação com o cliente.

Esse profissional pode ser um jornalista, publicitário ou, até mesmo, um psicólogo. Sua função é entregar o melhor caminho possível para o cliente. A área de atendimento, por exemplo, ao ser automatizada, precisa de alguém para desenvolver todo o ciclo de conversa das assistentes virtuais.

Customer Success 

Usualmente ele é confundido com a área de atendimento tradicional. Esta área, porém, não foca apenas em conversar com o cliente, mas sim, entender o que são as taxas de sucesso que ele busca e, principalmente, como atingi-las.

Essa área veio do setor de tecnologia, quando era necessário fornecer um suporte mais próximo e envolvido na compra de softwares e programas. Atualmente, se expande para outras relações que não só softwares e é mais uma das profissões que surgiram com startups.

Desenvolvedor de aplicativos

Dentre as profissões que surgiram com startups, essa seria uma que nasceu, cresceu e se desenvolveu ao lado das empresas de inovação. Isso porque muitas startups utilizam esse meio para tornar seu produto acessível.

Atualmente, uma startup utiliza desenvolvedores para alcançar seu objetivo: desenvolver uma nova forma de oferecer um serviço ou produto. A Netflix, por exemplo, começou como uma startup, trazendo uma forma inovadora de oferecer produtos audiovisuais. Com o aumento crescente do uso dos smartphones, o desenvolvimento de aplicativos faz parte das startups.

Engenheiro de Software

Mais uma das profissões que surgiram com as startups e que, muitas vezes, pode ser, por ela mesmo, a base de toda uma startup. Esse profissional é o responsável por desenhar e desenvolver um programa ou software. Ele tem conhecimentos de tecnologia da informação, engenharia e desenvolvimento.

Sua formação multidisciplinar permite que ele seja capaz de atuar com todo o ciclo de vida do software assim como a programação completa. Ele poderá, inclusive, atuar na análise de concorrência e de mercado para saber a melhor forma de desenvolver o software.

Profissões e a tecnologia

Como ficou claro o surgimento de novas profissões, assim como a evolução e modificação de outras está diretamente ligado à tecnologia. Isso porque é ela que traz a necessidade de uma modificação no sistema de trabalho e apresenta a necessidade de novas carreiras.

Além de discutirmos quais as profissões que surgiram com startups, também podemos pensar em carreiras que sumiram com o surgimento dessas e novas possibilidades para antigas profissões. A verdade é que essa evolução é constante e sempre passível de mudanças.

Se você gostou desse tema e quer saber mais, confira nosso material exclusivo sobre as profissões ameaçadas pela tecnologia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.