InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoArquitetura Moderna: você sabe o que é?

Arquitetura Moderna: você sabe o que é?

Tendência artística no século XX, o movimento modernista contou com obras críticas em um momento em que o mundo passava por várias transformações. Essas mudanças na área tecnológica e as desigualdades sociais eram muito evidentes e criticadas. Dessa forma, nasceu a Arquitetura Moderna.

Em outras palavras, pode-se afirmar que a Arquitetura Moderna marcou-se como um período de rejeição aos estilos tradicionais. O uso do concreto armado, do aço, do vidro e as linhas retas são algumas das características das obras modernistas.

Se você tem interesse sobre o assunto, continue lendo esse artigo. Nele, vamos falar sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo, a Arquitetura Moderna e seus principais nomes.

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Antes de tudo, é preciso saber que a faculdade de Arquitetura e Urbanismo não se dedica apenas aos que dominam técnicas de desenho. Saber desenhar é um ponto importante, mas não fundamental. Se você tem interesse pelo curso, vale a pena investir na área. Além disso, lembre que é a faculdade é o momento de aprender e desenvolver suas habilidades.

O curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos campos de estudo que reúne disciplinas das ciências exatas e humanas. Desse modo, o estudante e o futuro profissional podem ter uma perspectiva bem ampla no mercado de trabalho.

Durante o curso, os alunos terão disciplinas que procuram desenvolver o pensamento crítico e a criatividade. Além disso, serão preparados para trabalhos de natureza multidisciplinar. Consequentemente, vão aprender assuntos ligados à administração, economia, meio ambiente e muito mais.

Ao mesmo tempo, é preciso estar apto para fazer assessoria, consultoria, serviços técnicos, como vistoria, perícia e avaliação e muito mais. 

Grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração média de cinco anos e é oferecido no nível de bacharelado. Na graduação, o estudante constrói uma visão híbrida e vasta sobre a profissão. Veja algumas disciplinas:

  • Estética e história da arte;
  • Geometria descritiva aplicada à Arquitetura;
  • Técnicas retrospectivas, restauração e patrimônio histórico;
  • Fundamentos de topografia;
  • Resistência dos materiais;
  • Planejamento urbano e regional;
  • Urbanismo;
  • Infraestrutura urbana;
  • Paisagismo.

Igualmente, junto aos estudos acadêmicos, é preciso ampliar seus conhecimentos através da arte e cultura. Frequentar teatros, cinemas, museus, ler e estar atento ao que acontece ao redor do mundo é muito importante para ajudar a criar seu espaço criativo. 

Mas, afinal, o que é Arquitetura Moderna?

Primordialmente, a Arquitetura Moderna tem como principal fundamento utilizar itens simples para construções surpreendentes e com designs à frente de sua época.

Da mesma forma, privilegia a simplicidade, mas não é simplória.  Prioriza formas simples e geométricas, livres de muitas ornamentações. Em paralelo, o concreto armado é uma das principais características da arquitetura moderna.

Como falamos anteriormente, no século XX, esse movimento ganhou força com uma proposta oposta aos projetos arquitetônicos tradicionais da época. A ideia é utilizar tudo o que é simples para criar obras impactantes.

Anteriormente, igrejas, catedrais e palácios eram os grandes destaques arquitetônicos. No entanto, a partir do século XVII, com a Revolução Industrial, materiais como ferro, aço e concreto passaram a ser produzidos em escala industrial. Como resultado, as possibilidades na criação de grandes obras urbanas foram expandidas.

O Palácio de Cristal, em Londres, idealizado por Joseph Paxton em 1851, foi um dos primeiros projetos que marcaram esse novo momento da história.  A Torre Eiffel, de Alexandre Gustave Eiffel, em Paris, também representa essa transição. 

Pilares da Arquitetura Moderna

Le Corbusier foi o arquiteto que inspirou em todo o mundo a Arquitetura Moderna. Vale lembrar que até hoje seus cinco pilares são levados em consideração por muitos estudiosos e praticantes do movimento. Na obra Villa Savoye, criada em 1928 na França, o arquiteto conseguiu mostrar todos esses conceitos na prática. São eles:

  • Fachadas sem divisórias e abertas a público, deixando o espaço mais democrático;
  • Ambientes integrados que interagem entre si;
  • Terraço-jardim;
  • Iluminação ampla com janelas que cobrem toda ou parcialmente a fachada;
  • Pilotis que substituem paredes estruturais, deixando o espaço mais amplo para circulação.

A Escola Bauhaus e a Arquitetura Moderna

A Escola Bauhaus,a Alemanha, foi a primeira escola de design do mundo. Criada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, seu nome é união dos termos alemães “bauen” (para construir) e “haus” (casa).

O local foi responsável por grande parte do desenvolvimento da arquitetura moderna no século XX. A escola  fazia o uso de materiais pré-fabricados e priorizava a simplificação dos volumes, o predomínio de linhas retas e a geometrização das formas.

Além disso, as coberturas eram planas e as paredes brancas e lisas, na maioria das vezes sem decoração. Janelas amplas, em fita, ou vidraças de vidro complementavam características de obras do movimento.

A Escola Bauhaus foi fechada em 1933 devido às perseguições nazistas.

Arquitetura Moderna no Brasil

Definitivamente, o Brasil possui inúmeras obras históricas da Arquitetura Moderna.

MASP

O Museu de Arte de São Paulo possui uma arquitetura democrática. Espaços abertos na fachada integram o ambiente externo e interno. Atualmente, funciona para exposições, danças de rua, encontro entre jovens e até manifestações políticas.

MuBE

O Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Possui revestimento em cimento, uma das marcas registradas do profissional.

Casa de Vidro

O local serviu de lar para Lina Bo Bardi e o marido. Localizada em São Paulo, possui aspectos de arquitetura modernista como as amplas janelas que valorizam a entrada de luz natural durante o dia, e a fachada aberta do piso inferior da residência.

Congresso Nacional

A obra assinada por Oscar Niemeyer é moderna e atemporal. As formas onduladas e a assimetria refletem o modernismo do arquiteto.

Nomes da Arquitetura Moderna

Lúcio Costa

é considerado o pioneiro na Arquitetura Moderna no Brasil. Nascido na França, tem no portfólio projetos importantes, como o famoso Estádio do Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho).

Oscar Niemeyer

Niemeyer deixou um legado com mais de 600 obras modernas. Sua marca registrada eram prédios feitos em concreto com janelas amplas, que caracterizam um dos pilares modernista de Le Corbusier. Algumas das suas obras em destaque são: o Congresso Nacional e o Sambódromo do Anhembi.

Lina Bo Bardi

A profissional deixou seu legado em São Paulo, e tem seu nome registrado em obras como o Sesc Pompeia, MASP (Museu de Arte de São Paulo) e Casa de Vidro.

Gostou desse artigo? Então leia mais sobre as vantagens de fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo na modalidade semipresencial.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.