InícioDicasComo se dar bem em provas de múltipla escolha?

Como se dar bem em provas de múltipla escolha?

Modelo padrão de muitas provas e testes, as provas de múltipla escolha não são tão fáceis quanto parece. Por vezes, cheia de pegadinhas, esse tipo de prova, até no assunto mais fácil, pode confundir qualquer um. Se você quer aprender a se dar bem nas provas de múltipla escolha, fique com  a gente  e coloque todas as dicas em prática.

6 dicas para se dar em provas de múltipla escolha

Uma coisa é fato: quem se prepara bem para as provas de múltipla escolha consegue se sair bem. Mas é claro, sempre há truques que podem ser usados e que vão otimizar muitos processos na hora da prova. Vamos conhecê-los.

6 dicas para fazer provas de múltipla escolha:

Conheça a banca examinadora e o tipo de prova

De antemão, perceba que os estudos não se restringem às matérias que caem na prova, mas envolvem também conhecer quem a aplica. Para isso, pesquise sobre a banca examinadora e treine muito nas provas anteriores. 

Dessa forma, você terá mais familiaridade com a prova de múltipla escolha no dia da aplicação. Além disso, poderá “sacar” certos vícios da banca, ou seja, assuntos e formas que elas sempre costumam cobrar determinado conteúdo. Com esse entendimento, você pode focar seus estudos no que realmente será cobrado. Mais do que isso, focará seus estudos em solucionar cada questão da maneira correta. 

Antes de começar, dê uma geral na prova 

Logo no início, dê aquela conferida na prova. Comece pelo assunto que você tem mais familiaridade e facilidade, assim pode deixar mais tempo para solucionar questões mais complexas e que você tem mais dificuldade. 

Além disso, é comum que a resposta de uma questão esteja no enunciado de outra. Ou seja, dar essa geral pode garantir o gabarito de algumas questões. 

Atenção às alternativas corretas

Como assim? Se está correto, não tem discussão, é só marcar e pronto, certo? Não! Aqui você pode cair em uma pegadinha.

Algumas bancas gostam de colocar duas ou mais possibilidades para aquela questão. Ou seja, essas alternativas respondem, em parte, à questão. No entanto, podem não ser a alternativa correta. Por isso, escolha aquela que responde, de forma mais completa, ao que o enunciado solicita. 

Não lembro a resposta, e agora? 

Muitas vezes, você apenas esqueceu, naquele momento, a resposta. É o famoso “branco”. Porém, ao passar para frente e, depois, voltar à questão, você pode lembrar da solução. 

Isso acontece porque a nossa mente continua trabalhando naquela questão, mesmo enquanto você está resolvendo outra questão. Nesse meio tempo, nosso cérebro pode enviar alguns insights  que vão facilitar a resolução daquela questão, levando você até a resposta correta. Por isso, não desista ou marque qualquer alternativa. 

Cuidado com as palavras que confundem

Algumas palavras que mudam a ideia do enunciado e que confundem são: sempre, nunca, todos, ninguém.

Esses termos absolutos podem estar em alternativas incorretas, aparecendo como pegadinhas – geralmente contrariando a ideia inicial. Por isso, fique muito atento às alternativas, leia com cuidado. 

Não mude sua resposta

A não ser que você tenha absoluta convicção de que a resposta é outra, não mude sua resposta! 

Normalmente, a primeira escolha é a correta. Além disso, é muito comum os candidatos relatarem que mudaram de alternativa, mas que a correta era a primeira. Por isso, não se deixe levar pela indecisão. 

Como adivinhar, de forma inteligente, quando você não sabe a resposta

Fatidicamente terá um momento em que não saberemos alguma resposta. Por isso, nesses casos,   as dicas a seguir devem ser usadas como último recurso, ou seja, quando você como aluno não sabe a resposta e decide adivinhar. Recomendamos que você não escolha a resposta aleatoriamente, com “olhos fechados” só porque não sabe a resposta. Mesmo nesses momentos, podemos usar de inteligência ao resolver uma questão. 

Pois então vamos às dicas e sugestões:

Dica 1

Primeiro, se houver cinco opções: a, b, c, d e e, você pode adivinhar, mas não consegue identificar, objetivamente, nenhuma opção obviamente errada, recomendamos que você escolha a resposta b ou c

De antemão, sabemos, de certo, que essa sugestão é um pouco extrema, mas fizemos isso porque muitos questionadores de múltipla escolha costumam colocar a resposta correta em uma das opções do meio. 

A razão para isso é que muitos alunos que estão completamente despreparados para o exame decidem escolher a primeira ou a última resposta para todas as questões por acreditarem que assim responderão pelo menos 1/5 das questões corretamente. Os alunos acreditam que 20% das respostas são a, 20% b, 20% c,  20% d e 20% e.

Logo, por escolherem sempre a mesma alternativa, creem que acertaram 20% das questões. Para acabar com isso, muitas bancas examinadoras colocam muitas respostas nas alternativas B e C

Nesse sentido, muitos alunos ficam preocupados quando percebem padrões nas alternativas que escolhem. Por exemplo, muitas de suas respostas são alternativas A. Outra possibilidade: as alternativas seguem o seguinte padrão: a, b, a, b, a, b. Ao responder a perguntas, não se preocupe com essas coisas. Concentre-se em fazer um bom exame. O importante é encontrar a escolha certa, não se preocupar com o padrão de resposta. Poucos exames apresentam distribuição estatística uniforme entre as respostas. Muitas opções corretas podem ter a mesma letra.

Dica 2

Por fim, quando uma pergunta, especialmente uma questão de humanidades, contém opções muito absolutas – “sempre” ou “nunca” – é provável que esteja incorreta. Alternativas que geralmente contêm palavras como “geral” ou “na maioria dos casos” estão corretas. A razão para isso é que, além de ciências precisas como a matemática, afirmar que algo é sempre verdadeiro levanta questões polêmicas e pode ser inválido.

Sendo assim, fica claro que é sim possível se dar bem em provas de múltipla escolha, inclusive se você não fizer ideia da resposta. Porém, essa não é uma máxima absoluta, por assim dizer. Nada vai substituir um bom estudo e uma excelente preparação. Os truques servem para otimizar o tempo de prova e usar o que sobrar para as questões mais complexas.

Enfim, seja diligente, estude, prepare-se e chegue confiante no dia da prova. Anote algumas dessas dicas e siga-as quando estiver em um “beco sem saída”. Lembre-se de que o nervosismo é um dos grandes males que fazem com que nos confundamos em meio a tantas alternativas. Por isso, antes da prova, durma bem, alimente-se de forma saudável e mantenha-se hidratado. 

Confira também: como passar no vestibular depois de anos sem estudar?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.