Podcasts, Google e app de organização: 6 dicas de ferramentas que facilitam os estudos

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Excesso de telas, procrastinação, instrumento de distração… a tecnologia, quando não é bem utilizada, pode atrapalhar os estudos. Mas, por outro lado, se aproveitada da maneira correta, ela pode ser uma grande aliada para melhorar a hora dos estudos.

E para você seguir no melhor caminho e conseguir usufruir das tecnologias, trouxemos uma série de dicas de ferramentas que facilitam os estudos.

A maior parte da lista é formada por ferramentas digitais, entre aplicativos, sites e produtos incríveis para ajudar na organização, produtividade, planejamento, gestão de tempo e bom conteúdo. Além disso, como um bônus para quem curte trabalhar também fora do mundo digital, trouxemos ferramentas que facilitam os estudos fora da internet.

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

Agora, se prepare, anote as ferramentas que parecem combinar melhor com você e aproveite para turbinar seu planejamento de estudos da melhor forma possível.

6 Dicas de ferramentas que facilitam os estudos no espaço digital

  1. Podcasts
  2. Google Acadêmico e Google Code University
  3. Duolingo
  4. Trello
  5. Coursera
  6. Clockify

1. Podcasts

Esse é um dos formatos de maior crescimento e relevância na produção de conteúdo atual. Os podcasts são mídias digitais em formato de áudio, entregues em diferentes plataformas para que os ouvintes possam acessar quando quiserem. Com o crescimento do formato, os conteúdos foram se ampliando. E não foi diferente na área de educação.

Para quem quer completar os estudos de forma interativa e lúdica, escutando conteúdo de qualidade no deslocamento de casa para outros lugares ou mesmo quando realiza outras tarefas mais mecânicas, essa é uma ótima pedida. Existem podcasts com foco em história, português, ciência, literatura, política e atualidades. Basta procurar e escutar para ver o que você mais gosta de acompanhar.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

2. Google Acadêmico e Grupos do Google

O Google Acadêmico é um bom recurso para quem busca livros, teses e artigos. A ferramenta também mostra editoras e organizações profissionais. Para resumir, é uma forma simples de buscar literatura acadêmica para complementar os estudos. Os Grupos do Google ainda permitem que você crie grupos de estudos e participe de fóruns com interesses em comum.

Pode ser uma boa dica para quem gosta de criar grupos de estudo para compartilhar material, dúvidas, novas fontes de pesquisa e leituras. A vantagem é que o material compartilhado fica online, disponível para quando cada integrante quiser acessar e puder acessar, diferente de um grupo presencial.

3. Duolingo para facilitar os estudos em língua estrangeira

Esse é o aplicativo mais utilizado no mundo na categoria idiomas. Uma ótima escolha para estudantes que querem aprender outra língua, ou mesmo praticar e acelerar o aprendizado. O aplicativo é simples de utilizar e funciona como um jogo online, em que os usuários passam de fase na medida em que terminam as lições. É possível utilizar o app tanto no computador quanto no celular.

É uma ótima ideia para quem quer iniciar o aprendizado de outros idiomas e para alunos que querem praticar, por exemplo, o inglês, para manter a prática mais afiada na hora de realizar provas, vestibulares e exames internacionais.

4.Trello

Essa é uma ferramenta para quem precisa melhorar a organização e gestão de tarefas. O Trello permite organizar projetos por meio de listas que podem se ajustar de acordo com a necessidade de cada um. Uma das vantagens é que a ferramenta permite que mais de uma pessoa gerencie os projetos, o que pode ajudar em grupos de estudo e pesquisa, por exemplo.

5.Veduca

Uma plataforma de ensino a distância, que reúne conteúdo, cursos e videoaulas feitos com instituições parceiras. Ela agrega cursos online das melhores instituições do país, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de Campinas (Unicamp). Além disso, existem cursos de universidades renomadas ao redor do mundo, como a Universidade de Harvard.

É um ótimo espaço para quem quer ampliar os conhecimentos e buscar conteúdo de qualidade em diferentes áreas acadêmicas. É um bom caminho para conhecer o conteúdo de instituições de diferentes regiões do Brasil, ampliando o campo de estudo dos alunos.

6. Clockify para facilitar os estudos e organizar o tempo

Um monitorador de tempo e tabelas gratuito que permite monitorar o tempo gasto em cada projeto. Pode ser um bom caminho para organizar melhor os estudos, planejando e acompanhando o tempo gasto em cada disciplina, tópico ou área de conhecimento.

Ela permite monitorar ainda o tempo gasto com o que você faz no computador, ajudando a organizar o descanso e a pesquisa, por exemplo. O sistema mostra um painel com cada atividade e o tempo total de uso em cada uma delas. É uma boa ferramenta para entender melhor como e onde o tempo tem sido gasto.

Duas dicas de ferramentas que facilitam os estudos offline

  1. Mapas Mentais

Essa é uma ótima ideia para quem quer se organizar melhor e visualizar os projetos de forma mais ampla, sem depender de plataformas online ou digitais. Os Mapas Mentais são representações gráficas de pensamento, organizados e divididos a partir de um conceito central. Eles podem facilitar na hora de memorizar conteúdos, melhorar a compreensão e o aprendizado.

Os mapas podem ser simples ou elaborados. Além disso, podem ser criados com a ajuda de aplicativos ou de forma manual. Você pode, enfim, utilizar cores, formas, desenhos, linhas diferentes, tudo para que você visualize melhor os tópicos estudados. Eles são ótimos para simplificar e selecionar as informações mais relevantes.

  1. Agendas

Nada melhor do que uma boa agenda para organizar a rotina e os estudos. Muitas vezes o planejamento de aprendizagem e estudos não dá certo. Isso acontece quando ele deixa de lado o ponto mais essencial: organizar e anotar o que foi planejado. Existem milhares de aplicativos de agenda atualmente. Mas, por fim, as agendas e planners de papel podem ser uma ótima ideia para quem quer colocar atividade off-line na rotina.

Liste os tópicos, escolha cores diferentes para cada área de planejamento e de matérias a serem estudadas, por exemplo. Marque as datas no calendário e escreva tudo o que precisa ser feito. No fim do dia, marque o que foi realmente realizado. Esse é um ótimo caminho para seguir o planejamento. E, além disso, para entender se você está distribuindo bem as tarefas ou colocando coisas demais no mesmo período.

Coloque em prática!

Agora, é só experimentar um pouco cada ferramenta e entender quais funcionam melhor na sua rotina. Além disso, entenda quais realmente podem te ajudar. As dicas de ferramentas que facilitam os estudos podem funcionar melhor de acordo com cada perfil. Por isso é importante testar e entender o que é melhor para a sua realidade.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.