InícioCursinhos pré-vestibularDescubra quando os vestibulares acontecem e se programe

Descubra quando os vestibulares acontecem e se programe

Os vestibulares são processos seletivos que acontecem em uma determinada data. Assim, é fundamental que quem opte por prestar essa avaliação fique atento. Só dessa maneira você não perderá nada e aproveitará ao máximo essa oportunidade.

Conheça um guia completo sobre neste artigo essas provas. Veja como elas funcionam e quando acontecem. Ainda, fique por dentro das avaliações de algumas das melhores faculdades do país.

O que é vestibular?

Ele é uma das principais alternativas para ingressar em uma faculdade brasileira. Mas, muitas pessoas se enganam acreditando que essa prova segue um modelo padrão.

Na verdade, cada instituição realiza essa avaliação de forma diferente. Assim, confira alguns elementos que sempre variam nos vestibulares.

  • Número de questões;
  • Número de etapas;
  • Disciplinas cobradas;
  • Época da realização da prova.

A melhor forma de não ser pego desprevenido é acessar o site de cada instituição e verificar como funciona seu processo seletivo. Aliás, isso te ajuda a ser aprovado, evitando surpresas.

Vestibulares, como funciona esse processo seletivo?

O esquema de funcionamento dessa avaliação não tem nada de muito grandioso. Basicamente, a primeira coisa necessária para fazer essa prova é selecionar o curso de interesse.

Em seguida, o indivíduo realiza o vestibular no local marcado dentro de um horário específico. Além disso, a depender da instituição que você escolher, essa prova pode ocorrer em apenas uma etapa, ou várias.

Neste processo testa-se os conhecimentos aprendidos ao longo dos anos na escola, principalmente no ensino médio. Ainda, o formato dos vestibulares pode mudar de acordo com a faculdade em questão.

Nem toda faculdade segue o mesmo modelo de prova

A maioria delas prefere aplicar provas no estilo de múltipla escolha. Mas, é comum encontrar avaliações discursivas ou até mesmo, uma combinação dessas duas alternativas.

Referente ao número de questões, existem provas com 50 perguntas e outras com mais de 100. Dessa forma, também não existe uma regra quanto a isso. Aliás, para alguns cursos, você pode precisar provar algumas habilidades específicas.

Moda, dança e música são exemplos claros dessa necessidade. Assim, isso acontece de forma separada a prova teórica, mesmo fazendo parte do processo seletivo.

Agora, lembre-se que cada instituição funciona da sua própria maneira. Portanto, não tire conclusões sem antes conferir cada uma delas.

Quando os vestibulares acontecem?

Veja algumas das faculdades mais famosas do país e como funcionam os vestibulares nessas instituições. Bem como, saiba quando são realizados.

1 – Fama

A faculdade Fama te dá uma liberdade muito grande para ingressar no curso que deseja. Logo, você pode escolher como quer prestar seu processo seletivo.

O vestibular online é uma alternativa que surgiu pouco tempo atrás, ficando ainda mais forte por causa da pandemia. Sendo assim, você pode fazer a seleção sem sair da sua casa, com toda segurança.

Para se inscrever basta acessar a página da instituição e preencher uma ficha de cadastro básica. Lá são pedidas algumas informações como RG e CPF e tudo não demora mais do que 10 minutos.

Os vestibulares são feitos logo após as inscrições. Portanto, você faz tudo da maneira mais rápida possível. A data da prova é você quem diz, de modo que é possível alterar isso também no site.

2 – Vestibulares: Anhanguera

Uma das instituições particulares mais famosas do país que também conta com a opção de vestibular online. Na Anhanguera, você tem liberdade para realizar o processo seletivo da forma que preferir.

O cadastro funciona de forma bem semelhante ao da faculdade citada acima, a Fama. Então, é possível fazer a prova pelo navegador segundos após sua inscrição. Assim, não se perde tempo e o resultado sai em poucos dias.

A avaliação dura apenas uma hora e costuma ser bem tranquila. Perceba que a data não é um fator tão determinante na hora de realizar os vestibulares. Você pode fazer a qualquer momento, apenas se inscrevendo no site da instituição.

3 – Pitágoras

Nessa faculdade, você primeiro precisa escolher entre prestar o vestibular online ou usar sua nota do Enem. No caso da opção virtual, não existe muita burocracia. Então, é só fazer seu cadastro com nome, e-mail, telefone e outros dados importantes.

Feito isso é só finalizar o processo de inscrição que em pouco tempo você receberá um link para a prova. Dessa forma, tudo é feito de maneira quase imediata. Porém, se não quiser fazer o vestibular naquele momento, tudo bem.

Você pode alterar a hora da prova para um horário de sua preferência. Ainda, cada pessoa tem 5 tentativas para passar na avaliação. Por fim, o resultado dos vestibulares sai em cerca de 2 a 4 dias.

4 – Vestibulares: Unopar

O esquema da Unopar também é parecido com o da Pitágoras, de modo que você tem duas opções. Então, é possível selecionar o vestibular online ou entrar pela nota do Enem. Nesse último caso, você não precisa passar pela prova tradicional.

A única regra é ter feito o Enem nos últimos 10 anos, tendo uma nota igual ou maior que 200 pontos. Além disso, na Unopar, quanto maior for essa sua pontuação, o desconto da mensalidade fica ainda mais interessante.

Geralmente, o processo de avaliação da sua nota não demora muito. Além disso, você pode acompanhar tudo pela área do aluno no site.

No caso do vestibular online, a inscrição é seguida da realização da prova. Então, o resultado dos vestibulares efetuados dentro do site, demora até 4 dias para ser publicado.

5 – Vestibulares: Unime

Essa faculdade também oferece a modalidade de vestibular online. Além disso, você pode apenas ingressar com sua nota do Enem, sem precisar fazer nenhuma outra seleção. No caso da prova virtual, você se inscreve pelo site da Unime.

Na página de cadastro, é necessário preencher alguns dados importantes como nome, CPF e curso que deseja estudar. Assim, logo após esse primeiro momento, você já pode fazer a avaliação caso seja de seu interesse.

Essa última dura apenas 60 minutos e o resultado sai no máximo em 4 dias. É tudo muito prático e rápido.

Por fim, existem outras faculdades igualmente interessantes espalhadas pelo país. Uma dica é sempre verificar quais delas tem o curso que você deseja fazer.

E agora, o que fazer?

Agora você já sabe todos os detalhes sobre esse tipo de processo seletivo. É a sua vez, portanto escolha uma das faculdades aqui citadas e faça já sua inscrição online para os vestibulares. Comece a planejar sua carreira de sucesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.