InícioDicasComo empreender em Podologia?

Como empreender em Podologia?

Atualmente, empreender em Podologia é a alternativa de muitos estudantes de seus cursos de graduação ao redor do país. Mas, saber como iniciar o seu negócio de maneira correta e quais as estratégias que devem ser tomadas é essencial para o sucesso do profissional em Podologia.

De certa forma, com tantas ideias diferentes de marketing e de prática de Podologia sendo lançadas, pode acabar sendo difícil estruturar seu foco e selecionar apenas algumas formas experimentadas e testadas que conseguirão fornecer os resultados que você precisa para empreender em Podologia. Infelizmente, se você procura por algum tipo de solução rápida, estamos aqui para te informar que não existe tal forma de alcançar o sucesso na área.

A verdade é que saber como divulgar uma prática de Podologia pode acabar exigindo uma quantidade determinada de tempo e recursos disponíveis. E, por mais que não possamos oferecer algum tipo de “pílula mágica” para você, podemos compartilhar algumas das áreas em que você poderá focar para obter melhor retorno baseado no que investiu. Além disso, investir no mercado de beleza é um bom negócio no Brasil, pois este é um dos países que mais consomem beleza no mundo, seja em forma de produtos ou serviços especializados.

Por outro lado, no ramo da beleza, empreender em Podologia pode significar conquistar mais espaço essencial em comunidades e cidades, além de clientes que descole como essa atividade pode proporcionar um bem-estar físico e mental aos seus clientes. Mas, é preciso saber como funciona o mercado para quem deseja empreender em Podologia, assim como suas exigências técnicas e legais.

Como funciona empreender em Podologia?

Desde já, a Podologia é o estudo e o cuidado dos pés em geral, para tratar ou evitar qualquer tipo de problemas com essa parte do corpo. Nesse sentido, quem escolher ser um podólogo pode exercer a atividade em diversos espaços como spas e salões de beleza. Mas também é possível possuir um local especializado apenas em Podologia,

Assim a clínica de Podologia tem seu espaço totalmente dedicado a essa atividade, o que possibilita a oferta de mais serviços relacionados aos pés. Dessa forma, o profissional contará com um local adequado para tratar, também, de problemas como fascite plantar, unhas encravadas e outras dores nos pés.

Com um espaço próprio, empreender em Podologia também permite que o profissional tenha mais equipamentos à sua disposição. Uma cadeira de Podologia, por exemplo, é bem diferente do que uma cadeira feita apenas para manicures.

Aliás, o conforto proporcionado por este equipamento influencia bastante na qualidade do serviço, portanto, na satisfação do cliente. Então, para se ter um melhor atendimento, é importante possuir bons materiais e qualidade no atendimento, estes são pontos muito considerados quando um cliente procura por alguma clínica de Podologia. Portanto, esses são detalhes importantes para se ficar de olho quando você for abrir o seu próprio negócio.

Dicas para empreender com sucesso em Podologia

Como você deve imaginar, empreender em Podologia e abrir uma clínica ou empresa é um procedimento que requer vários cuidados. Afinal de contas não estamos falando de um serviço qualquer, mas sim de questões especializadas relacionadas à saúde. Ou seja, é uma questão que existe em qualquer lugar do mundo com todo o tipo de população.

Dessa forma, para te ajudar a navegar durante esses processos iniciais, mostraremos aqui tudo o que é preciso para você começar e empreender em Podologia hoje mesmo. Fique atento aos detalhes importantes, que podem ir desde a estrutura e equipamentos, até a documentação necessária.

Requisitos legais

Inicialmente, existem duas partes diferentes no processo de legalização de uma clínica de Podologia. A primeira é comum a todos os estabelecimentos comerciais, onde é preciso registrar a empresa na Junta Comercial da Secretaria da Receita Federal, que posteriormente irá te fornecer o seu CNPJ. Ou então, você terá que realizar o seu cadastro na Secretaria Estadual da Fazenda e também na Prefeitura de sua cidade, para ser obtido o alvará de funcionamento, além da vistoria do local realizada pelo Corpo de Bombeiros.

A segunda parte está ligada à atividade que será exercida na clínica de Podologia. Que no que lhe concerne, necessitará de um documento de alvará de licença sanitária, que pode ser solicitado na Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde de sua região de atuação. Ademais, em determinados locais também pode existir a legislação específica sobre a atividade de Podologia, como é o caso do estado de São Paulo, que tem uma lei regulatória para o exercício da profissão.

Estrutura

Primordialmente, o espaço do local onde você empreenderá em Podologia depende da demanda que você pretende atender, desde o número de clientes até os serviços ofertados. No entanto, uma clínica de pequeno porte pode começar com uma área útil de 30 m², que poderá ser dividida entre vários ambientes.

Aqui, o mais importante é o espaço de atendimento individual, que deve possuir dimensões mínimas de 5 m de 2 m de altura. Pois, será nestes espaços realizados todos os procedimentos. Dessa maneira, ele deve conseguir acomodar a cadeira de Podologia, mocho e todos os equipamentos necessários para o atendimento.

Por outro lado, o espaço de esterilização é um local fundamental em uma clínica ou para quem deseja empreender em Podologia, pois é nesse espaço, realizados os processos higienizadores de todas as ferramentas usadas. Além de haver espaço suficiente para comportar um esterilizador, uma pia com água corrente e espaço para descarte.

Por último, é importante ter uma sala de espera ou recepção e banheiro, nada muito luxuoso, mas uma decoração é essencial para dar cara ao seu empreendimento. Pois, um cliente que se sente bem acolhido com certeza tem mais oportunidades de retornar para novos atendimentos.

Ferramentas essenciais

Quando o assunto são os equipamentos, quanto maior o seu número, por consequência maiores serão as chances de garantir um bom funcionamento do negócio. Deste modo, as principais são as cadeiras e o mocho, para que o podólogo também tenha a sua comodidade. Eventualmente, as ferramentas de trabalho também merecem ter um lugar de destaque e devem ser muito bem armazenadas e sempre esterilizadas. Veja algumas das essenciais:

  • Alicates
  • Bisturis
  • Curetas
  • Pinças e espátulas
  • Bandejas com tampa
  • Toalhas descartáveis
  • Lâminas para bisturi
  • Autoclave
  • Estufa esterilizadora

Por fim, é hora de pensar no investimento que se deve fazer para conseguir empreender em Podologia com sucesso. Enquanto equipar um consultório com tantas ferramentas e móveis significa que o investimento inicial não poderá ser baixo. Assim, uma clínica de Podologia de pequeno porte requer cerca de R $40 mil para sair do papel, levando-se em consideração os gastos com aluguel, mobília e decoração do espaço.

Por isso, recomendamos que você realize uma boa pesquisa de mercado antes de começar a investir em qualquer valor. Nesse contexto, não hesite em visitar possíveis concorrentes e avaliar suas clínicas, isso poderá ser uma boa prática. De maneira geral, procure alguma forma de se diferenciar efetivamente e boa sorte ao empreender em Podologia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.