InícioDicasRedaçãoConheça as diferenças entre resumo e resenha

Conheça as diferenças entre resumo e resenha

Alguns dos principais aliados dos estudantes na hora dos estudos são o resumo e a resenha. Ambos são técnicas de revisão e aprofundamento do conhecimento adquirido pelo aluno. Assim, ao estudar determinado conteúdo, para gravá-lo melhor ou para adquirir domínio sobre o assunto, tais técnicas são recomendadas.

Além disso, para os universitários, a prática de resumos e resenhas é ainda mais frequente. Ambos são cobrados pelos professores como métodos avaliativos. Assim, o docente pode avaliar a compreensão e domínio que o estudante apresenta sobre determinado tema.

Contudo, muitos estudantes ficam na dúvida na hora de elaborar seus resumos e resenhas. Quando escrever uma resenha? Essa técnica é muito diferente do resumo? Para que serve um resumo, afinal? Para ajudar os que têm dúvidas a respeito dessas técnicas de escrita e estudo, a Voomp elaborou um pequeno guia para elucidar as diferenças entre cada um. Acompanhe!

Diferenças principais entre resumo e resenha

Primeiramente, antes de explicarmos melhor as características de cada técnica, vamos levantar as principais diferenças entre um resumo e uma resenha. Para começar, o objetivo entre as técnicas, embora se pareça, não é o mesmo. É muito importante que o estudante saiba diferenciar quando cada uma é necessária. Dessa forma, é possível elaborar um trabalho qualificado que realmente o ajudará em seu objetivo de estudos.

Portanto, a diferença entre os objetivos do resumo e da resenha são:

  • Resumo: neste caso, o objetivo é a síntese dos pontos principais de uma obra. Logo, o texto exigido é no modo descritivo. Não são necessários comentários e julgamentos a respeito da obra, apenas o levantamento dos pontos fundamentais.
  • Resenha: aqui, a coisa é diferente! Ao elaborar uma resenha, você precisará exercitar a capacidade de emitir opiniões. O texto da resenha é no modo de análise crítica. Logo, além de alguns pontos fundamentais da obra, será necessário elaborar a respeito. Portanto, a resenha exige um pouco mais de pesquisa.

Além do objetivo principal de cada técnica, esteja atento ao formato e tamanho do texto. Os resumos podem seguir o padrão do estudante, mas também os do professor. O mesmo ocorre com a resenha. Por isso, atente-se ao que a instituição de ensino e ao que o docente exigem a respeito da padronização do texto. Não há exatamente uma regra fixa sobre o número de páginas, mas no caso de trabalhos acadêmicos possivelmente você precisará seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Agora que você conhece as diferenças principais entre o resumo e a resenha, conheça melhor as exigências de cada técnica de estudo.

Resumo: sintetizar e compreender

Como dissemos acima, o resumo é uma síntese do conteúdo de determinada obra. No caso, esta obra pode ser um livro, um artigo, um filme ou qualquer conteúdo de estudo. Assim, por meio do resumo, o estudante pode apresentar uma relação concisa das ideias centrais da obra escolhida.

Algumas dicas importantes sobre como você deve elaborar o seu resumo:

  • Faça uma redação clara e objetiva. Sintetize as principais ideias da obra e concentre-se apenas nesse foco. Desse modo, você evita prolixidade e muita divagação em um texto que exige concisão.
  • Evite muitas informações. Destaque os pontos da obra e só reproduza os essenciais. Isso serve tanto para o trabalho acadêmico (que será lido pelo professor) quanto para o resumo de estudos, que servirá para sua própria revisão.
  • Evite opiniões e argumentos seus no texto. Novamente, reforçamos que o resumo, ao contrário da resenha, não é um texto argumentativo, mas descritivo. Isso significa que sua principal função é resumir ideias do autor da obra, não as suas.
  • Dica de escrita de resumo: não vá escrevendo enquanto lê/assiste a obra. Primeiro, concentre-se no conteúdo da obra para, depois, escrever o resumo. Assim você evita digressões sobre o assunto ou um texto muito longo, com destaques da obra que não são necessariamente relevantes.
  • Também não é necessário oferecer dados e informações extras. O resumo se concentra na obra em questão e na síntese da mesma. Caso você emita opiniões ou traga dados externos, o formato textual não seguirá o padrão de resumo.
  • Escreva o resumo com suas próprias palavras e termos. Evite citações ao autor em excesso. Da mesma forma, se comprometa a seguir uma ordem. A mais comum é a ordem cronológica.
  • Por fim, o resumo do resumo: texto em prosa (não em tópicos), uso da voz ativa, referência à obra já no começo do texto, síntese das ideias principais e dos argumentos do autor.

Resenha: analisar e argumentar

Como também dissemos anteriormente, a resenha difere-se do resumo pelo seu objetivo principal. Assim, neste caso, a ideia central da resenha é oferecer argumento e análise a respeito da obra. Com isso, além de resumir algumas ideias principais, o resenhista precisará construir uma linha de pensamento para além da apresentada pelo autor da obra. As resenhas podem ser descritivas (quando trazem um resumo da obra somado à comparações e contextualizações) e críticas. No caso das resenhas críticas, o estudante precisará argumentar a respeito da obra, considerando contexto social e histórico.

Assim como fizemos com o resumo, apresentamos agora algumas dicas para você elaborar a sua resenha:

  • Apesar do objetivo analítico da resenha, é importante que o estudante primeiro faça um resumo da obra antes de apresentar opiniões e argumentos. Portanto, indique no começo de sua resenha os dados principais do autor, da obra e uma síntese da mesma. Primeiro é preciso conhecer a obra antes de resenhá-la.
  • Em seguida, ofereça um contexto social e histórico. Você precisará realizar buscas e pesquisas mais aprofundadas sobre o tema da obra resenhada. O contexto histórico da época da obra, o contexto social do autor e do momento no qual a obra se passa, por exemplo.
  • A partir de então, é necessário que você construa seus argumentos. Isso será possível a partir de uma análise a respeito da obra. Portanto, questione-se sobre o que o autor quis dizer, quais as referências do mesmo, o que significa tais apontamentos e assim por diante. Fazer  uma análise é algo complexo, mas é possível a partir de pesquisa e conhecimento dos fatos que envolvam a obra.
  • Preste atenção à solicitação do professor quanto à orientação da resenha. Com a resenha, apesar da síntese da obra escolhida, você poderá focar em determinados temas levantados pela obra na hora da sua argumentação.

E então, agora ficou mais claro as diferenças e as especificidades de cada técnica? Aprendeu como fazer o resumo e a resenha? Para mais dicas sobre estudos e trabalhos acadêmicos, continue acompanhando os conteúdos da VoompAté mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.