InícioCursinhos pré-vestibularComo funciona o vestibular para cursos EAD?

Como funciona o vestibular para cursos EAD?

Entender como funciona o vestibular para cursos EAD é fundamental para quem quer se aventurar na área. Ele é aplicado de diversas formas, inclusive à distância.

Quem decide as regras de como ele será efetuado é a própria instituição que oferece o curso. Para entender mais sobre como são feitas as suas aplicações, continue lendo o artigo, e descubra tudo sobre o assunto.

Os vestibular para cursos EAD também são à distância?

As graduações não presenciais têm ganhado cada vez mais espaço no cenário mundial, principalmente após a pandemia. Elas são práticas, além de ser uma forma dinâmica de aprender.

Para ingressar nelas, deve antes fazer um vestibular para cursos EAD. O formato dele pode variar conforme a organização de ensino, mas envolve questões objetivas e uma redação. A maioria é feita à longa distância, mas em locais específicos.

O local de realização deve ser escolhido pelo candidato na hora de fazer a inscrição. Como há mais flexibilidade no calendário desses cursos, podem ser aplicados em diferentes datas ao longo do semestre.

Algumas instituições oferecem mais de um dia de prova, para que os alunos escolham a melhor. Assim, ele pode comparecer no campus para realizar a avaliação ou ao local determinado na inscrição.

Como funciona o vestibular para cursos EAD?

O vestibular para cursos EAD pode variar de acordo com a faculdade escolhida. Portanto, deve-se questionar isso na hora de realizar a sua inscrição. Mas, para lhe ajudar, veja abaixo alguns estilos de aplicação considerados mais comuns.

Tradicional

Assim como nos cursos presenciais, acontece em datas marcadas pela universidade. Às vezes tem mais de uma edição para preencher vagas que sobraram e garantir o andamento das turmas.

No dia marcado, os candidatos vão até o local de prova e a realizam em salas supervisionadas. Esses lugares não precisam ser da própria faculdade, mas sim ambientes indicados por ela.

Agendado

O vestibular para cursos EAD pode ser agendado em algumas instituições de ensino à distância. Assim, o candidato escolhe o dia e um horário que seja conveniente para fazer a prova.

Em vários casos essa escolha acontece para vagas remanescentes. Logo, quem busca um curso concorrido deve evitar chegar a esse momento. Como tem várias opções de data, costumam ser realizados nas próprias instituições.

As duas modalidades costumam ter uma taxa para quem quer realizar a prova. Algumas instituições, porém, concedem isenção a estudantes de baixa renda, ou para chamar mais candidatos.

Todas essas informações sobre o vestibular para cursos EAD devem ser observadas na sua inscrição. Lembre-se que, após escolher o local de prova, muitas faculdades não permitem que haja alteração.

Vestibular EAD

Essa é uma modalidade que vem crescendo cada vez mais nas universidades. Ela oferece liberdade para que os alunos ampliem suas possibilidades de entrar no ensino superior. Além disso, agiliza os processos de correção, e torna tudo mais rápido e menos burocrático.

Como são poucas as instituições que oferecem o método de avaliação, é importante questionar isso antes da inscrição. Ao longo de seu registro, você deve receber informações sobre o procedimento, e as orientações necessárias para realizá-lo.

Outras formas de entrar em um curso EAD

O vestibular para cursos EAD não é a única maneira de conseguir uma vaga no ensino superior. Para entender quais são as outras maneiras que podem ser utilizadas, continue lendo.

Enem

Muitas faculdades não presenciais já começaram a adotar o Enem como forma de inscrição. Assim, a nota tirada pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio é a sua média de ingresso.

Cada instituição tem regras específicas sobre a pontuação mínima exigida na prova objetiva e na redação. Logo, vale a pena pesquisar suas notas de corte antes de cadastrar as notas obtidas. O processo é simples e exige apenas documentos básicos de identificação.

Transferências

Além do vestibular para cursos EAD é possível estudar na modalidade via transferência de um curso presencial. Essa transferência pode ser interna ou externa, dependendo de onde sua graduação é oferecida a distância.

O procedimento não costuma ter custos extras, e permite que o aluno use seu histórico acadêmico. Portanto, não precisa começar os estudos de novo e não perde os créditos que já havia conquistado.

Como são as provas de vestibular para cursos EAD

Cada universidade tem um tipo de prova para os seus cursos, e pode haver personalização. Então, deve-se ler seus editais para saber como acontecem a aplicação e quais as suas regras. Os principais pontos a se respeitar são:

  • Horário de abertura e fechamento dos portões;
  • Documentos de identificação necessários;
  • Materiais permitidos;
  • Duração máxima da prova;
  • Itens proibidos.

O vestibular para cursos EAD tem regras como o para cursos presenciais, e elas devem ser respeitadas. Então, preocupe-se em cumpri-las e mantenha-se calmo para conseguir uma boa pontuação.

Como se prepara para o vestibular para cursos EAD

Toda prova costuma nos deixar tensos e ansiosos ao longo da preparação e até da realização. Para entender como lidar com isso da melhor maneira, veja algumas dicas a seguir.

Organize seu plano de estudos

Deixar para a última hora não é um bom plano. Então, organize seus horários e vá estudando ao longo dos dias. Isso vai te ajudar a reter mais informação e tirar dúvidas que surgirem ao longo do processo.

Como são muitas matérias para estudar, é importante dividir os assuntos. Essa técnica facilita que você possa absorver o máximo dos conteúdos, e tenha controle sobre o aprendizado.

Priorize trabalhar o que considera mais difícil no vestibular para cursos EAD. Assim será possível desenvolver técnicas de estudo que te ajudem a superar as barreiras.

Tenha foco

É muito fácil perder o foco passando longas horas olhando para uma prova. Então, treine isso em seus estudos, evite ficar mexendo no celular e perceba quanto tempo sua atenção dura. A partir disso, aplique técnicas de treino para melhorar seu tempo de concentração.

Lembre-se de se recompensar pelas horas estudadas, para que seu cérebro crie associações positivas. Assim, o momento de aprender pode se tornar até mesmo prazeroso para você.

Mantenha a calma

Quando o dia do vestibular para cursos EAD, chegar é provável que você fique tenso. Então, aprenda técnicas de respiração para acalmar e se manter tranquilo. Além disso, saiba que estudou tudo que podia e se empenhou ao máximo. Por falar em estudar, clique aqui e veja como se preparar para o Enem 2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.