InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Mediação?

Como conseguir um estágio em Mediação?

Primordialmente, para conseguir um estágio em Mediação é preciso estar na graduação do curso, e também ter o intuito de aprender sobre a rotina profissional desse tipo de ocupação. Dessa forma, conseguir algum meio de aprendizagem presencial ou online é essencial para conseguir experiência e poder atuar na área.

Hoje em dia, existem muitas empresas que trabalham com métodos de Mediação, ou seja, prestam serviços direcionadas à resolução de conflitos. Desde empresas focadas na prestação deste serviço, como câmaras privadas, até as que utilizam a Mediação dentro de seus próprios departamentos.

Afinal de contas, conseguir um estágio em Mediação significa que você irá ajudar a resolver conflitos entre partes opostas. Ajudará também a garantir que determinadas discussões sejam produtivas e respeitosas. Dessa forma, se você possui afinidade, ou mesmo paixão por negociar conflitos e facilitar a comunicação entre as partes, vai adorar estágio em Mediação.

De forma simples, um estágio em Mediação vai ajudar o mediador a facilitar o diálogo e auxiliar nas negociações entre as partes envolvidas nas disputas. Ou seja, os mediadores são especializados em comunicação clara e na resolução de conflitos. Desse modo, esse tipo de profissional, mesmo como estagiário, poderá ter as seguintes responsabilidades:

  • Organizar reuniões para duas ou mais partes para a discussão de um assunto.
  • Entrevistar testemunhas e outras pessoas envolvidas para coletar informações.
  • Avaliar a documentação para coletar dados.

Como conseguir um estágio em Mediação?

Desde já, conseguir um estágio em Mediação pode se tornar uma tarefa básica se você estiver bem preparado. E, para que isso ocorra, é necessário ficar bastante atento aos detalhes do seu perfil profissional.

Por outra perspectiva, embora os estágios sejam considerados apenas como um requisito para determinados cargos e setores, eles são benéficos em praticamente todos os campos. Podem, ainda, ser uma ótima forma de criar um currículo realmente impressionante. Além do mais, podem ser uma ótima oportunidade para você aplicar os conhecimentos e habilidades que você aprendeu na faculdade.

Dicas básicas para conseguir um estágio

  • Avalie seus objetivos de carreira: antes de começar sua busca de estágio em Mediação, você deverá avaliar seus objetivos profissionais. Então, você poderá usar essas informações para focar sua pesquisa e restringir os resultados.
  • Prepare bem seus materiais de aplicação: procure passar algum tempo no desenvolvimento do currículo e de uma carta de apresentação que busque destacar sua experiência, educação e habilidades. Além disso, você deverá avaliar suas redes sociais, para que possa excluir quaisquer legendas ou imagens inadequadas.
  • Explore o máximo de oportunidades de estágio que puder: geralmente, você pode encontrar estágios usando vários métodos. Por exemplo, muitos alunos procuram listas de empregos em suas áreas e indústrias, mas você também pode falar com professor, colegas de trabalho, familiares… Além do mais, se você conhece empresas nas quais gostaria de fazer um estágio, pode contatá-las diretamente e expressar interesse.
  • Obtenha auxílio dos serviços de carreira: em geral, a maioria das faculdades tem um centro de serviços de carreira onde você pode obter orientação sobre seu currículo e até mesmo encontrar oportunidades de estágio. Então, usar esse recurso pode te ajudar a localizar um excelente estágio em Mediação.
  • Pratique as entrevistas: assim como qualquer outra forma de emprego, você normalmente precisa comparecer na entrevista antes. Essas entrevistas dão aos empregadores a chance de comparar as habilidades e personalidades dos principais candidatos.

Lugares para se buscar um estágio em Mediação

  • Tribunais de Justiça: essa é uma das instituições que deverão oferecer muitas vagas para estágio em Mediação, pois o Poder Judiciário aderiu a essa nova realidade. Esta, que por sua vez, já está prevista no artigo 13 da lei da Mediação (Lei n° 13.140/2015). Inclusive, alguns Tribunais já estão no cumprimento dessa lei, o que possibilita a candidatura de estágio por concurso público.
  • Cartórios: a partir do ano de 2018 passou a possibilidade da realização de sessões de mediação e conciliação extrajudiciais em Cartórios.
  • Universidades: determinados setores em algumas universidades já ensinam o curso de graduação em Mediação. Lá você poderá ajudar seus professores, por exemplo, em determinadas tarefas, ou até mesmo poder atuar em nome da faculdade.

Por fim, existem muitos cargos na iniciativa privada, que podem ser encontrados em buscas em sites de emprego por estágio em Mediação, ou mesmo dentro do site LinkedIn.

Antes de enviar seu currículo e carta de apresentação, não se esqueça de revisar e personalizar o máximo que conseguir. Além disso, seguindo orientações acima citadas, suas chances de conseguir um estágio na área sem dúvidas irão aumentar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.