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Acessibilidade: como funcionam as aulas para cegos e surdos?

É muito importante que as universidades promovam a acessibilidade para os alunos com algum tipo de necessidade especial. Assim, eles podem participar de todas as atividades. Então, saiba como funcionam as aulas para cegos e surdos.

Acessibilidade nas universidades

Garantir a acessibilidade dos estudantes que apresentam algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual, é tão importante quanto promover a inclusão. Afinal, de nada adianta incluir se não contribuir para a permanência deles.

As faculdades são espaços de difusão dos saberes. Além disso, de cidadania e respeito pelo próximo. Portanto, não estaria cumprindo seu papel se não permitir e zelar pela participação de todos, sem distinção.

Espaços físicos e aulas

Os locais precisam garantir a locomoção de todos os alunos, sem depender de sua condição física. Então, a acessibilidade deve abranger os espaços físicos, desde rampas até o piso. E nas aulas, com formas de garantir a participação de todos igualmente.

A presença de professores e equipe engajada com o acesso de todos aos espaços e ao conhecimento, é essencial para promover a inclusão.

É preciso que estes profissionais entendam claramente qual é a deficiência do aluno, suas limitações e quais os tratamentos ideais. Assim, eles devem ser capacitados para lidar com todos os tipos de necessidades.

Deficiência Visual e a acessibilidade

A deficiência visual é uma necessidade especial em que há a ausência completa ou parcial do sentido da visão. Ou seja, o deficiente visual é aquele que possui:

  • Cegueira: a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho;
  • Baixa visão: acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica. Ou, os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos forem igual, ou menor que 60º.

É importante que as instituições garantam a acessibilidade dos alunos com deficiência visual nos espaços físicos. Além disso, as aulas e os materiais devem garantir a participação em todos os aspectos.

Acessibilidade nos espaços para alunos cegos

Os espaços das universidades precisam dar a todos os alunos a autonomia de se locomover sozinhos em todos os cantos. Dessa forma, o aluno cego poderá ir da biblioteca até a sala de aula, passando pelos banheiros, sozinho, sem depender de ajuda a todo momento.

Para isso, o uso de pisos táteis é essencial para a acessibilidade. Eles devem ser de dois tipos, para sinalizar ao estudante a sua localização e indicar se há a presença de algo à sua frente. Veja quais são eles:

  • Direcional: com relevos lineares, usado para indicar caminhos;
  • Piso tátil de alerta: com relevos redondos, com o objetivo de sinalizar degraus, portas e obstáculos.

Mapas táteis

Outra forma de garantir a acessibilidade a todos os ambientes, é a instalação de mapas táteis próximo à entrada das instituições. Para fazer com que o deficiente visual entenda o espaço, e assim, se locomova com maior facilidade.

Acessibilidade nas aulas para cegos

Os deficientes visuais têm o direito de participar e usufruir das aulas com igual qualidade que os demais. Diante disso, torna-se necessários os materiais inclusivos.

Uso de ferramentas nas aulas

As aulas para cegos devem contar com o uso de ferramentas que convertem o texto em áudio. Para possibilitar assim que o aluno adquira todo o conhecimento e não perca nenhum conteúdo.

Existem diversos aplicativos que possuem esta função. Então, cabe à instituição propiciar a acessibilidade por meio deles e garantir a inclusão.

Um exemplo de software interessante para ser usado é o DOSVOX. Este, por sua vez, é um sistema para computadores que se comunica com o usuário por síntese de voz. Assim, utilizando-se padrões internacionais de computação.

Materiais didáticos

Os livros e demais materiais didáticos do aluno com deficiência visual devem ser adaptados com versões com letra ampliada e alto contraste. Além disso, no caso de alunos cegos, devem ser contemplados com o sistema Braile e em áudio.

Acessibilidade de deficientes auditivos

Pessoas com necessidades especiais auditivas são aquelas que possuem perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais. Dessa forma, elas também necessitam de acessibilidade nas aulas.

Vale destacar ser dever da instituição acionar um intérprete de libras para o caso de ter que atender um aluno deficiente auditivo. Este, por sua vez, é de muita utilidade ao usar materiais audiovisuais nas aulas.

Como funcionam as aulas para surdos

As aulas para surdos contam com a língua de sinais, ou libras, como principal, já que é com ela que o estudante aprenderá. Mas, para permitir a inclusão desses alunos, pode-se recorrer a outras ferramentas.

Trabalhar com imagens e desenhos no quadro nego sempre que o conteúdo permitir é uma boa estratégia para aumentar a compreensão. Assim, o aluno absorve o assunto da aula por meio da visão, sendo bastante aguçada.

O uso de filmes e vídeos também servem para melhorar as aulas. Mas, eles precisam de um intérprete de libras ou de legendas. Para que o deficiente auditivo possa entender.

Caso o filme não possua, em sua origem, a legenda, é possível instalar software que traga a acessibilidade. Um bom exemplo é o aplicativo Windows Movie Maker. Afinal, com passos simples consegue o que deseja.

Dever da instituição

A acessibilidade dos alunos cegos e surdos nas instituições de ensino superior deve ser garantida e mantida por elas. Para dar qualidade à formação dos estudantes com necessidades especiais.

Procure saber como a sua instituição se comporta em relação à inclusão de todos os alunos, sejam eles deficientes físicos ou intelectuais. Porque isso diz muito sobre a função social dela e o tipo de cidadão que almeja formar.

Caso tenha algum tipo de necessidade especial, como as listadas neste texto ou outras, e pense em cursar alguma faculdade, pesquise sobre a forma como ela proporciona o acesso a todos. Além disso, conheça os seus direitos e não deixe de correr atrás da aprendizagem.

Por fim, vale ressaltar haver muitas faculdades preparadas nesse quesito. Portanto, não deixe de iniciar a graduação de seus sonhos. Basta pesquisar com atenção e escolher aquela que atende às suas necessidades.

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