InícioDicasComo empreender em Ciência Política?

Como empreender em Ciência Política?

De início, empreender em Ciência Política envolve trabalhar com política, relações internacionais e a mídia. Além disso, habilidades simples e mais complexas são desenvolvidas em Ciências Políticas e são usadas nos setores público e privado.

Além disso, conforme os dados do Census Bureau norte-americano das eleições de 2018, a participação eleitoral entre jovens de 18 e 24 anos aumentou em 16% em relação a 2014. As eleições presidenciais normalmente não atraem pessoas às urnas, mas o engajamento político dos jovens está ativo e aumentando. Por mais que haja interesse em política, poucos têm conhecimento sobre ela. E será nessa oportunidade que você poderá triunfar ao empreender em Ciência Política.

Por outro lado, existem muitas questões políticas vitais para estudantes em idade universitária. Entre eles estão a acessibilidade da faculdade, igualdade racial e de gêneros, controle de armas e mudança climática. Muitos alunos podem querer seguir essas áreas como carreira. Seja em pesquisa ou ação direta, mas não sabem como começar seus próprios negócios.

É por isso que os futuros estudantes universitários estão ansiosos por causar um impacto no mundo deveriam considerar a possibilidade de se formar em Ciências Políticas e então começar a empreender. Neste campo, você estudará e aplicará os conceitos de ética, justiça e democracia. Além de aprender sobre sistemas de governo e comportamento político, com a capacidade de aplicar a teoria aos eventos políticos atuais.

Nessa perspectiva, também é possível desenvolver no segmento determinadas habilidades de pesquisa, comunicação e análise de dados. Essas, adquiridas no estudo da Ciência política têm amplas aplicações nos setores público e privado como um todo.

Por que empreender em Ciência Política no Brasil?

Por mais que essa graduação seja nova em nosso país, quando comparada a outras áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a demanda pelo curso é crescente. Isso porque o trabalho do cientista político não está ligado somente às questões políticas atuais.

Na graduação, os alunos estudam de maneira aprofundada como são estabelecidas as relações de poder e organizações presentes na sociedade. Esse tipo de conhecimento funciona como base para análise das teorias e operação dos sistemas políticos.

Seja qual for o tipo de serviço prestado, entender a estrutura dos sistemas é de extrema importância. E, diante dos desafios impostos pela conjuntura atual, o trabalho dos profissionais formados na área tem ganhado maior reconhecimento. Tanto que, atualmente, o cientista político encontra várias oportunidades para empreender e prestar serviços para instituições públicas, privadas e no terceiro setor.

Nesse sentido, saiba que o trabalho não se restringe apenas aos períodos de eleição, como muitas pessoas devem imaginar. Os governos, os institutos de pesquisas e as empresas privadas demandam análises constantes sobre questões políticas e sociais.

Aliás, de acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o salário médio de um cientista político varia entre R $2,4 mil e R $5,4 mil, dependendo do tipo de organização em que atua.

A remuneração pode aumentar conforme a qualificação profissional e também poderá crescer caso a pessoa escolha empreender em Ciência Política. Principalmente porque sua renda será baseada na prestação de serviços para clientes e instituições de todos os níveis. Eventualmente, quanto maior o grau de especialização do profissional e também quanto mais anos de experiência no segmento, maiores são as oportunidades de uma boa remuneração.

Opções para se empreender em Ciência Política

Atualmente, existem carreiras que, mesmo com as mudanças da sociedade ou criação de novas tecnologias, mantêm a sua importância, como a política e tudo que a permeia. No entanto, há um consenso comum de que as carreiras de Humanas perderam espaço para as carreiras de tecnologia.

Existem muitas oportunidades para se empreender em Ciência Política e também há um amplo mercado de trabalho para os cientistas políticos. Mas, é preciso investir na formação e capacitação para aproveitá-las.

Em outras palavras, a grande vantagem do profissional de Ciência Política é a sua versatilidade. Ou seja, a sua capacidade de atuar em diversos setores e mercados. Ao contrário do que se pensa, não existem somente vagas diretamente com a política, apesar de ser uma área com inúmeras oportunidades.

Como é uma área de conhecimento das ciências sociais, o curso de Ciência Política também prepara os alunos para trabalhar com Direito, Economia, Sociologia e Relações Internacionais, possibilitando até uma segunda graduação. Ou seja, um amplo leque de oportunidades de trabalho e com uma atividade que pode impactar positivamente o seu entorno. Nesse sentido, acompanhe algumas opções para se empreender em Ciência Política.

Campanhas eleitorais

Por mais que as campanhas não sejam a única opção para prestação de serviços como cientista político, elas costumam estar diretamente associadas à carreira desse profissional. Através de conhecimentos, ele interpreta o cenário do país, estado ou cidade em que os candidatos vão disputar o pleito.

Conhecer a realidade desses locais é importante para a realização de projeções políticas sobre o processo eleitoral. Além de bastante experiência, o cientista político deve dominar as teorias políticas, metodologias, estatísticas, entre outros conhecimentos.

Com essa base sólida, sua principal função será oferecer insumos para as estratégias de marketing. O trabalho ainda inclui visitas aos locais que necessitam de ajuda, definição do material de campanha e divulgação dos planos de governo. Esse tipo de serviço pode ser realizado mediante contrato ou sociedade.

Consultor de Políticas Públicas

Em geral, uma das funções do poder público é desenvolver ações que visem assegurar os direitos da população, previstos na Constituição e demais leis do Brasil. As políticas públicas são as medidas adotadas pelo Estado, que visam a promoção do bem-estar da sociedade. Nesse sentido, você poderá prestar serviços para empreender em Ciência Política, oferecendo serviços de consultoria para governos e governantes.

Dessa forma, o cientista político poderá atuar em parceria ou prestando serviços para deputados, vereadores, prefeitos, membros do governo federal, funcionários de diversos órgãos públicos e organizações do terceiro setor.

Aqui, o profissional ficaria encarregado de propor, implementar e avaliar as políticas públicas, das mais variadas áreas do governo. Uma opção para quem deseja ingressar no ramo também pode ser através de concurso público. Mas o método de serviços prestados ainda é o mais efetivo quando o assunto é empreender em Ciência Política.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.