InícioDicasEstudosComo o uso de tecnologia potencializa seus estudos?

Como o uso de tecnologia potencializa seus estudos?

O uso de tecnologia está presente no cotidiano de muitos alunos e professores. Rapidamente, essas melhorias nas práticas pedagógicas foram responsáveis por potencializar o ensino brasileiro, contribuindo para acelerar o processo de aprendizagem.

Nesse sentido, é comum os estudantes, quando pensam em fazer faculdade, associarem logo ao vestibular. Não é à toa que um é período que gera bastante ansiedade, devido à quantidade de matérias a serem estudadas. Agora, imagina tudo isso sem uso da internet e da tecnologia? Difícil imaginar, não é mesmo?

Diante de tudo isso, é inegável a importância das inovações tecnológicas no campo da educação. De olho em te ajudar a melhorar seu desempenho, este texto explicará como o uso de tecnologia potencializa seus estudos. Vamos lá?

Como o uso de tecnologia potencializa seus estudos?

A princípio, a pandemia do coronavírus mudou toda a conjuntura do mundo. Tudo precisou virar digital, e em muito pouco tempo. Além disso, alunos e professores precisaram se adaptar ainda mais rápido com a suspensão das aulas presenciais.

Imagina aqui comigo! Não ter todas essas facilidades para ajudar na dinâmica de estudos seria quase impossível não é mesmo? Como o uso de tecnologia, é possível ter acesso às aulas online, materiais visuais para estudos, organizar tudo que precisa ser feito em ferramentas, e mais uma série de benefícios.

Você precisa também lembrar de que o processo de transformação digital trata-se de algo contínuo. Desse modo, sempre haverá novas ferramentas para te ajudar.  O uso de tecnologia em seus estudos favorece as interações entre alunos, favorece a absorção de conteúdo.

Quais os benefícios do uso de tecnologia nos estudos?

É fato que o ensino digital vem crescendo quase todos os anos. Conforme estudo da Veja, 1,5 milhão estudam a distância no Brasil. Além disso, tornou-se uma opção atrativa por gerar autonomia ao estudante. Ou seja: ele está no centro do tempo.

Portanto, para viver na era digital, é importante entender como usar a tecnologia a seu favor. Você pode, inclusive, encontrar na internet conteúdos gratuitos a um simples toque. Desse modo, você economiza e ainda se prepara para ir bem nas provas. Bastante atrativo, não acha?

Confira alguns benefícios do uso da tecnologia nos estudos:

  • Aumenta o interesse pelos estudos;

  • Permite gerenciar melhor o tempo;

  • Acesso a mais informações ;

  • Capacidade de absorver conteúdos de maneira interativa;

  • Uso de jogos para tornar a aprendizagem mais fácil; 

  • Melhora a organização;

  • Uso de ferramentas; 

  • Aumenta a produtividade;

  • Redução de custos.

Aplicativos para ajudar a potencializar os estudos

Você já deve ter ouvido alguém dizer que celular e computador tiram sua atenção nos estudos. Bom, na verdade, isso é mais um mito! Claro, se usado corretamente, é um aliado poderoso para sua rotina de estudos.

Pareceu interessante? Saiba que é, e, por isso, listamos alguns aplicativos de estudos para te apoiar nessa jornada. Eles vão desde ferramentas para manter o foco ou usar gamification na aprendizagem. Quer ver?

  • Evernote

Esse é daqueles aplicativos “coringas”. Aqui que você pode fazer suas anotações, listas de forma prática e simples! Assim você não perde nada, e ele possibilita tudo isso. Ainda pode ser usado tanto em computadores quanto celulares. E o melhor: é disponibilizado de forma gratuita para Android e iOS.

  • QuizUp

Agora, imagina aprender jogando? Essa é a proposta do QuizUp. Você aprende se desafinando em um jogo de perguntas e respostas sobre os mais diversos temas. Além disso, pode chamar seus colegas para “batalhar”. E o melhor: é disponibilizado de forma gratuita para Android e iOS.

  • Trello

Esse talvez seja o aplicativo mais conhecido quando falamos em organização. Você pode personalizá-lo à sua maneira. Existem templates que podem te guiar, como esses aqui! Você aumenta sua produtividade e pode se dedicar ao que realmente importa. Ele também é gratuito para Android e iOS.

  • Focus To-Do

Como falamos, a atenção é ponto importante, né? Como a disponibilidade de informações pode acabar desviando a atenção do estudante, o Focus To-Do utiliza a técnica Pomodoro. Isso nada mais é do que um método de gerenciamento de tempo entre atividade e descanso.

Desse modo, você acompanha a sua eficiência por meio de um cronômetro. Grátis para iOS, Android e versão Web (computador).

  • MindMeister

Você já deve ter ouvido que estudar deixando o conteúdo mais visual facilita no processo de memorização. Então, você precisa conhecer o MindMeister. Ele permite que você faça mapas mentais online, extremamente úteis para um estudante. Sabe aquele conteúdo cheio de ramificações e eventos históricos? Pois bem, faz toda diferença um desenho visual para compreensão. Disponibilizado de forma gratuita para Android, iOS e computador.

As possibilidades das tecnologias para ampliar seu currículo

Apesar dos desafios impostos pela condição atual de saúde devido à pandemia, as instituições de ensino ganharam a oportunidade de recorrer à inovação para fornecer aos estudantes um novo olhar para a tecnologia.

Depois de tudo que vimos, é importante lembrarmos de que a tecnologia será nossa parceira por bastante tempo. Afinal, a rotina de estudos vai te acompanhar até o final da formação e no mercado de trabalho.

Ter aptidão com tecnologia pode te fazer sair à frente de muitos candidatos, uma vez que ela é essencial na rotina das empresas. Ainda mais que as tecnologias podem contribuir com as diferentes vias de aprendizagem.

Agora que você já sabe que existem aplicativos de estudo e como o uso de tecnologia pode potencializar seus estudos, que tal começar agora mesmo?

Aqui na Voomp temos várias dicas para te auxiliar. Veja, por exemplo, 5 páginas de estudo no Instagram que você precisa seguir.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.