InícioGraduaçãoEngenharia CivilDesenho na Engenharia Civil: como usar essa habilidade?

Desenho na Engenharia Civil: como usar essa habilidade?

O desenho na Engenharia Civil é essencial para a produção de projetos. Por isso, aqueles que querem seguir essa carreira têm que saber usar algumas ferramentas. Então, veja a seguir porque você precisa dessa habilidade para ser um bom engenheiro.

A importância do desenho na Engenharia Civil

Ao contrário do que se costuma pensar, o desenho técnico não demanda qualidades artísticas. Ou seja, você não precisa ser um artista visual para entrar no ramo da construção. Por outro lado, é necessário saber como usar esquadros, compassos, réguas, etc.

Isso porque o engenheiro tem que saber expressar, de forma geométrica, suas ideias. E ele pode realizar isso desenhando à mão ou com softwares. Então, o desenho na Engenharia Civil é mais técnico e matemático.

Ele serve para fazer projetos, criar plantas e croquis. Dessa maneira, é possível planejar uma obra incluindo detalhes como, quais materiais serão necessários. Por conta disso, é possível minimizar erros e facilitar processos de manutenção, por exemplo.

O que é desenho técnico?

Diferente do campo artístico, o desenho técnico não deve deixar espaço para uma leitura pessoal. Em outras palavras, ele deve ter elementos que qualquer pessoa da área possa entender. Sendo assim, o desenho na Engenharia Civil é uma forma de comunicação.

Cada item do desenho é como uma palavra. Por outro lado, a união de todos seria o texto ou o projeto. Por isso, existe toda uma linguagem de números, símbolos, letras e linhas para permitir a compreensão. Dessa forma, a ABNT possui normas de desenho técnico.

Normas ABNT para desenho na Engenharia Civil

Imagine que um engenheiro do Rio de Janeiro precisa fazer um projeto. Mas, para isso, ele necessita comprar os materiais com um fabricante de Brasília. Ambos precisam falar a mesma língua, senão um não entenderia o outro. É por isso que existem normas da ABNT.

Elas são cruciais para o desenho na Engenharia Civil. Isso porque elas facilitam não só a produção, como a interpretação dos projetos. As regras para o desenho técnico são as NBRs, confira algumas a seguir:

  • 10067 Princípios gerais de representação em desenho técnico;
  • 6492 Representação de projetos de arquitetura;
  • 10068 Folhas de desenho;
  • 8196 Desenho técnico emprego de escalas;
  • 10126 Cotagem em desenho técnico;
  • 8403 Aplicação de linhas em desenho;
  • 13142 Desenho técnico – dobramento e cópia.

Portanto, nessa área não se desenha livremente. Ao contrário, é preciso fazer uma série de cálculos e seguir as regras. Dessa maneira, o projeto realmente comunica algo e será possível interpretá-lo.

Tipos de desenho técnico

Existem dois tipos principais de desenho na Engenharia Civil, projetivo e não-projetivo. A seguir, veja quais são os aspectos de cada um.

Projetivo

São projeções do objeto, em um ou mais planos, equivalentes às vistas ortográficas ou perspectivas. Em outras palavras, é uma forma de esboçar um ambiente, por exemplo. Dessa forma, é possível ver, de maneira mais simples, como ele seria.

Não-projetivo

É o tipo mais comum, feito através de cálculos. Por outro lado, contém diagramas, esquemas, gráficos, etc.

Materiais de desenho na Engenharia Civil

Assim como nos cursos de Arquitetura, Design de Interiores ou Moda, há desenho na Engenharia Civil. E como acontece com a maioria dos calouros, surgem muitas dúvidas sobre os materiais. Portanto, conheça a lista completa e a função de cada item.

Papel

As folhas são usadas para desenhar direto sobre elas. Senão, quando são mais finas, permitem fazer cópias. Os 3 tipos mais usados são:

  • Sulfite;
  • Sulfurizê;
  • Vegetal.

Escalímetro

É como se fosse uma régua, mas com 3 faces. Isso porque ele serve para converter medidas em proporções reais.

Transferidor

Serve para medir ângulos com precisão e, por essa razão, tem escalas circulares. Alguns dos formatos mais comuns são:

  • Ajustável;
  • Meia-lua;
  • Circular.

Réguas

Um dos materiais mais comuns e fáceis de achar. No entanto, a régua T, muito usada em desenho na Engenharia Civil, é específica para esse tipo de tarefa.

Compasso

Tem a forma parecida a uma tesoura, com duas pontas. Apesar disso, não serve para cortar, e sim para fazer círculos perfeitos. Em uma extremidade tem uma espécie de agulha. Na outra, um grafite que faz o risco.

Gabaritos

São peças com distintas formas que servem de molde para desenhar. Por exemplo, um gabarito comum na Engenharia é o de peças de banheiro.

Quais são os programas de desenho mais usados?

Hoje em dia, a tecnologia agiliza muitos processos que antes demoravam horas. Com o ramo da construção civil não é diferente. Além de poupar tempo, os softwares de desenho são mais precisos. Por isso, os erros se tornam menos prováveis.

O Autocad é o programa para desenho mais usado por engenheiros. Primeiro, porque ele é prático e possui diversas funções. Por exemplo, cálculos, leitura e interpretação. Mas ele não é a única opção no mercado.

SketchUp é outro exemplo de software para quem faz desenho na Engenharia Civil. No entanto, ele é mais voltado para a modelagem 3D.

Por outro lado, o Revit é um programa mais completo. Isso porque ele possui uma série de funções como planejar, projetar, construir e gerenciar projetos. Além disso, ao elaborar um projeto, todos os elementos ficam conectados e é mais fácil fazer modificações.

Uso do desenho na Engenharia Civil

O desenho na Engenharia Civil é a base da produção de projetos. Então, quase tudo que envolve a etapa preliminar à construção requer essa habilidade. Aliás, até mesmo para saber interpretar os desenhos é preciso ter noções nessa área.

É por meio desse estudo que o engenheiro poderá projetar não só estruturas. Também instalações elétricas, hidráulicas e de gás. Afinal é ele quem planeja, supervisiona, acompanha, gerencia e fiscaliza as obras.

Invista no desenho técnico

Embora o desenho na Engenharia Civil não seja artístico, não quer dizer que seja fácil. Isso porque ele demanda noções de geometria e uso de algumas ferramentas. Ainda que existam softwares para ajudar nessa tarefa.

O desenho técnico tem um conjunto de normas para que haja um padrão nos projetos. Dessa forma, é possível interpretá-los de maneira correta, segundo normas oficiais.

Alguns dos programas mais usados são AutoCad, Revit e Sketchup, cada um com funções diferentes. No entanto, eles se completam. Afinal, não é à toa que eles são os softwares favoritos dos engenheiros.

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre desenho na Engenharia Civil, invista nessa atividade. Além de ser importante para a carreira, ela é uma habilidade essencial para um bom engenheiro.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.