InícioGraduaçãoTecnologiaCursos de tecnologia do mercado futuro

Cursos de tecnologia do mercado futuro

A tecnologia está aí para ajudar no trabalho de todo mundo. Mas não só. Ela chegou para auxiliar no gerenciamento do trabalho, no cuidado com o meio ambiente e no monitoramento de informações, só para ficar em alguns exemplos.

Devemos pensar que profissões que hoje são comuns eram impensáveis no passado. Quem iria imaginar que teríamos especialistas em Marketing Digital? Quer fazer um teste? Pergunte a alguém mais velho se ele sabe o que é segurança da informação (ou qualquer outra profissão dos dias de hoje).

Motoristas de aplicativo também nem sonhavam em existir há cinco anos. Ou seja, a tecnologia cria profissões que devem satisfazer as necessidades do momento. Da mesma forma, cursos superiores devem seguir a tendência e formar profissionais para trabalhar nesses ramos. Vamos conhecer alguns cursos que já estão pensando lá na frente, e que vem crescendo aos poucos.

Desenvolvimento de Softwares

Aqui entram os profissionais que estudam Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. São profissionais que pensam na solução de problemas por meio de programas de computador ou aplicativos de celular. Cada vez mais, eles são necessários e vão fazer parte das nossas vidas.

Marketing Digital e tecnologia

Aqui estamos falando de formas de divulgar os produtos de maneira mais criativa e fora dos padrões tradicionais. Assim, em vez de anúncios em jornais ou revistas, os profissionais pensam em materiais que falem dos produtos ou serviços de forma mais criativa e informativa, usando a tecnologia. Assim, o cliente escolhe seu produto porque ele tem algo do qual ele precisa, e ele terá informações importantes para embasar sua escolha.

Gestão de Inovação

Essa é uma das áreas mais recentes. O curso de Gestão de Inovação forma profissionais que vão atuar em empresas dos mais variados ramos, de indústrias de transformação à logística. Aqui ele deve pensar em soluções criativas para resolver problemas de maneira inovadora, fazendo mais com menos, e com tecnologia.

Influenciador digital

Há cursos de nível superior que formam influenciadores digitais. Agora, é possível se tornar referência em determinado assunto e levar informação de qualidade com uma formação adequada. E é uma profissão que tem se tornado relevante, visto que os jovens, especialmente, procuram os influenciadores para formar opinião a respeito de algo, ou ter acesso a informações de qualidade.

Gestão de Resíduos com tecnologia

A preocupação com o meio ambiente está se tornando cada vez maior. Assim, ter um especialista em Gestão de Resíduos nas empresas é fundamental. É ele quem vai analisar o quanto de poluição aquela instituição produz, e como ela deve lidar com os resíduos, de forma a evitar ou minimizar o impacto na natureza, levando em consideração a tecnologia utilizada.

Gestão Financeiro

Esse é um profissional que está presente em praticamente todas as empresas. Lidar com o que entra e sai de dinheiro é fundamental para se fazer planos para o futuro. Ou resolver os prejuízos. Assim, o gestor financeiro entende os termos contábeis para sugerir à direção da empresa soluções para resolver prejuízos ou como investir o lucro.

Gestão de Agronegócio com tecnologia

O agronegócio está se tornando cada vez mais profissional. Para gerenciar maquinários, funcionários, insumos, produção e envio dos alimentos, um gestor especializado é importante. É ele quem usa a tecnologia para acompanhar desde as condições climáticas para plantio até a qualidade dos alimentos. Ele precisa estar antenado com as novidades, para que a produção possa crescer, sem precisar aumentar a área útil plantada.

Design de Inovação

Cursos de Design de Produto e Gráfico são boas portas de entrada para essa profissão. São eles que procuram novas formas de desenvolver produtos que sejam funcionais, úteis e que atendam às necessidades dos clientes. São aqueles objetos que você vê e diz ‘que ideia criativa!’ – eles vêm da mente dos designers, que procuram facilitar a nossa vida.

Logística e tecnologia

Não é necessariamente um curso ou uma área nova, mas sua importância está aumentando nos últimos anos. Cada vez mais, o e-commerce, ou comércio eletrônico, vem se firmando no mercado. Para que os produtos comprados pela internet cheguem ao destino, é fundamental ter uma organização logística eficiente. E esse profissional está cada vez mais em alta.

Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital

O trabalho em si não é novo, mas a novidade mora justamente no objeto do trabalho. Blockchain é como se fosse um livro contábil, no qual são registradas informações de entrada e saída de valores. Mas, no lugar do dinheiro, falamos da moeda virtual, e um dos exemplos mais conhecidos é o Bitcoin. O profissional de Blockchain deve saber lidar com esses conceitos e a segurança do banco de dados, onde eles ficam armazenados. Afinal, moeda virtual vale tanto quanto a moeda física, e o cuidado deve ser o mesmo.

Segurança Digital

É quem cuida da segurança de bancos de dados, aqui de várias formas. Há os dados pessoais de clientes, dados bancários, movimentações financeiras e governamentais. Esse especialista deve estar atento o tempo todo para evitar que acessos indevidos a essas informações aconteçam. E por quê? São dados confidenciais, que não devem estar circulando por outros lugares e serem usados de forma errada. É onde o especialista faz verdadeiras barreiras para evitar invasões.

Internet das Coisas

A internet está em todos os lugares: celular, computador, eletrodomésticos, veículos, onde mais você imaginar. E esses equipamentos se ‘conversam’ entre si. Afinal, eles precisam estar integrados para que funcionem de maneira correta. O profissional que fez cursos de Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação pode lidar com a internet das coisas com facilidade, e desenvolver protocolos para fazer que esses equipamentos trabalhem em conjunto.

Jogos Digitais

É uma área que vem crescendo muito nos últimos anos. E não estamos falando somente de jogos de videogame ou celular, embora seja um mercado em ascensão. Jogos digitais também são utilizados para aprendizagem. Escolas de ensino fundamental ou médio, as de idiomas, e até cursos para novos funcionários se beneficiam deles. A forma de aprendizado é mais livre, leve, e o conteúdo a ser transmitido chega ao seu destino de maneira mais despretensiosa – mas não menos importante.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Qual o momento de pensar sobre o objetivo profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.