InícioDicasEstudos6 figuras brasileiras marcantes para conhecer e estudar

6 figuras brasileiras marcantes para conhecer e estudar

Entender sobre algumas figuras brasileiras pode ser fundamental para o sucesso em avaliações, testes seletivos de universidades e concursos públicos.

Estas pessoas de destaque tiveram grande importância na produção de conhecimento sobre o Brasil, e seu estudo não deve ser negligenciado.

Ao estudar para provas e concursos, há uma tendência em procurar, prioritariamente por figuras brasileiras da Literatura.

Porém, nas avaliações, também pode ser exigida alguma redação com tema da atualidade, ligado a história de figuras brasileiras importantes.

Além disso, algumas figuras brasileiras possuem obras fundamentais para sua área de atuação. Portanto, são pessoas que ser conhecidas e estudadas pelos estudantes que aspiram seguir determinada carreira.

Quer estudar para o Vestibular e não sabe por onde começar? Confira também 5 dicas de como estudar para o Vestibular 

Abaixo, confira um pouco sobre seis figuras brasileiras marcantes.

6 figuras brasileiras marcantes

Getúlio Vargas (1883-1954)

Figura brasileira importante na política e História, Getúlio Vargas foi presidente do Brasil por 19 anos, o período conhecido como “Era Vargas”.

Entre seus feitos mais significativos, estão a criação dos Direitos Trabalhistas, como ao salário mínimo, as férias remuneradas e a carteira de trabalho.

Ele é comumente chamado de “pai dos pobres”, mas seu governo foi repleto de polêmicas e radicalismos.

Por exemplo, durante seu mandato, Getúlio suspendeu a constituição, dissolveu o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas Estaduais.

Além disso, nomeou interventores para os Estados brasileiros e ser responsável pela perseguição a comunistas e integralistas.

Maria da Penha (1945)

Quem nunca ouviu falar na Lei Maria da Penha?

A mulher que teve uma Lei com seu nome sancionada pelo presidente Lula no dia 7 de agosto 2006.

Ela também é um dos ícones da luta pelos Direitos das Mulheres no Brasil, sendo uma das figuras marcantes da História atual.

Maria da Penha Maia Fernandes é formada em Farmacêutica bioquímica, e passou 19 anos e 6 meses lutando para punir seu ex marido Marco Antonio Heredia Viveros.

Ele a agredia e abusava constantemente: a rotina de agressões culminou em um disparo de arma de fogo enquanto ela dormia, que a deixou paralítica.

O ex marido também tentou eletrocutá-la durante o banho, fato ocorrido após a internação pelo tiro.

Maria da Penha encontrou suporte em familiares e amigos para mudar sua situação.

Como resultado, iniciou uma militância que hoje auxilia milhares de mulheres a ter forças para procurarem seus direitos.

Conheça também: 3 pessoas históricas no Direito e suas contribuições

Monteiro Lobato (1882-1948)

Uma das figuras brasileiras mais lembrada quando o assunto é Literatura, o autor é constantemente associado à sua obra mais icônica, o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

A história infantil foi transformada em série televisiva pela Rede Globo, em duas de suas versões sendo a mais recente de 2001.

Além desta há uma versão de 1977, em parceria com a TVE Brasil e o Ministério da Educação.

A história também foi adaptada pela TV Tupi (1952), TV Cultura (1964) e Band (1967).

Formado em Direito em 1904, Monteiro Lobato foi promotor, jornalista, caricaturista e escritor ativista, tendo produção intelectual nacionalista e patriótica.

Ele ficou conhecido posicionamento favorável a exploração do petróleo, no Brasil apenas por empresas brasileiras.

Nasceu na cidade de Taubaté, localizada no interior de São Paulo, em 1882; além de editar e produzir livros, também publicou contos em jornais e revistas.

Oscar Niemeyer (1907-2012)

Ele é considerado o maior nome do planejamento arquitetônico do país e um dos mais importantes arquitetos do mundo.

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho é uma das figuras brasileiras fundamentais para a história de sua profissão.

Seu trabalho mais lembrado é a construção de Brasília, em 1956: a cidade teve um planejamento específico para sua criação como capital do Brasil.

Para tanto, o presidente Juscelino Kubitschek encomendou a Oscar Niemeyer o projeto dos edifícios públicos que se tornaram símbolos do país e do Governo brasileiro.

Portanto, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional são algumas de suas criações.

Também colaborou no grupo de arquitetos indicados pelos Estados-membros da ONU para projetar a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos EUA.

Criou objetos de design como móveis, esculturas, possui diversos livros publicados e recebeu uma infinidade de premiações.

Gosta de Engenharia Civil? Leia este artigo.

Tarsila do Amaral (1886-1973)

Na Arte brasileira, uma das obras de maior destaque é o quadro Abaporu; sua autora é da pintora, desenhista e tradutora Tarsila de Aguiar do Amaral.

A artista é considerada um dos nomes mais importantes do movimento Modernismo na América Latina.

Além da pintura icônica, diversos outros quadros de sua autoria são considerados de maior importância para a cultura nacional.

Nascida em 1886 na cidade de Capivari, localizada no interior de São Paulo, Tarsila veio de uma família tradicional; estudou pintura na Europa, aos 16 anos.

Foi integrante do Grupo dos Cinco, com artistas brasileiros considerados de maior influência para o movimento de arte moderna no Brasil.

Também integram o grupo Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Desse modo, usou como principais temas de seus trabalhos cores alegres, revertendo a um estilo tropical.

Seu estilo exalta a fauna e a flora brasileira, mas também máquinas, trilhos e produção industrial, mostrando uma sociedade moderna.

Portanto, Tarsila do Amaral é tida como um ícone do movimento Antropofágico.

Para entender cursos técnicos, leia: CST, o que é

Zumbi dos Palmares (1655-1695)

O líder da resistência negra do Quilombo dos Palmares (localizado na atual região do Estado de Alagoas), Zumbi cresceu livre dentro do Quilombo que abrigava mais de 2000 casas, chegando a cerca de 30.000 habitantes.

Ele era neto da princesa negra Aqualtune, e sobrinho de Ganga Zumba e Gana Zona, chefes dos mocambos mais importantes do Quilombo.

Zumbi (cujo nome remete ao Deus da Guerra), foi criado por um padre, voltando jovem para o seu povo, onde se casou com Dandara, com quem teve três filhos.

Entretanto, foi capturado no dia 20 de novembro de 1695, denunciado por um prisioneiro, no que teve uma morte violenta, assassinado brutalmente e decapitado.

Teve sua cabeça exposta em praça pública, por ordem do então Governador do Estado.

Como resultado, esta data hoje é marcada como Dia da Consciência Negra, em sua homenagem.

Gosta de estudar História do Brasil? Conheça também as 7 áreas para quem quer trabalhar com História

Quer entender mais sobre Graduação em Administração? Confira algumas matérias interessantes:

Como o curso de Administração pode ajudar a empreender

Conheças as diferenças entre presencial, semipresencial e EaD

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.